-
Como as plantas não conseguem absorver o nitrogênio diretamente do solo, elas necessitam do auxilio de bactérias que fazer o processo de transformação para que ela consiga absorver o nitrogênio. Esse processo se dá da seguinte forma: o nitrogênio tem como fonte primaria o gás N2. Para que ele possa ficar disponível para absorção ele precisa ser fixado, fato que ocorre através de relâmpagos, transformando em monóxido de nitrogênio NO. Há ainda as bactérias fixadoras de N2 nos nódulos de raízes de leguminosas. Ocorre em seguida o processo de amonificação, onde o N2 fixado, se transforma em amônia, e logo após a nitrificação, onde amônia é transformada em nitritos. Entra em cena então as bactérias nitrificantes, que transforma os nitritos m nitratos e só então pode er absorvido pelas plantas.
Alternativa correta: Letra D
-
D-O complexo nitrogenase, presente nessas bactérias, é o responsável pela redução do nitrito do solo a nitrato, o qual pode ser absorvido pelas plantas.
-
Mas a conversão de nitrito para nitrato não seria uma oxidação?
-
Não é oxidação?
-
é uma oxidação.
-
A resposta está de acordo com o gabarito da banca do concurso.
-
A nitrogenase é responsável por transformar o N2 gasoso em amônia (NH3) e não pela [sic] redução (era pra ser oxidação) de nitrito para nitrato.
-
A nitrogenase converte N em NH, um processo que, na ausência de um catalisador, tem energia de ativação muito grande. Esse processo é uma redução do nitrogênio – durante a reação, seu estado de oxidação é reduzido de 0 em N para -3 em NH.
A questão deveria ser anulada.
-
Questão passível de anulação. Está errada a alternativa. Definitivamente a reação não é de redução. Trata-se de uma reação de oxidação.
-
Algumas têm a capacidade de capturar moléculas de nitrogênio (N) e transformá-las em componentes úteis para os restantes seres vivos. Entre estas, existem bactérias que estabelecem uma relação de com algumas espécies de plantas () e bactérias que vivem livres no solo. A simbiose é estabelecida através do consumo de por parte das plantas; amoníaco este que é produzido pelas bactérias que vivem nas raízes das mesmas plantas.
A do , conhecida como nitrificação, é um processo que produz a partir do amoníaco (NH). Este processo é levado a cabo por bactérias () em dois passos: numa primeira fase o amoníaco é convertido em (NO) e numa segunda fase (através de outro tipo de bactérias nitrificantes) os nitritos são convertidos em nitratos (NO) prontos a ser pelas plantas.