SóProvas


ID
2583241
Banca
IESES
Órgão
IGP-SC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Criminalística
Assuntos

Em relação aos Princípios Fundamentais da Papiloscopia:

I. PERENIDADE – os desenhos papilares se manifestam definidos desde a vida intrauterina até a completa decomposição cadavérica. Se mantêm por toda a vida do indivíduo, podendo servir como elemento individualizador após a morte.

II. IMUTABILIDADE - os desenhos papilares não se alteram durante toda a existência do indivíduo, salvo por ação externa como queimaduras, cortes ou doenças de pele.

III. VARIABILIDADE - propriedade que os desenhos papilares têm de não se repetirem, sendo diferentes de região para região papilar e de pessoa para pessoa.

A sequência correta é:

Alternativas
Comentários
  • Qual doença de pele faz com que seja perdida/alterado os desenhos papilares?

  • André Mota:

    Imutabilidade — Queimaduras de 1.º e 2.º graus, aplicação de acetona, formol e corrosivos, atritos da pele determinados por profissões, limagem dos dedos não destroem as cristas papilares, bastando 48 horas de repouso para que as impressões reapareçam, sem que tenham sofrido qualquer alteração. Autores há que asseguram que certas doenças, como a paroníquia, ou panarício de Morvan (infecções supurativas que se localizam no tecido subcutâneo das falanges proximais dos quirodáctilos, junto às unhas), e a lepra, são capazes de destruir progressivamente as cristas papilares. Leonídio Ribeiro demonstrou que realmente a lepra e determinadas dermatoses são capazes não de destruir, mas de alterar os desenhos papilares, a sua forma primitiva sendo, todavia, restaurada com a cura. Dessa maneira, as impressões digitais são indestrutíveis no vivo, não se modificando pela vontade, nem patologicamente, reaparecendo sempre como eram; são, portanto, imutáveis; 

    Aula Estratégia concursos.

     

  • Obrigado Priscilla

  • Eu acredito que essa questão está errada pois segundo o material do estratégia;

    Em caso de queimaduras Iimagem dos dedos não destroem as cristas papilares, bastando 48 horas de repouso para que as impressões reapareçam.

    Algumas doença tem como levar uma alteração a sua forma primitiva sendo, todavia, restaurada com a cura.

    Sendo assim o item II está errado por conta deste "SALVO".

  • Questão deve ser revisada, perenidade está errada. Após a completa decomposição NÃO HÁ digital para se analisar

  • O DESENHO DIGITAL PODE SER ALTERADO POR LESÃO. POREM É PRECISO CERTA PROFUNDIDADE, NAO TENHO BASE NA LITERATURA PARA ESSA AFIRMAÇÃO, SOMENTE UMA CITATRIZ NA AREA DO DESENHO DIGITAL DO MEU DEDO INDICADOR.

  • Papilas se alteram por doenças, queimaduras ? SIM

    papilas de destroem por doenças, queimaduras ? NÃO!

  • Perenidade: Desde o surgimento das papilas dérmicas aproximadamente no sexto mês de vida intrauterina os desenhos papilares se manifestam definidos até a putrefação cadavérica quando se dá o descolamento da derme. Os desenhos papilares se conservam, são perenes.

    Imutabilidade: Os desenhos digitais permanecem idênticos a si mesmo, não mudando jamais, pois não são modificáveis, nem patologicamente nem por vontade de seu portador. Não se modificam, permanecem na sua disposição original.

    Variabilidade/unicidade: Os desenhos digitais variam de dedo para dedo e de pessoa para pessoa, não sendo nunca idênticos em dois indivíduos.

    Classificabilidade: A classificabilidade é a capacidade que se tem de agrupar as impressões papilares em tipos de maneira a permitir seu arquivamento e consulta. 

  • Gabarito: B) As assertivas I, II e III estão corretas.

  • #AS QUESTÕS DAS BANCAS ISES E AOCP SÓ JEOVA NA CAUSA

    • Questão copiada da banca FDRH, e muito mal REformulada
    • https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/questoes/2ed27cf0-03

    Ano: 2008 Banca:  Órgão:  Prova: 

    Considere as afirmações abaixo, relativamente às qualidades dos desenhos datilares, as quais constituem os fundamentos da Datiloscopia.

    I – Os desenhos datilares formam-se no sexto mês de vida intra-uterina e duram até algum tempo após a morte. É a denominada perenidade dos desenhos datilares.

    II – Uma das qualidades dos desenhos datilares é a sua imutabilidade: suas formas gerais, específicas e individualizadoras permanecem constantes durante toda a vida.

    III – A grande diversidade dos desenhos digitais permite suas classificações pelo estudo das respectivas impressões.

  • I. PERENIDADE – os desenhos papilares se manifestam definidos desde a vida intrauterina e podem ser observados por algum período após a morte (e não até a completa decomposição cadavérica). Se mantêm por toda a vida do indivíduo, podendo servir como elemento individualizador após a morte.

    II. IMUTABILIDADE - os desenhos papilares não se alteram durante toda a existência do indivíduo, salvo por ação externa como queimaduras, cortes (desde que atinjam a derme e formem cicatrizes) ou doenças de pele.

    III. VARIABILIDADE - propriedade que os desenhos papilares têm de não se repetirem, sendo diferentes de região para região papilar e de pessoa para pessoa.