SóProvas


ID
2583013
Banca
IESES
Órgão
IGP-SC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

Um trabalhador rural intoxicou-se ao aplicar o inseticida organofosforado, de forma inadequada e sem proteção. Apresentou, dentre outros efeitos, aumento de salivação, lacrimejamento, sudorese e bradicardia e finalmente veio a óbito. Este quadro clínico é decorrente, especificamente, da ligação do organofosforado com:

Alternativas
Comentários
  • Os organofosforados são ditos inibidores irreversíveis da acetilcolinesterase, enquanto os carbamatos são ditos inibidores reversíveis (sofrem hidrólise in vivo em 12 a 48 horas).
  • Anticolinesterásico - é um inibidor da colinesterase. Devido à sua função essencial, os elementos químicos que interferem com a ação da colinesterase são potentes neurotoxinas, causando excessiva salivação e olhos lacrimejantes em baixas doses,seguido por espasmos musculares e finalmente a morte. Mas além das armas bioquímicas e agrotóxicos, os anticolinesterásicos são também utilizados em anestesia ou no tratamento da miastenia gravis,glaucomae doença deAlzheimer.

    Efeitos dos anticolinesterásicos

    Bradicardia

    Hipotensão

    Secreções excessivas

    Broncoconstrição

    Sufocamento

    Hipermotilidade gastrintestrinal

    Redução da pressão intra-ocular Drogas que inibem ascolinesterases. O neurotransmissor acetilcolina é rapidamente hidrolisado, e portanto inativado, pelas colinesterases.Quando ascolinesterases são inibidas, a ação daacetilcolinaliberada endogenamente nassinapses colinérgicas é potencializada. Osinibidores da colinesterasesão muito usados clinicamente pela sua potenciação das entradas colinérgicas para otrato gastrointestinal e a bexiga urinária,os olhos e músculos esqueléticos. Também são usados por seus efeitos no coração e nosistema nervoso central.

     

  • A acetilcolinestrase é uma enzima que quebra a acetilcolina, neurotransmissor encontrado no cérebro que é responsável, entre outros, pelos impulsos nervosos. Anticolinesterásico é um inibidor da colinesterase. Devido a sua função essencial, os elementos químicos que interferem com a ação da colinesterase são potentes neurotoxinas, causando excessiva salivação e olhos lacrimejantes em baixas doses, seguido por espasmos musculares e finalmente a morte.

    GABARITO DO PROFESSOR: LETRA B.