SóProvas


ID
2580871
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Sabemos que após o início da perfusão, quando o sangue entra em contato com as superfícies estranhas do circuito e dos oxigenadores, ocorre um processo de ativação de determinados sistemas de proteínas do plasma, que tem relação direta com o tempo de duração do procedimento. Esse sistema é parte de um sistema mais amplo, chamado de sistema humoral. Assim, uma das reações mais importantes do organismo, desencadeada pela circulação extracorpórea, é a

Alternativas
Comentários
  • A síndrome da resposta inflamatória sistêmica (SRIS) é uma manifestação clínica da inflamação aguda do endotélio, condição muito comum em pacientes graves no período pós-operatório. A SRIS pode estar relacionada com infecção, trauma, queimaduras, pancreatite ou doenças pulmonares. Contudo, ela é uma das primeiras manifestações de pacientes com sepse, que é a própria SRIS com foco infeccioso identificado. 

    A SRIS pode ser definida por dois ou mais dos sintomas relacionados a seguir: febre (temperatura > 38°C) ou hipotermia (< 36°C), taquicardia (> 90 bpm), taquipnéia (> 20 rpm) ou hiperventilação (PaCO2 < 32 mmHg), e leucocitose ou leucopenia (> 12.000 células.µL-1 ou < 4.000 células.µL-1) ou desvio à esquerda (neutrófilos imaturos com mais de 10% (CICARELLI, Domingos Dias; VIEIRA, Joaquim Edson; BENSENOR, Fábio Ely Martins. 2007). 
     

  • Gabarito: letra e

    De acordo com o artigo:

    Respostas do organismo humano inerentes ao uso da circulação extracorpórea: revisão de literatura 2013

    Resposta inflamatória sistêmica do organismo

    Está comprovado que a CEC é responsável pelo desenvolvimento de uma Síndrome da resposta inflamatória sistêmica (SIRS), também denominada de síndrome pós-perfusão .

    A inflamação sistêmica após a cirurgia cardíaca envolve a ativação dos componentes sanguíneos e do endotélio e parece ser o resultado do contato entre os componentes humorais e celulares do sangue com o material sintético do circuito da CEC, isquemia, reperfusão e trauma operatório.

    Logo após o início da perfusão, quando o sangue entra em contato com as superfícies estranhas do circuito e dos oxigenadores, ocorre um processo de ativação de determinados sistemas de proteínas do plasma, que tem relação com o tempo de duração do procedimento, invocando assim a resposta inflamatória generalizada.