SóProvas


ID
2584990
Banca
FCC
Órgão
TCE-SP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

No site do TCE-SP, lê-se:


IEGM/TCE-SP: índice de efetividade da gestão municipal


O IEGM/TCE-SP é o índice de desempenho da Corte de Contas paulista, composto por 7 (sete) índices setoriais, consolidados em um único índice por meio de um modelo matemático que, com foco na análise da infraestrutura e dos processos dos entes municipais, busca avaliar a efetividade das políticas e atividades públicas desenvolvidas pelos seus gestores. A combinação das análises destes sete índices temáticos busca averiguar, ao longo do tempo, se a visão e objetivos estratégicos dos municípios foram alcançados de forma efetiva e, com isso, oferecer elementos importantes para auxiliar e subsidiar a ação fiscalizatória.

(http://iegm.tce.sp.gov.br/help.html)


No IEGM/TCE-SP, um dos sete índices setoriais refere-se ao quesito fiscal, denominado i-Fiscal. Esse índice setorial mede o resultado da gestão fiscal dos municípíos paulistas por meio da análise: da execução financeira e orçamentária, das decisões em relação à aplicação de recursos vinculados e da obediência aos limites estabelecidos pela LRF. Considerando esses itens do i-Fiscal como critérios para a mensuração do desempenho governamental, é correto afirmar que o i-Fiscal avalia

Alternativas
Comentários
  • A própria questão já dá uma dica da resposta quando fala " da obediência aos limites estabelecidos na LRF" ( Lei de responsabilidade Fiscal)

    Gabarito E.

    Bons Estudos!

  • Gab. letra "e"

    Esse índice setorial mede o resultado da gestão fiscal dos municípíos paulistas por meio da análise: da execução financeira e orçamentária, das decisões em relação à aplicação de recursos vinculados(eficiência) e da obediência aos limites estabelecidos pela LRF(legalidade).

    Foco, força e fé!

  • EFICIÊNCIA (COMO)?

    *Fazer bem uma tarefa.

    *Utilizar da melhor forma os recursos.

    *Está relacionada ao modo, ao meio de fazer as coisas.

    EFICÁCIA (RESULTADO)

    *Fazer a coisa certa.

    *Atingir os resultados e metas.

    *Relacionada aos fins.

    EFETIVIDADE

    *Ações impactantes 

    *Mudança de realidade

    Qaundo a questão mencionou: " das decisões em relação à aplicação de recursos", a palavra destaca está relacionada com a questão da eficiência.

    Bons estudos!!

    #FOCO

  • Conceitos de Eficiência, Eficácia e Efetividade aplicados à Administração Pública

    Eficiência --> relaciona-se com o uso de recursos que tem disponível para atingir os objetivos. É a maneira como se faz algo.

    " da execução financeira e orçamentária, das decisões em relação à aplicação de recursos vinculados "

     

    Eficácia--> é fazer a coisa certa. Não está relacionada ao modo, mas se o objetivo foi alcançado.

     

    Efetividade --> refere-se ao impacto das ações... Refere-se à transformação em realidade.

     

    E a legalidade: obediência aos limites estabelecidos pela LRF

  • Questão de alto nível da FCC.

     

    o segredo para o gabarito encontra-se na parte: Obediência aos limites estabelecidos pela LRF.

     

    GABARITO E

  •  O i-fiscal ,segundo o enunciado, analisa: "a execução financeira e orçamentária, das decisões em relação à aplicação de recursos vinculados e da obediência aos limites estabelecidos pela LRF".

    Isso me causou dúvida, pois pensei que ´processo orçamentário se restringisse ao orçamento público, não à execução financeira.

    Ora, se ele analisa execução financeira, como é que a resposta está restrita a processo orçamentário? 

    Bucando o conceito de processo orçamentário: "O processo orçamentário compreende as fases de elaboração e execução das leis orçamentárias – Plano Plurianual ( PPA), Lei de Diretrizes Orçamentárias ( LDO) e Lei Orçamentária Anual (LOA)." (http://www.planejamento.gov.br/servicos/faq/orcamento-da-uniao/elaboracao-e-execucao-do-orcamento/como-e-o-processo-orcamentario)  

     

    r

  • O interessante dessa questão é que os itens B, C e D tratam da EFETIVIDADE só que com termos diferentes.

     

    b) a qualidade percebida das políticas públicas de gestão fiscal no município.

    c) a efetividade das finanças públicas municipais. 

    d) o efeito da norma jurídica e o impacto fiscal dos projetos e das atividades municipais.

     

    Todos esses termos em negrito se referem à EFETIVIDADE. Dessa forma, já se elimina essas 3 opções.

     

    A letra A também está errada, pois ela fala de EFICÁCIA enquanto o enunciado trata de EFICIÊNCIA. Isso pode ser visto na seguinte passagem: " das decisões em relação à aplicação de recursos vinculados "

     

    E como saber se a letra E realmente está correta?

     

    Basta apenas fazer o seguinte paralelo:

    das decisões em relação à aplicação de recursos vinculados (Eficiência) e da obediência aos limites estabelecidos pela LRF (Legalidade).

     

     

    Fala pessoal, no intuito de ajudar os colegas, eu criei um insta só com questões de Adm. Geral e Pública para compartilhar um pouco da minha experiência na área.

    @bizuadm

    Caso alguém ache será de alguma valia, será bem-vindo. Um grande abraço.

    (Caso discorde de algum comentário, discutiremos e aprenderemos juntos)

     

  • melhor virar o olhinho pra cima

  • Questão da VUNESP! Não é da FCC.

  • GABARITO E

    O texto do enunciado já traz a resposta da questão em:

    "execução financeira e orçamentária, das decisões em relação à aplicação de recursos vinculados (princípio da eficiênciae da obediência aos limites estabelecidos pela LRF (legalidade)."

  • falou em aplicacao de recurso e insumo, eh eficiencia sem duvida. 

    falou em satisfacao, transformacao e impactos alcancados eh efetividade (afinal somente sou efetivado na empresa se gero impactos e se estao satisfeitos com o meu trabalho)

     

  • Discordo do gabarito, a parte da legalidade está correta mas não há medida de eficiência nesse índice. Entendo que a maioria das pessoas viu a palavra "recursos" e foi direto procurar a alternativa que falava em eficiência. Fiseram certo pois foi dessa forma que o examinador pensou, mas não necessariamente o examinador estava certo!

     

    "decisões em relação à aplicação de recursos vinculados" não significa há uma análise da aplicação eficiente dos recursos. Vamos pegar como exemplo a saúde que tem recursos vinculados constitucionalmente definidos e considerar que um muncípio que tem um valor X destes recursos vinculados ainda disponíveis para serem aplicados e há duas opções de aplicação:

     

    - vacinação da maior parte da população da cidade contra a gripe que, por estudos de anos anteriores, previniria 100 mortes e outras várias hospitalizações.

    - um tratamento muito caro de uma doença rara que só afeta 5 pessoas na cidade mas todas devem morrer se não receberem o tratamento.

     

    A decisão óbvia baseada no principio da eficiência seria usar o dinheiro para previnir 100 mortes mas baseado em pressões políticas e muitas vezes por decisões judiciais o município pode ser obrigado a aplicar o valor no tratamento das 5 pessoas com a doença rara. E se isso fosse feito não se poderia julgar a decisão como incorreta pois a CF88 tem como uma de suas diretrizes o "atendimento integral" na área de saúde, ou seja, mesmo os casos com tratamento mais caro precisam ser atendidos.

    Portanto, decisões sobre a aplicação de recursos vinculados não necessariamente seguirão o principio da eficiência.

  • Alguém mais achou que era EFICÁCIA? Porque se ele mede o resultado da gestão fiscal, na minha cabeça ele está medindo a eficácia da gestão fiscal....

     

    "Esse índice setorial mede o resultado da gestão fiscal dos municípíos paulistas por meio da análise:...."

     

     

  • Decorar palavra chave pra associar a conceito dá nisso. Gente, não deixem de interpretar. Mnemônico é bom pra nortear... matar questões é com o entendimento que você faz disso. Questão ok, gabarito ok.