SóProvas


ID
2584759
Banca
FUNCAB
Órgão
SESAP-RN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Idosos portadores de demência devem receber cuidados de enfermagem objetivando a promoção da função e independência durante o maior tempo possível. Das opções abaixo, qual apresenta metas importantes para esse objetivo?

Alternativas
Comentários
  • A demência é um processo neurodegenerativo, progressivo, que cursa com alterações comportamentais e cognitivas. Gradualmente, a pessoa perde sua autonomia e independência, necessitando de ajuda para realizar seus cuidados – um cuidador.

    Os objetivos das intervenções de enfermagem são essencialmente acompanhar o doente, promovendo o auto-cuidado tornando-o o mais independente possível conservando a sua função cognitiva, física, emocional e social, não esquecendo o suporte familiar.

    O cuidador é responsável pelo suporte físico – cuidados corporais, alimentação, higiene, segurança e identificação de sinais e sintomas de enfermidades, também procura cuidar da parte psicológica do idoso com demência. Seus cuidados são diretos e contínuos, dia e noite. De acordo com a evolução da doença no paciente, as responsabilidades do cuidador aumentam

    Portanto, os idosos portadores de demência devem receber cuidados de enfermagem objetivando promovera segurança física; encorajar o cuidado domiciliar e comunitário; avaliar a ansiedade e a agitação; promover a comunicação e apoiar o estímulo da função cognitiva

    Gabarito do Professor: Letra A

    Bibliografia

    Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. Guia prático do cuidador / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. – Brasília : Ministério da Saúde, 2008.

    Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Envelhecimento e saúde da pessoa idosa / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica – Brasília : Ministério da Saúde, 2006.