SóProvas


ID
2585668
Banca
IBFC
Órgão
SEE-MG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Espécies que vivem no mesmo hábitat tendem a se adaptar. Este é o caso dos golfinhos (mamíferos) e tubarões (peixes) que, mesmo sem uma proximidade biológica, possuem corpos com morfologia externa muito semelhante. Assinale a alternativa correta sobre a ocorrência desse fenômeno.

Alternativas
Comentários
  • O fenômeno de que especies diferentes que vivem no mesmo habitat apresentarem formas externas semelhantes pode ser atribuído tanto a Teoria da Evolução que diz que os seres vivos se adaptam ao meio em que vivem quanto ao Lamarckismo, com a lei do Uso e Desuso. Pelas especies apresentadas terem semelhanças externas, pode ser que as duas teorias podem estar agindo nesses organismos. 

    Alternativa correta: Letra C

  • Resposta errada no gabarito.

    As ideias de Lamarck podem dar a impressão de serem apropriadas, as características adquiridas não podem ser aplicadas para a comparação de espécies

  • aff que gabarito é esse?

  • Esse gabarito está errado, não é o uso/desuso (Lamarck) que vai desenvolver o formato do corpo destes animais, e sim, a seleção natural (Darwin/Wallace).

  • As alternativas e a questão não têm sentido algum!
  • Os estudos de Lamarck foram úteis para a evolução, mas com os estudos de Darwin estão em "desuso".

    B

  • Os estudos de Lamarck foram úteis para a evolução, mas com os estudos de Darwin estão em "desuso".

    B

  • Gabarito errado.

    A - está errada pois as ideias de Lamarck não são adequadas para explicar a evolução das espécies. 

    B - está correta, pois a Teoria da Evolução de Darwin explica, através da seleção natural, o fenômeno de convergência adaptativa, visualizada nas semelhanças entre tubarões e golfinhos. 

    C - está errada pois apenas a Teoria da Evolução explica o fenômeno

    D - está errada, pois a Teoria da Evolução explica o fenômeno.

    Letra B.

  • Para entender a questão é preciso saber que Lamarck acreditava que a adaptação seria resultado de transformações no organismo mediante uma necessidade imposta pelo ambiente, essas alterações seriam transmitidas ao descendentes. Sendo assim, as ideias de Lamarck se resumem basicamente em duas leis: lei do uso ou desuso e a lei da transmissão dos caracteres adquiridos.

    Darwin, defendia que a teoria evolutiva está fundamentada nas ideias de variabilidade, ou seja, os indivíduos de uma mesma espécie não são idênticos, seleção natural, uma vez que nem todos os indivíduos de uma espécie apresentam características que propiciam a sua sobrevivência ao meio em que vivem, adaptação, que é justamente o resultado da ação da seleção natural agindo sobre a variabilidade da espécie.

    Agora, voltando a questão, o tubarão faz parte da classe dos peixes, já o golfinho faz parte da classe dos mamíferos, esses animais apresentam algumas semelhanças como as nadadeiras e a forma hidrodinâmica do corpo. No entanto, não apresentam parentesco evolutivo próximo, ou seja, não descendem de um mesmo ancestral comum recente. A explicação para isso é que os dois vivem em ambientes parecidos (marinho) e ocupam nichos ecológicos semelhantes, assim as seleções naturais do ambiente foram parecidas, resultando em um caso de evolução convergente.

    A teoria da evolução de Darwin é mais adequada que as ideias de Lamarck para explicar sua adaptação. Letra B.

  • Letra B é correta...gabarito errado

  • loucura

  • que absurdo essa questão e essa alternativa como resposta. a correta deveria ser a letra B!