SóProvas


ID
2580427
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Câmara de Maringá- PR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Departamentalização significa o agrupamento de atividades em unidades organizacionais e o agrupamento dessas unidades em uma organização total. Há cinco abordagens de departamentalização. São elas:

Alternativas
Comentários
  • LETRA A.

    Essa departamentalização POR EQUIPES seria o mesmo que departamentalização POR PROJETOS?

    Alguém para sanar a dúvida? Quem puder enviar msg inbox.

  •  Abordagem Funcional: departamentos são formados de acordo com a principal função relizada. Ex: vendas, finanças, produção, RH

                                          é a mais comum em empresas

                                          para cenários de estabilidade e de poucas mudanças

                                          atividades repetitivas

                                          ótima comunicação intradepartamental pois é o mesmo conhecimento técnico

                                          carreiras para os especialistas dentro de sua área de especialização

                                          atividades específicas, logo máxima utilização de habilidades técnicas e simplificação treinamento de pessoal

                                          redução de custo

                                          -

                                          isolamento interdepartamental, logo criaçao de conflitos na comunicação e limitação de autoridade devido a                                               especialidade

                                          não visualiza o que acontece no ambiente externo da organização ou de outro departamento

                                          inadequada quando a tecnologia e as circunstâncias externas são mutáveis ou imprevisíveis

                                           muito burocratizada, o que requer uma estrutura administrativa mais elaborada, com um número maior de níveis                                        hierárquicos

                                           desatenção aos objetivos globais da organização devido ao isolamento

    Abordagem Divisional:  agrupamento de divisões separadas que são auto-suficientes para produzir um produto ou serviço ou parte dele

                                             indicada em organizações que produzem diferentes produtos ou serviços para diferentes mercados e clientes, pois                                             cada divisão focaliza um mercado ou cliente independente

                                             tipos: Produtos ou serviços/ Localização Geográfica/ Clientes/ Fases dos Processos/ Projetos.

                                             

    Abordagem Matricial: É a combinação simultânea de dois tipos de departamentalização, a funcional e a divisional, na mesma estrutura                                                organizacional

                                          duplicidade de comando

                                          interdependência entre os departamentos

    Abordagem de Equipe : É a organização que cria equipes multifuncionais ou permanentes para cumprir tarefas específicas e para                                                            coordenar grandes departamentos

                                            as multifuncionais e as permanentes.

    Abordagem de Redes : É a desagregação das principais funções da organização em companhias separadas que são interligadas por uma                           pequena organização central. Os serviços de cada função da organização são conectados eletronicamente

  • Isso tá muito mais pra estruturas organizacionais que pra departamentalizações.

  • Quando nem a banca conhece o assunto, fica difícil levar a questão a sério

  • Principais formas estruturais da organização segundo Daft:

    Divisional. Aplicável a empresas que operam em ambientes mutáveis de média a alta instabilidade. Seu ponto forte é a adaptação das unidades a diferentes tipos de produtos, regiões e clientes. O ponto fraco é a duplicação de recursos humanos e materiais pelas divisões, aumentando os custos da empresa.

    Carlos Xavier, estratégia concursos

  • Gabarito: A

     

    Existem cinco tipos de abordagens que definem o agrupamento de departamentos e de subordinação ao longo da hierarquia, duas delas são específicas e que surgiram para atender às necessidades das organizações em um ambiente instável e altamente competitivo, que são as abordagens de equipes e de redes.

     

    Abordagem Funcional: É a organização que cria departamentos formados por pessoas especialistas em uma determinada função.

     

    Abordagem Divisional: É a organização que cria departamentos que são formados por um agrupamento de divisões separadas que são autossuficientes para produzir um produto ou serviço ou parte dele, de acordo com os resultados organizacionais.

     

    Abordagem Matricial: É a combinação simultânea de dois tipos de departamentalização, a funcional e a divisional, na mesma estrutura organizacional.

     

    Abordagem de Equipes: É a organização que cria equipes multifuncionais ou permanentes para cumprir tarefas específicas e para coordenar grandes departamentos.

     

    Abordagem de Redes: É a organização que se torna um pequeno centro intermediário, conectado eletronicamente que desempenham funções vitais da organização. É o mais recente tipo de departamentalização.

  • Departamentalização ou estrutura, querida??? 

     

  • Departamentalização significa o agrupamento de atividades em unidades organizacionais e o agrupamento dessas unidades em uma organização total. Há cinco abordagens de departamentalização. São elas:



    Departamentalização

    Departamentalização por funções

    Departamentalização por produtos ou serviços

    Departamentalização por localização geográfica ou territorial

    Departamentalização por clientela

    Departamentalização por processo

    Departamentalização por projetos



    Tipos de Abordagem:

    Abordagem Funcional;

    Abordagem Divisional;

    Abordagem Matricial;

    Abordagem de Equipe;

    Abordagem de Redes.


  • Caberia recurso pois: 1. O enunciado deveria tratar de estrutura ou tipos de organização; 2. A letra E também está certa pois já se considera a organização virtual como um tipo.
  • Existem cinco tipos de abordagens que definem o agrupamento de departamentos e de subordinação ao longo da hierarquia, duas delas são específicas e que surgiram para atender às necessidades das organizações em um ambiente instável e altamente competitivo, que são as abordagens de equipes e de redes.

  • OS 5 CINCOS TIPOS DE ABORDAGENS DEPARTAMENTALIZAÇÃO:

  • Abordagem Divisional: É a organização que cria departamentos que são formados por um agrupamento de divisões separadas que são autossuficientes para produzir um produto ou serviço ou parte dele, de acordo com os resultados organizacionais.

    Abordagem Funcional: A estrutura mais indicada para pequenas empresas, tem como “dono” o pai da Teoria Clássica da Administração, Henri Fayol. Na estrutura funcional os recursos estão organizados em departamentos. Por exemplo: administrativo, contábil, marketing, desenvolvimento, produção, etc.

    Os recursos alocados em cada departamento respondem a um único chefe. Além disso, cada área tem pessoas que compartilham de conhecimentos e habilidades similares.

    Estrutura Divisional: Mais indicada para empresas que trabalham com diferentes mercados e uma carteira de clientes variada. É formada por divisões separadas e autossuficientes. Cada divisão é responsável por um produto ou serviço de acordo com os objetivos organizacionais.

    A estrutura pode ser por: clientes, produtos ou serviços, localização geográfica, por projetos ou por processos.

     

    Abordagem Matricial: Lembra da estrutura funcional? Na matricial a regra de Fayol cai por terra e cada colaborador tem dois chefes: o do departamento ao qual se encontra e o chefe do projeto em que está alocado.

    Portanto, a Estrutura Matricial envolve um pouco da estrutura funcional (chefe do departamento) e um pouco da divisional (chefe do projeto).Como cada departamento possui dupla subordinação, aqui o princípio de comando deixa de existir. Por esse motivo, a matriz destaca a interdependência entre as áreas e apresenta para a empresa a necessidade de lidar com ambientes mais complexos. A Estrutura Matricial tem como proposta satisfazer ambas as necessidades: de coordenação e de especialização. Seu objetivo é o de obter o maior rendimento possível. Esta é a forma mais utilizada especialmente em grandes empresas, pois cada área tem o tipo de estrutura que melhor se adapta à execução de suas tarefas.

    Abordagem de Equipe : É a organização que cria equipes multifuncionais ou permanentes para cumprir tarefas específicas e para  coordenar grandes departamentos .

    Abordagem em Rede: Como a Estrutura em Rede permite a contratação de funcionários em estilo home office, a ligação de cada serviço com a organização é eletrônica. Por esse motivo, as contratações podem vir de qualquer parte do mundo.

    Esta estrutura pode ser utilizada por pequenas empresas, tornando-as mais competitivas globalmente, pois permite que recursos e fornecedores sejam alocados de qualquer lugar. Adicionalmente, possibilita a venda de serviços e produtos em todo o mundo.

     

                                     

  • LETRA A

  • Gab- a

    Erros em vermelho

    Ob: Virtual está contida em redes.

    b)divisional, histórica, de redes, relacional e matricial.

    c)convencional, funcional, matricial, de equipes e virtual.

    d)matricial, de redes, relacional, convencional e de equipes.

    e)divisional, de redes, virtual, matricial e de equipes.

  • Acertei, mas fiquei com uma dúvida:

    Tipos de Departamentalização e Tipos de Estrutura não são coisas diferentes?

  • Para que a questão em apreço seja respondida corretamente, é preciso que tenhamos conhecimentos sobre os critérios de departamentalização. Neste caso, marquemos a alternativa que contém alguns critérios.

    Dentre alguns tipos de departamentalização, temos:

    • Na departamentalização Divisional, segundo Rennó, a organização agrega as tarefas e recursos em divisões, de acordo com os produtos, clientes e/ou mercados importantes para ela, possibilitando, com isso, que cada divisão fica então quase autônoma, tendo seu próprio setor de marketing, de produção e logística, de forma a poder tomar quase todas as decisões relativas ao seu produto e mercado e atender seus respectivos clientes.

    • departamentalização funcional fundamenta-se no agrupamento de atividades por especialidades, isto é, aquelas funções semelhantes são agrupadas em um só departamento, como produção, vendas e finanças. Chiavenato indica em sua obra que a departamentalização por funções é indicada para circunstâncias estáveis e de pouca mudança e que requeiram o desempenho de atividades rotineiras e que permaneçam inalteradas por longo prazo. Sendo que, no entanto, os especialistas não possuem poder de comando e decisão, tão somente de execução.

    • Consoante o professor Rodrigo Rennó, "a estrutura Matricial é um modelo misto, que comporta ao mesmo tempo uma estrutura funcional com uma estrutura horizontal, que normalmente se refere a um projeto, uma divisão específica ou um produto. Nesse modelo, tenta-se juntar as vantagens das duas estruturas (funcional e por projeto) de forma a juntar os especialistas em cada área nos projetos ou produtos que sejam necessários no momento. A lógica desse modelo é o que se chama autoridade dual, ou seja, o funcionário responde a dois chefes ao mesmo tempo". A ênfase recai nos projetos, não nos processos.
    • A estrutura em rede, como destaca Rennó, "atrai recursos, em qualquer lugar do mundo, para alcançar uma qualidade e um preço que possibilitem à empresa vender seus produtos e serviços em seu mercado. A maior vantagem desse tipo de organização é sua flexibilidade e competitividade em escala global."

    Tendo visto o assunto acima, podemos concluir que a alternativa "A" é a correta.

    GABARITO: A

    Fontes:

    CHIAVENATO, I. Introdução à Teoria Geral da Administração. 9°ed. São Paulo: Manole, 2014.

    RENNÓ, R. Administração geral para concursos. Rio de Janeiro: Elsevier, 2013.