As modernas técnicas de análise e manipulação genética, associadas a métodos de análise bioquímica de ácidos nucleicos e de proteínas, estão permitindo que modificações sejam introduzidas nos genomas dos organismos. Essa metodologia, também conhecida como técnica de DNA recombinante ou engenharia genética, consiste na introdução de genes de uma espécie em outro organismo, de modo que esses genes estranhos possam duplicar-se, ser transcritos e traduzidos no novo ambiente celular. Acerca disso, considere as seguintes afirmativas:
1. Na hibridização molecular, os ácidos nucleicos de duas espécies diferentes são associados, seja in vitro, com as moléculas isoladas, seja in situ, quando o DNA (ou RNA) de uma espécie é hibridizado com os cromossomas de outra espécie.
2. Os cromossomas, na grande maioria dos organismos, são visíveis apenas durante a divisão do núcleo, etapa do ciclo celular em que estão altamente condensados e não apresentam atividade genética.
3. Os cromossomas politênicos originam-se por um processo de endorreplicação, pelo qual os cromonemas duplicados ficam juntos, em paralelo, transformando o cromossoma num feixe de filamentos.
4. As histonas e ribossomas são componentes essenciais dos óvulos, pois atendem às necessidades do embrião durante a fase de segmentação, período no qual ocorre intensa síntese de RNA, síntese de algumas proteínas que participam nas mitoses e nenhuma síntese de DNA.
Assinale a alternativa correta.