SóProvas


ID
2581678
Banca
Quadrix
Órgão
COFECI
Ano
2017
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

      Mariana, Minas Gerais, 5 de novembro de 2015. Dois anos atrás. Um reservatório da Samarco com mais de 50 milhões de metros cúbicos de rejeitos da barragem de Fundão se rompeu. O lixo, consequência do processo de mineração de ferro, escoou para outra barragem, a de Santarém, que armazenava água. A mistura criou um mar de lama que transbordou, ganhou força e causou destruição por onde passou.

                                     Internet:  <http://epoca.globo.com> (com adaptações). 

A partir do texto acima, julgue o item a seguir.


Com o impacto ambiental já totalmente dimensionado, sabe-se que a qualidade da água na região do incidente está recuperada, o que contribui para melhoras significativas na saúde da população local.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: ERRADO

     

    As águas da bacia do Rio Doce estão impróprias para consumo humano e pesca, irrigação e produção de alimentos em todos os pontos analisados pela Fundação SOS Mata Atlântica, ao longo de 733 quilômetros, por onde correu o rastro de lama, resultado da maior tragédia ambiental do país, ocorrida há dois anos, no município mineiro de Mariana. Além disso, a qualidade da água dos rios que compõem a bacia do Rio Doce está ruim ou péssima em 88,9% dos pontos de coleta analisados e regular em 11,1%.

     

    Fonte: http://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2017-11/aguas-do-rio-doce-estao-improprias-para-consumo-2-anos-apos-tragedia-em

  • Gabarito ERRADO

  • nem 10, 15 ou 20 anos
    estimativas falam em 30 anos pra se recuperar , eu creio que em menos anos, por que a natureza se recupera rapido

    https://oglobo.globo.com/brasil/recuperacao-da-bacia-do-rio-doce-pode-levar-ate-30-anos-diz-ministra-18099989

  • Bota 100 anos nisso...

  • ERRADO

     

    As águas da bacia do Rio Doce estão impróprias para consumo humano e pesca, irrigação e produção de alimentos em todos os pontos analisados pela Fundação SOS Mata Atlântica, ao longo de 733 quilômetros, por onde correu o rastro de lama, resultado da maior tragédia ambiental do País, ocorrida há dois anos, no município mineiro de Mariana. A qualidade da água dos rios que compõem a bacia do Rio Doce está ruim ou péssima em 88,9% dos pontos de coleta analisados e regular em 11,1%.

     

     

    http://jcrs.uol.com.br/_conteudo/2017/11/geral/595073-dois-anos-apos-tragedia-de-mariana-agua-do-rio-doce-segue-impropria-para-consumo.html

  • Lamamentavel

  • O trecho a seguir é parte do relato da empresa SAMARCO, responsável pela extração de minério e construção de barragens de dejetos e de água na região de Mariana.

    “Os rejeitos decorrentes do rompimento de Fundão passaram por cima da barragem de Santarém – esta, usada na estocagem de água e sedimentos. Houve erosão parcial no maciço de Santarém, com danos na parte da estrutura. O reservatório da barragem de Fundão passou por rápido rebaixamento, danificando ainda as estruturas do dique de Selinha e dos diques Sela/Tulipa, paredes laterais da barragem de Germano. Um total de 32,6 milhões de m³ de rejeitos desceu de Fundão. O material passou por cima da barragem de Santarém, que reteve grande parte dos rejeitos. Em seguida, a parcela restante desse material atingiu Bento Rodrigues – distrito do município de Mariana (MG) situado a 8 quilômetros de distância da estrutura de Fundão".

    A barragem de Santarém, que armazenava água, não se rompeu mas, a água foi expulsa substituída em sua maior parte por cerca de 5,5 milhões de m³ de rejeitos, em um total de mais ou menos 7 milhões de m³ . 

    Há uma comissão, a Câmara Técnica Segurança Hídrica e Qualidade da Água (CT-SHQA) do Comitê Interfederativo (CIF). O grupo, busca oferecer ao CIF (Comitê Interfederativo) bases técnicas para deliberações relacionadas aos programas previstos no Termo de Transação de Ajustamento de Conduta (TTAC), que contém o compromisso da Samarco Mineração, Vale e BHP Billiton Brasil para realização de programas para recuperação das regiões atingidas pelas consequências do rompimento da barragem de Fundão, em Mariana (MG), em 5 de novembro de 2015. 
    No entanto, ainda não se resolveu totalmente a questão e não se pode comprovar que a qualidade da água é adequada ao consumo humano ou animal. Por conseguinte a afirmativa está incorreta
    Gabarito do professor: ERRADO.