SóProvas


ID
2584771
Banca
FUNCAB
Órgão
SESAP-RN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Num Serviço de Emergência, vários pacientes com problemas de saúde diversos - alguns acarretando risco de morte para o paciente, outros não - podem procurar, simultaneamente, o serviço. Um dos primeiros princípios do cuidado de emergência é o da triagem. O conceito de triagem na rotina diária de um Serviço de Emergência pode ser definido como:

Alternativas
Comentários
  • Segundo a portaria 2048/02 do Ministério da Saúde o processo de triagem classificatória deve ser realizado por profissional de saúde, de nível superior, mediante treinamento específico e utilização de protocolos pré-estabelecidos e tem por objetivo avaliar o grau de urgência das queixas dos pacientes, colocando-os em ordem de prioridade para o atendimento. A esta triagem classificatória é vedada a dispensa de pacientes antes que estes recebam atendimento médico. Após a triagem, os pacientes são encaminhados aos consultórios médicos. Uma vez realizado o atendimento, o paciente deve ter sua referência garantida mediante encaminhamento realizado através das centrais de regulação ou, quando estas não existirem, através de fluxos previamente pactuados.

    Portanto o conceito de triagem na rotina diária de um Serviço de Emergência pode ser definido como a separação de pacientes em grupos com base na gravidade de seus problemas de saúde e na urgência com que esses problemas precisam ser tratados.

    Gabarito do Professor: letra E

    Bibliografia

    http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2002/prt2048_05_11_2002.html

    Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Política Nacional de Humanização da Atenção e Gestão do SUS. Acolhimento e classificação de risco nos serviços de urgência / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Política Nacional de Humanização da Atenção e Gestão do SUS. – Brasília : Ministério da Saúde, 2009.