SóProvas


ID
2580751
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de São Luís - MA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A respeito dos ecossistemas aquáticos, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Os ecossistemas lóticos são definidos pela presença de água em movimento. Deste modo, o melhor exemplo de ambiente lótico são os rios, riachos e córregos, nos quais a correnteza deslopermanentemente ca a água de montante (nascente) a jusante (foz de desague).

    Os ecossistemas lênticos são definidos pela presença de água parada ou com pouco movimento. Eles são representados por lagos, lagoas, reservatórios ou charcos, nos quais o tempo de residência (tempo que a água permanece no sistema) costuma ser alto pois o seu fluxo é baixo.

  • a- mangues são áreas alagáveis que, em condições normais, têm produção primária inferior à respiração, o que explica sua alta produtividade ( O CORRETO SERIA QUE A RESPIRAÇÃO É MAIOR QUE A PRODUÇÃO PRIMÁRIA)

    https://www.suapesquisa.com/geografia/vegetacao/mangues.htm


    E- estuários são zonas alagáveis que têm baixa produtividade e fertilidade, em razão das altas taxas de salinidade das águas -- CORREÇÃO

    "estuários são zonas alagáveis que têm baixa produtividade e fertilidade, em razão das altas taxas de salinidade das águas"

    FONTE:https://www.infoescola.com/biomas/estuario/

  • Cada comentário louco!

  • Analisando item por item:

     

    a) mangues são áreas alagáveis que, em condições normais, têm produção primária inferior à respiração, o que explica sua alta produtividade. 

    Item INCORRETO. Nos mangues, a produção primária, ou seja, a síntese de matéria orgânica por parte dos organismos autótrofos, é superior à respiração. Portanto, há maior produção do que consumo, o que explica a alta produtividade deste ecossistema.

    ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------ 

    b) rios e riachos, exemplos de ecossistemas lóticos, são mais sensíveis à poluição ambiental que lagos e lagoas, ambientes lênticos. 

    Item INCORRETO. Lembre-se que ecossistemas lóticos são aqueles que possuem "águas rápidas" ou correntes e ecossistemas lênticos são ambientes de "águas lentas" ou paradas. Desse modo, rios e riachos, exemplos de ecossistemas lóticos, são menos sensíveis à poluição ambiental que lagos e lagoas, ambientes lênticos. Pois, as águas correntes dos ambientes lóticos favorecem a diluição, aeração, precipitação, estabilização química e estabilização biológica dos poluentes, resultando na autodepuração do corpo hídrico.  

    Observação: Autodepuração diz respeito a capacidade que os corpos hídricos possuem de restabelecer o equilíbrio ecológico da comunidade aquática, quando alterada por cargas poluidoras neles lançados.

    ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------ 

    c) ambientes lênticos têm grande capacidade de autodepuração, o que constitui um dos fatores que reduzem os efeitos nocivos do lançamento de efluentes. 

    Item INCORRETO. Pelo contrário, ambientes lênticos têm pequena capacidade de autodepuração, pois as "águas paradas" desses ecossistemas não favorecem o processo de autodepuração (descrito no item anterior), o que constitui um dos fatores que aumentam os efeitos nocivos do lançamento de efluentes. 

  • (CONTINUAÇÃO)

    d) ambientes lóticos, como rios e riachos, apresentam trocas mais intensas entre terra e água que ambientes lênticos, o que resulta em ecossistemas mais abertos.

    Item CORRETO. Essas trocas mais intensas entre terra e água apresentadas pelos ambientes lóticos ocorrem, principalmente, pelo fato de suas águas serem correntes, o que favorece a troca de energia e matéria, resultando em ecossistemas mais abertos.

    Desse modo, este é o GABARITO da questão.

    ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------ 

    e) estuários são zonas alagáveis que têm baixa produtividade e fertilidade, em razão das altas taxas de salinidade das águas

    Item INCORRETO. Estuários são zonas alagáveis que têm elevada produtividade e fertilidade, decorrente, principalmente, da grande quantidade de nutrientes carreados pelos rios desde sua nascente até a sua desembocadura no mar. A mistura da água do rio, rica em nutrientes, com a água salobra do mar resulta em uma elevada produtividade biológica. 

    GABARITO: LETRA D.

    TECCONCURSOS

  • Questão de geografia? rs brincadeiras a parte foi uma questão gostosa de responder, para quem é da área ambiental.