SóProvas


ID
2581684
Banca
Quadrix
Órgão
COFECI
Ano
2017
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

      Mariana, Minas Gerais, 5 de novembro de 2015. Dois anos atrás. Um reservatório da Samarco com mais de 50 milhões de metros cúbicos de rejeitos da barragem de Fundão se rompeu. O lixo, consequência do processo de mineração de ferro, escoou para outra barragem, a de Santarém, que armazenava água. A mistura criou um mar de lama que transbordou, ganhou força e causou destruição por onde passou.

                                     Internet:  <http://epoca.globo.com> (com adaptações). 

A partir do texto acima, julgue o item a seguir.


Mais de trinta cidades e pequenas localidades foram atingidas pela lama que vazou da barragem, incluindo as mineiras Barra Longa e Bento Rodrigues e as capixabas Regência e Linhares.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: Certo

     

    Minas Gerais tem 35 cidades em situação de emergência ou calamidade pública por causa do rompimento de barragem da mineradora Samarcono dia 5 de novembro, em Mariana, na região central de Minas. A tragédia deixou pelo menos 14 mortos e outras 10 pessoas ainda estão desaparecidas.

     

    Já os municípios de Barra Longa e Rio Doce, os mais afetados pela queda barragem de Fundão depois de Mariana, decretaram situação de emergência no dia 6 de novembro. Ambos tiveram parte da população desalojada em razão do mar de lama que invadiu ruas e casas.

     

    Já no Espírito Santo, a Defesa Civil estadual informou que quatro cidades foram atingidas pelo rompimento das barragens - Colatina, Linhares, Baixo Guandu, Marilândia.

     

    Fonte: https://noticias.r7.com/minas-gerais/rompimento-de-barragem-deixa-35-cidades-mineiras-em-situacao-de-emergencia-27112015

     

    ------------------------------------------------------------------------

     

    Para complementar, Bento Rodrigues é um distrito de Mariana e Regência é uma vila do município de Linhares.

  • Capixaba:  o adjetivo pátrio que qualifica as pessoas nascidas no estado do Espírito Santo

  • Certo. Além dos enormes danos sociais, ambientais e econômicos, o que se costuma chamar de “tragédia de Mariana” provocou ainda a morte de dezenove (19)  pessoas.

    PM TO 2018

  • Bento Rodrigues é distrito de Mariana (cidade) - tá no google. E DISTRITO NÃO É CIDADE! 

  • Completando o comentário de Roberto Frois,

     

    Segundo o Ibama no sul da bahia tbm - Porto Seguro e Abrolhos.

  • O rompimento da barragem de Fundão, a 35 km de Mariana, em Minas Gerais a 5 de novembro de 2015, foi considerado o maior desastre ambiental do país até o rompimento da barragem em Brumadinho, também em Minas Gerais , a 25 de janeiro de 2019. Os dejetos que foram liberados pela barragem destruída além de arrasarem casas, áreas agrícolas, e o terreno da região do município de Bento Rodrigues, na região de Mariana, contaminaram a barragem de Santarém, que continha por volta de 7 milhões de m³ de água. Parte do Rio Doce que abastece várias cidades ao longo do rio, também foi gravemente afetada. O ecossistema da região foi duramente afetado. 
    No total 35 cidades no estado de Minas Gerais e 3 no Espírito Santo foram afetadas. Em Minas Bento Rodrigues foi a região que mais sofreu por ser a que estava na área imediatamente atingida pelo vazamento da barragem de dejetos. Centenas de moradores das vilas de Bento Rodrigues e Paracatu de Baixo, que se situavam a alguns quilômetros da jusante foram atingidos. Após a enxurrada de rejeitos varrer Bento Rodrigues, os prédios foram abandonados enquanto os moradores, cerca de trezentas famílias, se asilavam em Mariana. 
    No Espírito Santo Municípios de Aracruz, Linhares (e o distrito de Regência) , São Mateus, Conceição da Barra, Colatina e Baixo Guandu também foram atingidos. 
    A afirmativa está correta
    Gabarito do professor: CERTO.