Como ensinar as paisagens do cotidiano vai depender das experiências e boa vivência do professor de Geografia. Em relação às possibilidades que as orientações da Secretaria de Educação do Estado de Minas Gerais apresenta para o ensino do tópico paisagens de cotidiano, analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta.
I. Propor, depois de um diagnóstico e sistematização dos conhecimentos prévios, que os alunos analisem imagens de cidades, identificando seus elementos e suas funções, destacando as relacionadas ao lazer e ao trabalho.
II. Utilizar textos e imagens de paisagens cotidianas para que os alunos explorem, com roteiro sugerido pelo professor, os aspectos que devem ser objeto de construção conceitual.
III. Propor que façam paralelo com a construção de Brasília e Belo Horizonte e a evolução de São Paulo. Tal paralelo deve ser registrado em novas imagens produzidas pelos alunos, de preferência comparando também com o cotidiano do município de localização da escola. Tal produção pode ser um rico instrumento de avaliação.
IV. Além do registro, é importante trabalhar com aspectos de favelas, paisagens que demonstram paisagens de cotidianos, muitas vezes em que o lazer não se encontra tão visível.
Assinale a alternativa correta.