GABARITO: C
Estrutura Funcional - É aquela em que se encontra uma chefia para cada função, de modo que os subordinados que exercem mais de uma função ficam sob o mando de mais de um chefe.
Estrutura por Projetos - Os recursos necessários para levar ao objetivo de cada projeto são separados, formando-se unidades independentes, cada uma dirigida por um gerente, com plena autoridade sobre o projeto.
Linear - Todos os órgãos são estruturados sob uma única linha de subordinação. Há centralização das decisões.
Linear-Staff - Estrutura em que as unidades diretivas contam com uma unidade independente em sua atuação com liberdade de opinião, que serve de apoio, assessoria e recomendações.
Bons estudos.
GABARITO: C
Estrutura Linear (OUTROS CONCEITOS)
É a forma estrutural mais simples e antiga. Tem sua origem em antigos exércitos. Possui formato piramidal, pois possui linhas diretas e únicas de responsabilidade entre superior e subordinados. Demonstra visivelmente os princípios da unidade de comando, ou seja, cada empregado deve receber orientações de apenas um superior, que seguem, por via hierárquica, do escalão mais alto para o escalão mais baixo. Algumas características:
Autoridade linear ou única;
Linhas formais de comunicação;
Centralização das decisões;
Aspecto piramidal
Estrutura Linha-Staff
É o resultado da combinação dos tipos de organização linear e funcional, com o predomínio da estrutura linear, a fim de reunir as vantagens destes dois tipos e reduzir as desvantagens. Apesar de seguir as características básicas da estrutura linear, diferencia-se dela no que diz respeito à presença de órgãos de apoio junto aos gerentes de linha (staff).
Estrutura Funcional
Aplica o princípio funcional ou princípio da especialização das funções: separa, distingue e especializa. O modelo desenvolve o princípio da especialização diante da necessidade de decompor as funções para torná-las mais fáceis.
Na estrutura funcional, cada subordinado reporta-se a diversos superiores simultaneamente, porém, cada superior responde apenas pelas suas especialidades, não interferindo nas especialidades dos demais. Não é a hierarquia, mas a especialidade que promove as decisões. Algumas características:
Autoridade funcional ou dividida;
Linhas diretas de comunicação;
Descentralização das decisões;
Ênfase na especialização.
Estrutura Com Base Em Projetos
Este tipo de estrutura tem por base o projeto desenvolvido segundo especificações de clientes, que podem vir a ser, até, a própria empresa. Enquanto a estrutura funcional enfatiza a especialização, a por projetos enfatiza o negócio, mas não a especialização por funções.
http://www.adminconcursos.com.br/2014/07/estruturas-organizacionais.html
(1) Linear
(2) Linear-Staff
(3) Estrutura Funcional
(4) Estrutura por Projetos
( 3 ) É aquela em que se encontra uma chefia para cada função, de modo que os subordinados que exercem mais de uma função ficam sob o mando de mais de um chefe. Estrutura Funcional
( 4 ) Os recursos necessários para levar ao objetivo de cada projeto são separados, formando-se unidades independentes, cada uma dirigida por um gerente, com plena autoridade sobre o projeto. Estrutura por Projetos
( 1 ) Todos os órgãos são estruturados sob uma única linha de subordinação. Há centralização das decisões. Linear
( 2 ) Estrutura em que as unidades diretivas contam com uma unidade independente em sua atuação com liberdade de opinião, que serve de apoio, assessoria e recomendações. Linear-Staff
Fonte:
Q679625