SóProvas


ID
2580229
Banca
Quadrix
Órgão
COFECI
Ano
2017
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Em relação a tipos de estrutura organizacional, à natureza, a finalidades e a critérios de departamentalização, julgue o item que se segue.


Na organização funcional, cada subordinado reporta-se a muitos superiores simultaneamente, porém reporta-se a cada um deles somente quanto aos assuntos da especialidade de cada um.

Alternativas
Comentários
  • Correto

    Autoridade funcional ou dividida. Na organização funcional existe a autoridade funcional ou dividida, que é relativa e baseada na especialização.
    É uma autoridade do conhecimento. Nada tem de linear, hierárquica ou de comando. Cada subordinado reporta-se a muitos superiores, simultaneamente, porém reporta-se a cada um deles somente nos assuntos da especialidade de cada um. Nenhum superior tem autoridade total sobre os subordinados, mas autoridade parcial e relativa, decorrente da sua especialidade. Isso representa total negação do princípio da unidade de comando ou supervisão única, tão importante para Fayol.

     

    Chiavenato - Introdução à Teoria Geral da Administração 

  • Gab. CERTO

     

    Essa estrutura quebra o princípio da unidade de comando, permitindo que cada subordinado se reporte a vários chefes, simultaneamente, a depender da especialização de cada superior (subordinação múltipla).

     

    fonte: Administração geral e pública para concursos. Elisabete de Abreu e Lima Moreira. 

  • Certo.

     

    Na estrutura funcional, cada subordinado reporta-se a diversos superiores simultaneamente, porém, cada superior responde apenas pelas suas especialidades, não interferindo nas especialidades dos demais. Não é a hierarquia, mas a especialidade que promove as decisões. 

  • Professor: Flávio de sousa

     

    Estrutura funcional : Neste tipo de estrutura um cargo ou unidade adm é preenchido por especialistas que têm autoridade sobre outra em campo restrito de especialidade, mesmo que não haja relação de linha entre elas. UM INDIVÍDUO PODE PRESTAR CONTAS A VÁRIOS SUPERIORES,cada qual exercendo sua autoridade especializada na tafera.

  • Você é do Rh e seu superior da área é o gerente de RH. Mas se necessitar tratar de um assunto financeiro, o superior é o gerente financeiro, ou logística - Gerente de logística, e assim por diante.

  • Certo 

    Autoridade funcional ou dividida;

    Subordinação múltipla.

     

    A organização funcional clássica é idealizada com base no princípio de assessoria (staff). Este princípio propõe a existência de áreas especializadas no conhecimento em cada função administrativa. Os chefes seriam verdadeiros especialistas, e o funcionário teria que consultar o chefe apropriado para a atividade específica que estiver desempenhando - produção, compras, qualidade, etc. Na visão clássica de Taylor, isso faria com que cada funcionário tivesse vários chefes funcionais - já que na organização funcional a supervisão dos funcionários passa a ser considerada um elemento funcional, e não mais linear.

  • Funcional, mais conhecida como: "muito cacique pra puco índio"

  • CERTO

     

    Essa é uma das desvantagens da organização funcional.... Nem sempre os órgãos ou cargos sabem exatamente a quem recorrer para resolver determinados assuntos ou problemas. Isso pode levar à perda de tempo e confusões imprevisíveis.

  • GABARITO: CERTO

    Funcional: pessoas agrupadas de acordo com semelhança de atividade/especialidade

  • Para resolução da questão em análise, faz-se necessário o conhecimento da Organização Funcional.


    Diante disso, vamos a uma breve explicação.


    Primeiramente, é importante frisar que na organização linear existia o princípio da unidade de comando. Assim, cada funcionário reportava-se a apenas um chefe, que tinha uma visão do todo e tornava-se um chefe centralizador e generalista.


    Contudo, havia uma morosidade da tomada de decisão, bem como na qualidade. Para aumentar a velocidade da tomada de decisão, bem como a qualidade das decisões por quem tem mais conhecimento, surge a organização funcional, na qual a comunicação passa a ser transversal e as decisões são executadas por especialistas do assunto abordado, que detêm o maior conhecimento.


    Com efeito, na organização funcional os funcionários reportam-se a vários chefes e a decisão de qual chefe deve-se reportar, depende do assunto, ou seja, da especialidade. Deste modo, não há mais unidade de comando, em que somente um chefe tem autoridade, mas vários chefes com autoridade parcial.


    Posto isso, a questão está certa ao afirmar que na organização funcional cada subordinado reporta-se a muitos superiores simultaneamente, porém reporta-se a cada um deles somente quanto aos assuntos da especialidade de cada um.



    Gabarito do Professor: CERTO.