São que fazem parte do , os adipócitos são responsáveis pelo armazenamento de no corpo humano. Cada célula adiposa armazena determinada quantidade de gordura. São capazes de armazenar gorduras até dez vezes o seu tamanho. Quando é ultrapassado o limite de armazenamento de uma célula adiposa é criada uma nova célula no tecido adiposo. O tecido adiposo acompanha o desenvolvimento do durante toda a vida.
Os adipócitos – as principais células do tecido adiposo – podem se multiplicar, inclusive na idade adulta. É por isso que lipoaspirações caríssimas (e perigosas!) não resolvem o problema do excesso de peso ou de gordura localizada em pessoas que não mudam seus hábitos alimentares!
GRAAFF, VAN de (2003). Anatomia Humana. São Paulo, Brasil: Manole. 840 páginas
gabarito incorreto
B São capazes de converter carboidratos em gordura, armazenando-a no organismo.(ERRADO armazenam a gordura no citoplasma da própria célula)
Os adipócitos uniloculares são grandes, com a gotícula de lipídio sem membrana em volta, deslocando o núcleo achatado, para a periferia da célula. As organelas ficam concentradas no citoplasma perinuclear. Apresenta um pequeno aparelho de Golgi, alguns ribossomos, REG, microfilamentos e filamentos intermediários. Podem ser visualizadas mitocôndrias compridas, típicas das células adiposas.
As células do tecido adiposo multilocular são menores que as do tecido adiposo comum e tem forma poligonal, o citoplasma é carregado de gotículas lipídicas de vários tamanhos e contém numerosas mitocôndrias, cujas cristas são particularmente longas, podendo ocupar toda a espessura da mitocôndria, apresentam o núcleo arredondado e centralizado. No tecido adiposo multilocular as células tomam um arranjo elipsóide, formando massas compactas em associação com capilares sanguíneos, lembrando as glândulas endócrinas.