SóProvas


ID
2580688
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de São Luís - MA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Texto 7A1AAA


Vidal de La Blache definiu o objeto da geografia como a relação do homem-natureza, na perspectiva da paisagem. Colocou o homem como um ser ativo, que sofre a influência do meio, mas que atua sobre ele, transformando-o. Observou que as necessidades humanas são condicionadas pela natureza, e que o homem busca as soluções para satisfazer tais necessidades nos materiais e nas condições oferecidas pelo meio.

Antonio Carlos Robert Moraes. Geografia: pequena história crítica. 20.ª ed. São Paulo: Annablume, 2005, p. 81 (com adaptações).

As ideias que fizeram contraponto à tese de Vidal de La Blache no século XIX estão sistematizadas no pensamento de

Alternativas
Comentários
  • A questão diz respeito a concepção do DETERMINISMO AMBIENTAL - Ratzel x POSSIBILISMO - Vidal de La Blache

  • Cabe ainda comentar que as teorias defendidas por ambos os autores serviam como justificação teórica para o projeto de estado nacional pretendidos por Alemanha (Ratzel) e La Blache (França). 

  • Gabarito letra E. Havia sim uma oposição entre Vidal e Ratzel.

  • Friedrich Ratzel (1844-1904) Determinismo Geográfico: Alemanha não possuía muitas colônias, então precisava de um discurso científico para promover a expansão do seu império. “Vamos colonizar para aumentar nosso espaço vital”, afinal “nosso território não favorece”

    Vidal de La Blache (1845-1918) Possibilismo Geográfico: França tinha um grande império com muitas colônias, então precisava de um discurso que freasse a expansão de países vizinhos. “Nós podemos mudar nosso território (possibilismo), então para que precisamos de mais colônias!?”