SóProvas


ID
2580430
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Câmara de Maringá- PR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Qual é a abordagem de departamentalização que pode ter variações estruturais baseadas em produtos/serviços, localização geográfica, clientela ou processos?

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: C

    Abordagem Divisional:  agrupamento de divisões separadas que são autossuficientes para produzir um produto ou serviço ou parte dele; indicada em organizações que produzem diferentes produtos ou serviços para diferentes mercados e clientes, pois cada divisão focaliza um mercado ou cliente independente. Tipos: Produtos ou serviços/ Localização Geográfica/ Clientes/ Fases dos Processos/ Projetos.

    Bons estudos!

  • Abordagem Funcional:  para cenários de estabilidade e de poucas mudanças,  redução de custo

                                          

     isolamento interdepartamental, logo criaçao de conflitos na comunicação e l

    não visualiza o que acontece no ambiente externo da organização ou de outro departamento

    inadequada quando a tecnologia e as circunstâncias externas são mutáveis ou imprevisíveis

    muito burocratizada, o que requer uma estrutura administrativa mais elaborada, com um número maior de níveis       hierárquicos

    desatenção aos objetivos globais da organização devido ao isolamento

     

    Abordagem Divisional:  agrupamento de divisões separadas que são auto-suficientes para produzir um produto ou serviço ou parte dele

                                             indicada em organizações que produzem diferentes produtos ou serviços para diferentes mercados e clientes, pois                                             cada divisão focaliza um mercado ou cliente independente

                                             tipos: Produtos ou serviços /  Localização Geográfica /  Clientes/  Processos/ Projetos.

                                             

    Abordagem Matricial: É a combinação simultânea de dois tipos de departamentalização, a funcional e a divisional, na mesma estrutura                                                organizacional

                                          duplicidade de comando

                                          interdependência entre os departamentos

     

    Abordagem de Equipe : É a organização que cria equipes multifuncionais ou permanentes para cumprir tarefas específicas e para                                                            coordenar grandes departamentos

                                            as multifuncionais e as permanentes.

     

    Abordagem de Redes : É a desagregação das principais funções da organização em companhias separadas que são interligadas por uma                           pequena organização central. Os serviços de cada função da organização são conectados eletronicamente

  • Ei Ei Ei, enunciado é REI!

  • Gabarito: C

     

    Existem cinco tipos de abordagens que definem o agrupamento de departamentos e de subordinação ao longo da hierarquia, duas delas são específicas e que surgiram para atender às necessidades das organizações em um ambiente instável e altamente competitivo, que são as abordagens de equipes e de redes.

     

    Abordagem Funcional: É a organização que cria departamentos formados por pessoas especialistas em uma determinada função.

     

    Abordagem Divisional: É a organização que cria departamentos que são formados por um agrupamento de divisões separadas que são autossuficientes para produzir um produto ou serviço ou parte dele, de acordo com os resultados organizacionais.

     

    Abordagem Matricial: É a combinação simultânea de dois tipos de departamentalização, a funcional e a divisional, na mesma estrutura organizacional.

     

    Abordagem de Equipes: É a organização que cria equipes multifuncionais ou permanentes para cumprir tarefas específicas e para coordenar grandes departamentos.

     

    Abordagem de Redes: É a organização que se torna um pequeno centro intermediário, conectado eletronicamente que desempenham funções vitais da organização. É o mais recente tipo de departamentalização.

  • Segue uma relacionada:

     

    QUESTÃO CERTA: Ao se departamentalizar uma organização de forma divisional, os departamentos devem ser agrupados em divisões separadas, independentes e baseados em um produto comum.

     

    Fonte: Qconcursos. 

     

    Resposta: Letra C. 

     

  • Abordagem Divisional ou Unidades Estratégicas de Negócios - a empresa desmenbra sua estrutura em divisões, agregando os recursos e pessoas de acordo com os produtos, clientes e/ou mercados que são considerados importantes. A vantagem deste modelo é que cada divisão funciona de maneira quese autônoma, independente, facilitando sua gestão. Cada divisão passa a ter seus próprios setores de pessoal, de marketing, e logística.

    Fonte: Professora Giovana Carranza, apostila de Adm. Geral, pg. 32 

  • Abordagem Divisional: É a organização que cria departamentos que são formados por um agrupamento de divisões separadas que são autossuficientes para produzir um produto ou serviço ou parte dele, de acordo com os resultados organizacionais. Dentro de abordagem divisional existem variantes, que servem para alcançar diferentes resultados esperados de uma organização.

    Essas estruturas variantes se baseiam em:

    Produtos ou serviços;

    Localização Geográfica;

    Clientes;

    Fases dos Processos;

    Projetos.

  • Em outras palavras, qual o tipo de organização que pode ser estruturada com base nos critérios

    apresentados no comando da questão? A divisional! Ela pode ser divisional por produto, por

    região, por clientes, por processos....

    GABARITO: C.

    PROFESSOR CARLOS XAVIER

  • LETRA C

  • A) Funcional: divisão do trabalho por especialidade.

    B) Híbrida: mescla de diferentes tipos de departamentalização, como a funcional, divisional e matricial, em todos os níveis.

    C) Divisional: forma de organização assente na divisão das tarefas com base na diversidade de produtos, serviços, mercados ou processos da empresa

    D) Relacional: ??

    E) Matricial: estrutura mista, combinando 2 tipos de departamentalização (geralmente funcional + produto)

  • Na estrutura divisional, a empresa desmembra sua estrutura em divisões, agregando os recursos e pessoas de acordo com os produtos, clientes e/ou mercados que são considerados importantes.

    A vantagem deste modelo é que cada divisão funciona de maneira quase autônoma, independente, facilitando sua gestão.

    Cada divisão passa a ter seus próprios setores de pessoal, de marketing, e logística. Com isso, estas divisões podem escolher estratégias distintas para atingir seus objetivos.

    Naturalmente, estas divisões não ficam “totalmente livres” do controle da cúpula da empresa, mas encontram muita mais flexibilidade para gerir seus negócios.

    Um exemplo deste tipo de estrutura seria o caso da Honda Motors. Esta empresa tem uma divisão de automóveis e outra divisão de motocicletas.

    Cada uma opera com distribuidores diferentes e tem uma maneira de alcançar seu público (cada uma tem sua própria rede de vendas), com estratégias de marketing diferentes, dentre outros aspectos.

    Estratégia Concursos.

  • Divisional: departamentos agrupados em divisão com base em resultados.

    Possíveis divisões: produtos e serviços, localização geográfica, clientes, processos.

  • Para responder corretamente à questão em apreço, é necessário que tenhamos conhecimentos sobre os modelos de departamentalização de atividades. Neste caso, marquemos a alternativa que apresenta o modelo que se relaciona corretamente ao que o enunciado propõe.

    A - incorreta. A departamentalização funcional fundamenta-se no agrupamento de atividades por especialidades, isto é, aquelas funções semelhantes são agrupadas em um só departamento, como produção, vendas e finanças. Chiavenato indica em sua obra que a departamentalização por funções é indicada para circunstâncias estáveis e de pouca mudança e que requeiram o desempenho de atividades rotineiras e que permaneçam inalteradas por longo prazo. Sendo que, no entanto, os especialistas não possuem poder de comando e decisão, tão somente de execução.

    B - incorreta. departamentalização mista, ou híbrida, é o resultado de uma combinação de mais de um critério de departamentalização. Sendo várias as possibilidades de combinações.

    • Cabe destacar que a estrutura matricial não pode com a mista ser confundida. No caso do modelo misto, ele não se limita à combinação com poucos critérios, como o matricial

    C - correta. Na departamentalização Divisional, segundo Rennó, a organização agrega as tarefas e recursos em divisões, de acordo com os produtos, clientes e/ou mercados importantes para ela, possibilitando, com isso, que cada divisão fica então quase autônoma, tendo seu próprio setor de marketing, de produção e logística, de forma a poder tomar quase todas as decisões relativas ao seu produto e mercado e atender seus respectivos clientes

    D - incorreta. Relaciona = não existe um modelo com este nome dentro do assunto aqui considerado

    E - incorreta. Consoante o professor Rodrigo Rennó, "a estrutura Matricial é um modelo misto, que comporta ao mesmo tempo uma estrutura funcional com uma estrutura horizontal, que normalmente se refere a um projeto, uma divisão específica ou um produto. Nesse modelo, tenta-se juntar as vantagens das duas estruturas (funcional e por projeto) de forma a juntar os especialistas em cada área nos projetos ou produtos que sejam necessários no momento. A lógica desse modelo é o que se chama autoridade dual, ou seja, o funcionário responde a dois chefes ao mesmo tempo". A ênfase recai nos projetos, não nos processos.

    Tendo visto o assunto, podemos concluir que a alternativa "C" é a correta.

    GABARITO: C

    Fontes:

    CHIAVENATO, I. Introdução à Teoria Geral da Administração. 9°ed. São Paulo: Manole, 2014.

    RENNÓ, R. Administração geral para concursos. Rio de Janeiro: Elsevier, 2013.