SóProvas


ID
2585002
Banca
FCC
Órgão
TCE-SP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

O Estado de São Paulo caracteriza-se pela ampla diversidade econômica, social, ambiental, cultural e política. Um executivo público, atualizado sobre a literatura de política pública e que busque otimizar os recursos destinados às políticas públicas, aos programas e aos projetos de desenvolvimento econômico e ambiental, em nível local, deve

Alternativas
Comentários
  • Pensa numa questão subjetiva. :|

  • Gabarito: E

    Sachs (2004) ampliou o conceito de “sustentabilidade” envolvendo-o em diferentes dimensões interligadas entre si (social, ambiental, económica, espacial ou territorial, cultural e política). Este autor assinala aspetos imprescindíveis para o desenvolvimento “socialmente includente, ambientalmente sustentável e economicamente sustentado”: a ênfase no mercado interno, estimulando o emprego em setores com baixo conteúdo de importações visando o desenvolvimento endógeno; e a promoção de emprego decente e/ou autoemprego para todos, de forma a assegurar a sustentabilidade social e o crescimento económico. Com este objetivo, são apontadas algumas políticas: incentivo ao emprego em atividades de conservação de energia e de recurso à reciclagem de materiais; consolidação da agricultura familiar; estímulo do desenvolvimento rural e da pluriatividade, etc. Também o movimento ambientalista exerceu, e exerce, importante influência, tanto na construção quanto na difusão de conceções de sustentabilidade (Martinez-Alier, 2007). A economia ecológica introduziu novos indicadores e índices de sustentabilidade (Daly & Farley, 2004), constituindo um desafio do século XXI apresentar novos conceitos de desenvolvimento e de sustentabilidade capazes de melhorar a qualidade de vida e o desempenho económico (Veiga, 2005).

    http://ler.letras.up.pt/uploads/ficheiros/13214.pdf

  • Disruptivo: Que provoca ou pode causar disrupção; que acaba por interromper o seguimento normal de um processo.

    Que tem capacidade para romper ou alterar; que rompe.

    Tecnologia Disruptiva. Designação atribuída a uma inovação tecnológica (produto ou serviço) capaz de derrubar uma tecnologia já preestabelecida no mercado.

  •  a)

    gerar inovações incrementais e radicais que tenham como foco soluções tecnológicas de última geração com capacidade para expansão em larga escala local, regional e nacional.

     b)

    utilizar recursos compartilhados, públicos e privados, assim como buscar empreendedores disruptivos e de base tecnológica, de tal forma a se conseguirem programas e projetos criativos de desenvolvimento econômico e ambiental.

     c)

    fomentar o empreendedorismo de base tecnológica e com alto potencial de escala econômica e ambiental, atendendo as demandas dos cidadãos em termos de empregabilidade, renda, produtos e serviços.

     d)

    otimizar os recursos públicos e buscar recursos privados e da sociedade civil para inovar radicalmente os programas e projetos governamentais de desenvolvimento econômico e ambiental. 

     e)

    estimular a formação de consórcios intermunicipais e a articulação dos recursos públicos nos três níveis de governo, assim como parcerias entre governo, sociedade civil e empresas, valorizando as vocações e capacidades locais. BLZ

    Qualquer erro me avisem

  •  

    Política pública, comumente referida no plural políticas públicas, é a soma das atividades dos governos, que agem diretamente ou através de delegação, e que influenciam a vida dos cidadãos. De uma forma ainda mais abrangente, pode-se considerar as Políticas Públicas como "o que o governo escolhe fazer ou não fazer". Vargas Velasques define o termo como "conjunto de sucessivas iniciativas, decisões e ações do regime político frente a situações socialmente problemáticas e que buscam a resolução delas, ou pelo menos trazê-las a níveis manejáveis"

  • "A formação de consórcios entre municípios tem o objetivo de oferecer serviços públicos mais eficientes a cidadãos mais participativos e exigentes. Essa estrutura poderá possibilitar aos governos locais a geração de sinergia, onde a atuação conjunta de diversos entes públicos possibilita a ligação entre os elos gerencial, político e o social. Dessa forma, tem-se, por um lado, uma administração pública que necessita ser mais eficiente no atendimento das necessidades dos cidadãos, e, por outro, cidadãos participando, reivindicando e cobrando melhores serviços públicos, principalmente de seus governos locais.'" http://www.anpad.org.br/admin/pdf/apb1375.pdf 

  • Mais a mais bonita , não sei pq as outras estão erradas kkk