-
Parou não. Foi um pause
-
Item E certa.
Quanto ao item A.
Apesar de ser eminentemente industrial, a região Sul tem de fato um setor terciário (de serviços) que ajuda a impulsionar a economia nacional.
O avaliador desta prova, no entanto, considerou esta questão incorreta. Na minha análise, acreditou que ele quis perguntar se era o setor terciário do Sul que carrega nas costas a economia do país. Nesta leitura, realmente a questão estaria incorreta, como diz o gabarito oficial.
Quanto ao item B
O Sudeste é a região economicamente mais dinâmica do país, então é claro que este UNICAMENTE iria restringir demais uma produção tão diversa.
Quanto ao item C
O Centro-Oeste realmente é um grande exportador de produtos agrícolas, mas sua produção está principalmente voltada para a exportação de grãos, como a soja. A região também exporta muita carne bovina, a JBS é desta região.
Quanto ao item D
A produção do Nordeste não é suficiente sequer para abastecer a própria região.
Quanto ao item E
Tb exporta ferro e aço, sem esquecer que a regiao dos Carajás está no Norte.
Fonte: Ponto dos Concursos
#fé
-
A) A economia da Região Sul evoluiu de uma matriz totalmente agrícola para a diversificação industrial. As duas atividades são as principais fontes de renda da população.
https://www.todamateria.com.br/economia-da-regiao-sul/
B) As indústrias instaladas nas três maiores cidades do país, São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, são bastante diversificadas, como em várias outras cidades da Região Sudeste, fabricam alimentos, aviões, equipamentos elétricos, eletrônicos, navios, automóveis, etc.
https://www.todamateria.com.br/regiao-sudeste/
C) Na Região Centro Oeste a agricultura comercial é praticada em larga escala, onde destacam-se o milho, arroz, feijão, café, algodão, o trigo e a soja, que é um dos principais produtos da região.
Na pecuária destaca-se a criação de gado, de corte e de leite, a criação de equinos e suínos.
No Distrito Agroindustrial de Anápolis, em Goiás, o maior do estado, por oferecer total infra estrutura, atraiu vários investimentos para a região. Estão instaladas indústrias farmacêuticas de pequeno e grande porte, indústria de fertilizantes, madeireiras, indústria automobilística e de maquinário agrícola, entre outras.
No Maciço do Urucum, nas proximidades de Corumbá, no Mato Grosso do Sul, destaca-se a atividade mineradora de ferro e do minério de manganês, uma das maiores do mundo.
https://www.todamateria.com.br/regiao-centro-oeste/
D) Desde 1605, a região Nordeste já enfrentou dezenas de períodos de seca, algumas de gravidade tão elevada que geraram aceleração do êxodo rural para outras regiões.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Seca_no_Brasil
E) Com participação de apenas 5% no Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, sendo a menor contribuição entre todas as regiões do país, a Região Norte tem sua economia impulsionada pelo extrativismo (látex, açaí, madeira, castanha, etc.) e pela mineração, com destaque para a Serra dos Carajás (Pará), de onde se extrai a maior quantidade de minério de ferro no país, além da Serra do Navio (Amapá), grande produtora de manganês.
http://brasilescola.uol.com.br/brasil/a-regiao-norte.htm
-
Ficaria mais formal a "D" se trocasse o termo matéria-prima por commodities.
-
a) O Sul, que de fato possui um setor terciário importante, não é eminentemente industrial. Ademais, esta região não é a responsável por impulsionar a economia do Brasil inteiro. A região mais relevante neste aspecto é o Sudeste. ITEM INCORRETO.
b) O Sudeste é a região economicamente mais dinâmica do país, então o termo UNICAMENTE acaba por restringir de maneira imprópria uma produção tão diversa. ITEM INCORRETO.
c) A questão estava indo bem, mas acabou falando bobagem. O Centro-Oeste realmente é um grande exportador de produtos agrícolas, mas sua produção está principalmente voltada para a exportação de grãos, como a soja. A região também exporta muita carne bovina, já que a JBS é desta região. ITEM INCORRETO.
d) A produção do Nordeste não é suficiente para abastecer o país inteiro. ITEM INCORRETO.
e) Dentre os produtos exportados, destacam-se o ferro e o aço. Não podemos esquecer que a famosa região do Carajás está no Norte do Brasil. ITEM CORRETO.
Resposta: E
-
a) A região Sul, apesar de eminentemente industrial, impulsiona a economia nacional por meio de seu setor terciário.
Item CORRETO. De fato, a região Sul destaca-se como um dos grandes centros industriais brasileiros, possuindo parques modernos com perfis diversificados. Contudo, a grande participação desta na economia nacional se dá por meio de seu setor terciário (serviços), responsável por contribuir com a maior parcela do PIB (Produto Interno Bruto) da região.
apesar de eminentemente industrial, impulsiona a economia nacional por meio de seu setor terciário (serviços).
Caro (a) aluno (a), observe que temos duas assertivas corretas. No gabarito definitivo, a banca aponta a letra E como sendo a resposta correta . Porém, no meu entendimento, a alternativa A também está correta. Portanto, ao meu ver, a questão deveria ter sido anulada.
Gabarito da banca: LETRA E.
Minha resposta: ANULADA.