GABARITO: CERTO
No dia 5 de novembro de 2015, a cidade histórica de Mariana, que fez parte da Estrada Real criada ainda no século XVII, foi o cenário principal do maior desastre ambiental da História do Brasil, de acordo com o Ibama. Por volta das 16h, a barragem de Fundão, da mineradora Samarco, se rompeu, provocando o vazamento de 62 milhões de metros cúbicos de lama de rejeitos de minério, matando 19 pessoas (entre moradores e funcionários da empresa), destruindo centenas de imóveis e deixando milhares de pessoas desabrigadas.
Fonte: http://acervo.oglobo.globo.com/em-destaque/maior-desastre-ambiental-do-brasil-tragedia-de-mariana-deixou-19-mortos-20208009
O rompimento da barragem de Fundão, a 35 km de Mariana, em Minas Gerais a 5 de novembro de 2015, foi considerado o maior desastre ambiental do país até o rompimento da barragem em Brumadinho, também em Minas Gerais , a 25 de janeiro de 2019.
Os dejetos que foram liberados pela barragem destruída além de arrasarem casas, áreas agrícolas, e o terreno da região do município de Bento Rodrigues, na região de Mariana, contaminaram a barragem de Santarém, que continha por volta de 7 milhões de m³ de água . Parte do Rio Doce que abastece várias cidades ao longo do rio, também foi gravemente afetada. O ecossistema da região foi duramente afetado. Não se pode afirmar se a recuperação será total. Há danos que poderão ser permanentes.
Há que prestar atenção à datação da questão .Ela data do ano de 2017. Antes, portanto, da tragédia de Brumadinho, que contabiliza 259 pessoas mortas e outras 11 desaparecidas. Assim sendo, a tragédia de Mariana era, até então, a pior acontecida no país, contabilizando 19 mortes e mais de cem desaparecidos.
Foi também , até 2019, o maior desastre ambiental do Brasil. Apenas um mês depois, foram retiradas 11 toneladas de peixes mortos, oito em Minas e três no Espírito Santo.
Sendo de 2017 ela está correta. Se fosse de 2018 ou 2019 já teria que ser, infelizmente , incorreta pois o desastre de Brumadinho foi ainda maior.
Gabarito do professor: CERTO.