-
Certo.
4.9.1. Departamentalização por Produto
Nesse tipo de departamentalização, as divisões são agrupadas por tipo de produto ou serviço. Dessa forma, uma grande empresa poderia ser dividida em: setores de alimentos infantis, de bebidas, de limpeza doméstica etc.
Esse modelo é mais adequado quando as tecnologias envolvidas na fabricação, comercialização ou atendimento ao cliente de cada produto ou serviço são muito diferentes.
Um caso prático é o da empresa GE (General Electric), que fabrica desde turbinas de avião até lâmpadas e equipamentos médicos. Como cada produto é muito diferente, e suas cadeias de suprimento e de distribuição são diversas, faz mais sentido dividir os departamentos por tipo de produto.10
Assim, cada administrador está mais capacitado a focar nos aspectos importantes de cada setor, facilitando, portanto, o processo de gestão e de inovação nas linhas de produtos e serviços. Dessa maneira, fica mais fácil atender os clientes de uma maneira mais adequada.
Figura 4.12 – Departamentalização por produtos
Essa departamentalização aumenta a coordenação entre os diversos departamentos de cada divisão. Além disso, a maior capacidade de inovação e de flexibilidade é outra vantagem desse modelo.11
-
Estrutura funcional
Circunstâncias estáveis e de pouca mudança.
Tarefas rotineiras.
Aconselhada para poucas linhas de produtos ou de serviços.
Pouca cooperação interdepartamental.
Estrutura por produto ou serviço
Circunstâncias ambientais instáveis e mutáveis
Aconselhada quando tem muitas linhas de produtos e serviços.
Muita cooperação interdepartamental.
Fonte: QC concursos.
-
GAB CERTO
DEPARTAMENTALIZAÇÃO POR PRODUTO OU SERVIÇO:
Segundo Chiavenato, este tipo de departamentalização permite à organização maximizar sua concentração de esforços em determinadas Atividades e linhas de produtos, contribuindo consideravelmente para o atingimento dos objetivos da empresa. Além, claro, de reduzir os custos de produção dos produtos/serviços.
Neste modelo, cada departamento possui completa autonomia e autossuficiência com suas próprias unidades de produção, vendas, pesquisa e desenvolvimento. É indicado para ambientes instáveis e com muitas mudanças.
São organizadas em unidades independentes, responsáveis por um grande produto ou uma linha de produtos.
Vantagens:
- inovação e criatividade;
- facilita a coordenação interdepartamental;
- melhorias na qualidade;
- permite flexibilidade;
- as tomadas de decisão são mais independentes;
- a administração torna-se mais ampla;
Desvantagens:
- elevados custos operacionais em organizações com poucos produtos diferentes ou linhas reduzidas de produtos;
- redução nas oportunidades de carreira;
- dificulta o estabelecimento de políticas gerais da empresa (não otimiza a coordenação geral);
- não permite a visão do todo da empresa;
- aumenta os cursos devido à duplicidade de atividades.
-
CERTO
Desvantagens da departamentalização por produtos:
- Dispersa os especialistas em subgrupos orientados para diferentes produtos, o que provoca duplicação de recursos e órgãos, com evidente aumento de custos operacionais.
- Elevado custo operacional nas empresas com poucos produtos ou linhas reduzidas de produtos. Provoca problemas humanos de temores e ansiedades, quando em situação de instabilidade externa, ou seja, os empregados tendem a ser mais inseguros com relação a alguma possibilidade de desemprego ou por retardamento na sua carreira profissional.
- Enfatiza a coordenação em detrimento da especialização.
CHIAVENATO, 2014.
-
Alto custo pela duplicação das especialidades.
-
Enquanto a departamentalização funcional concentra especialistas em um grupo sob uma só chefia, a departamentalização por produtos
dispersa-os em subgrupos orientados para diferentes produtos. Isso provoca duplicação de recursos e de órgãos, com evidente aumento
de custos operacionais.
TGA.
-
CERTO
-
Errei pq pensei numa empresa q só fábrica um tipo de produto.
Não vai depender se a empresa fábrica vários produtos ou.não.?