SóProvas


ID
2581675
Banca
Quadrix
Órgão
COFECI
Ano
2017
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

      Mariana, Minas Gerais, 5 de novembro de 2015. Dois anos atrás. Um reservatório da Samarco com mais de 50 milhões de metros cúbicos de rejeitos da barragem de Fundão se rompeu. O lixo, consequência do processo de mineração de ferro, escoou para outra barragem, a de Santarém, que armazenava água. A mistura criou um mar de lama que transbordou, ganhou força e causou destruição por onde passou.

                                     Internet:  <http://epoca.globo.com> (com adaptações). 

A partir do texto acima, julgue o item a seguir.


O litoral nordestino, em especial Sergipe e Bahia, vive, desde o vazamento, graves problemas ambientais e sociais, uma vez que atividades como a reprodução de animais marinhos e a pesca foram inviabilizadas.

Alternativas
Comentários
  • ES E BA

  • GABARITO: ERRADO 

     

    Estados Atingidos: BAHIA E ESPÍRITO SANTO. 

     

    O Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) confirmou que a lama de rejeitos de minério que vazou da barragem da Samarco, em Mariana, na região central de Minas Gerais, chegou ao litoral sul da Bahia.

     

    A lama avançou pelo rio com grande velocidade,  Blocos de contenção foram posicionados na foz do rio para controlar o impacto ambiental da chegada da lama ao mar, no entanto os rejeitos avançaram pela barreira deixando enorme mancha no mar do Espírito Santo.

     

    Fonte: https://noticias.r7.com/minas-gerais/lama-de-barragem-da-samarco-atinge-o-litoral-da-bahia-07012016

  • Gabarito ERRADO

  • O Rio Doce, e sua bacia ficam entre MG,ES 
    pra chegar ate o Sergipe teria que ser o maior rio e a maior bacia hidrografica

    o que ocorreu é que os rejeitos desembocaram no litoral norte do Espirito Santo e foram parar no litoral sul Baiano por ser proximo

  •  

    "A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) repassou pouco mais de R$ 2 milhões, como complementação de recursos, para os 30 municípios de Minas Gerais e Espírito Santo afetados pela poluição da Bacia do Rio Doce, provocada pelo rompimento da barragem de Fundão, em Mariana, da mineradora Samarco. "

     

     

    http://www.folhavitoria.com.br/geral/noticia/2016/04/estados-e-municipios-afetados-pela-lama-no-rio-doce-recebem-mais-r-2-milhoes-do-governo-federal.html

  • O sergipano que não acerta esse tipo de questão merece uma surra de cipó.

  • Jordan lkkkkkkkkkkkkk

     

  • O acidente aconteceu no subdistrito de Bento Rodrigues, a 35 km da cidade de Mariana, em Minas Gerais. A barragem de dejetos chamada Fundão rompeu e o conteúdo passou por cima da barregam de Santarém, que continha água. Santarém não se rompeu mas, os dejetos misturados com água desceram em forma de lama. Bento Rodrigues foi soterrado e a lama atingiu até o Rio Doce. Isso aconteceu em novembro de 2015.
    Muitos municípios ao longo do rio foram atingidos, assim como regiões no litoral de Minas Gerais. E, mesmo municípios que não foram diretamente atingidos pela lama sofreram com a poluição do rio Doce, pois é dele que vem seu abastecimento de água. Até 2015 não tinha acontecido no Brasil um desastre ambiental das mesmas proporções. O acontecido em Mariana foi o maior até então. O desastre de Brumadinho foi posterior e, infelizmente, muito mais danoso.
    Não há notícias, no entanto, de terem sido atingidas as partes litorâneas de Bahia e Sergipe, até porque o rio Doce não deságua nestas regiões e sim no litoral do Espírito Santo, mais ao sul. As correntes marinhas da região não têm direção norte e sim sul. A possibilidade do litoral da Bahia e de Sergipe ser atingido é remota. Na verdade não foi atingido.
    Gabarito do professor: ERRADO.