SóProvas


ID
2580520
Banca
NC-UFPR
Órgão
UFPR
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

O projeto de saídas de emergência de um edifício deve considerar o movimento dos ocupantes de forma contínua do local que se encontra até um ponto seguro fora da edificação. Com relação às saídas de emergência, assinale a alternativa correta de acordo com a NBR 9077.

Alternativas
Comentários
  • a) A letra A está errada porque a distância que pode ser reduzida à metade quando se utiliza sprinklers não é a distância a ser percorrida até um local seguro, é a distância entre o balcão a abertura desprotegida mais próxima dele.

    A 9077/2001 estabelece que essa distância deve ser no mínimo de 3,00m, e pode ser reduzida a metade com uso de sprinklers.

    Essa imagem ilustra bem o dispositivo da norma > http://www.safety-smt.com.br/site/imagem/figura_11___10.jpg

     

    b) Certa! Item 4.9 da 9077.

     

    c) Errada, para calcular as saídas de emergência utiliza-se 3 parâmetros: uso do edifício, características construtivas e população.

     

    d) Errada, a medida é 2,20, a título de curiosidade, a 9050 estabele 2,40 para esta medida, o que difere da 9077.

     

    e) Errada, mesmo motivo da letra c, depende sim.

  • Resposta d) ficou confusa.


    A medida mínima para necessidade do corrimão intermediário é 2,20m. Então, escadas com mais de 3,20m também necessitam de corrimãos intermediários a cada 1,80m.

  • Gab. B

    A) A instalação de chuveiros automáticos (sprinklers) permite reduzir em 50% as distâncias máximas a serem percorridas para se atingir um lugar seguro.

    De acordo com a Tabela 6 - Distâncias máximas a serem percorridas, se tiver chuveiros automáticos, na verdade AUMENTA as distâncias máximas permitidas a serem percorridas, nesse caso é possível aumentar mais que 100% se for edificação de risco baixo (X) e de uma única saída de emergência. Nesse caso passa de 10m para 25m.

    B)É obrigatória a instalação de elevadores de emergência em hospitais sempre que a altura a ser percorrida ultrapassar 12,00 m. ✅ Gabarito

    C) O uso da edificação não tem influência ❌ no cálculo das saídas de emergência.

    Tem influência sim

    D)Escadas com mais de 3,20 m de largura devem ter corrimão intermediário, no máximo, a cada 1,80 m.

    mais de 2,20m.

    Como a Corbusiana disse, enquanto na 9077 é 2,20m (equivalente ao dobro da largura mín de 1,10m para a largura mínma das escadas), na 9050 é 2,40m (equivalente ao dobro da largura mín de 1,20 para a largura das escadas).

    E)As distâncias máximas a serem percorridas para se atingir um local seguro não dependem❌ das características construtivas da edificação.

    Dependem sim

  • Só um adendo ao que o Lucas David falou, a largura da escada não é especificada em medidas na NBR 9077.

    A medida de 1,10m é a medida mínima para saídas de emergência, o que fica subentendido que a largura mínima da escada é de 1,10m, podendo medir 0,90 nas seguintes situações:

    4.7.7 Escadas em edificações com população total inferior a 50 pessoas

    Qualquer tipo de escada de emergência pode ter largura de 90 cm e degraus ingrauxidos, respeitadas as demais exigências para escadas de saídas de emergência, quando se enquadrar em uma das seguintes situações:

    a) atender a edificações classificadas nos grupos de ocupação A, B, D, G, I ou J, com população total do prédio inferior a 50 pessoas, sendo uma edificação baixa (tipo L - altura até 6,00 m);

    b) a escada for exigida apenas como segunda saída, desde que haja outra escada que atenda a toda população, que não pode ultrapassar 50 pessoas, nos mesmos grupos de ocupação citados na alínea anterior.