SóProvas


ID
258604
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MMA
Ano
2011
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Acerca de processos organizacionais, julgue o item que se segue.

O processo de racionalização valoriza o princípio da especialização, mediante reformas internas em uma empresa, bem como a fusão de unidades produtoras e mutuamente concorrentes, objetivando alcançar economias de escala.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito - certo

    Processos devem ser a representação prática e funcional das estratégias das empresas e,  como tal, os desenho dos seus fluxos devem contemplar não somente a visão e necessidade do público alvo e seus clientes, como também uma forma de trabalho que reduza ao máximo os desperdícios e retrabalhos.

     

    Com foco permanente na satisfação do cliente, é mportante a identificação de meios de racionalizar atividades e custos, com vistas à melhoria sustentada dos resultados e otimização dos recursos.

     

    Uma empresa estruturada por processos possui a capacidade de se adequar, muito rapidamente, às variações do mercado e suas necessidades, além de permitir que suas equipes de trabalho atuem de forma participativa e motivada.

     

    Processos racionalizados representam a possibilidade de implantação de "sistemas de melhoria contínua" e portanto, são o símbolo de uma empresa viva.

  •      O processo de racionalização tem haver com o  Taylorismo  e sua Administração científica e sua ideia principal  é a racionalização do trabalho que nada mais é que a divisão de funções dos trabalhadores (especialização),que nada mais do que a racionalização do trabalho    -    Objetivavando a isenção de movimentos inúteis, para que o operário executasse de forma mais simples e rápida a sua função, estabelecendo um tempo médio, a fim de que as atividades fossem feitas em um tempo menor e com qualidade, aumentando a produção de forma eficiente.
     
    PORTANTO ->  Quando se fala de taylor e racionalização do trabalho,  estamos  objetivando  a  otimização do trabalho e do tempo da tarefa e uma consequente economia de escala
  • Naõ entendi,
    Fusão de unidades produtoras e mutuamente concorrentes????
  • Fernanda, fusão de unidades produtoras e mutuamente concorrentes seria o processo de centralizar a produção de unidades que, apesar de serem distintas, realizam o mesmo processo, a fim de evitar desperdícios. Isso satisfaz o conceito de racionalização, favorecendo a especialização do trabalho.

    Pense em duas unidades que produzam o mesmo produto para a mesma empresa, apesar de serem "concorrentes" elas tem o mesmo fim, qual seja produzir para a empresa. Portanto mutuamente concorrentes seriam duas unidades que apesar de concorrer, ajudam-se uma a outra em um objetivo maior.
  • Ficou a seguinte dúvida:
    Com a especialização teremos muitos funcionários, cada qual responsável por uma parte do trabalho.  Logo não haverá racionalização de pessoal.
    O que ao contrário, poderia acontecer com funcionários generalistas, com menor nível de especialização: um funcionários pode desempenhar várias tarefas, sendo necessário menos funcionários para alcançar o objetivo final.
  • Especialização: as pessoas vão se especializar cada vez mais naquilo que fazem de melhor.

    DIFERENTE DE

    Fusão de unidades: elas vão adquirir conhecimento mais amplo, não ocorrendo a especialização.

    E então, como fica???
  • Vale destacar primeiramente que a eficiência são princípios da Adm. Científica e da Teoria Clássica.  
    Já a economia de escala é um dos meios para se atingir a eficiência.
    E a fusão de unidades produtoras e mutuamente concorrentes poderia ser caracterizada como a departamentalização funcional para alcançar a máxima especialização, além disso também está relacionada à Teoria Clássica.

    Correlacionando tudo considerei o item correto. Alguém gostaria de acrescentar?
  • Alguém poderia falar como a especialização contribui para a racionalização???

  • na minha opinião a questão esta com texto confuso. 


    mutuamente concorrentes???

  • "mutuamente concorrentes" - duplo sentido na minha opinião...fica difícil estudar assim (aprende uma coisa e cai outra), se ao menos tivesse esse trecho em algum livro seria compreensível a banca cobrar esse tipo de questão!

  • Queridos, realmente a questão é confusa, mas acredito que eu tenha entendido a pergunta.

    Na verdade a pergunta gira em torno da especialização e economia de escala.

    Observe: se estamos falando de processo organizacional como um todo é possível dizer que a especialização não é capaz de trazer economia, uma vez que se eu tenho que especializar meus funcionários para fazer suas tarefas mais custos eu terei. De outra banda, se estivermos falando de especialização no modelo de organização que adote a estrutura funcional, de fato teremos uma economia de escala. Isso porque os departamentos especializados, por exemplo, RH, Recursos de materiais e recursos financeiros, atendem a todos os setores da empresa. Imagine se cada setor tivesse que ter uma departamento de RH, um de recursos de materiais, um de recursos financeiros o custo realmente seria muito maior. Por isso, teremos uma economia de escala. 

    Ahh por isso a "fusão de unidades produtoras e mutuamente concorrente". O que a questão quis dizer é que com a estrutura funcional haverá a "fusão" de ordens (concorrentes) sobre mesmo setor. Essa estrutura não evita a ambiguidade (ordens em sentido contrario). O departamento de recursos de materiais é concorrente do departamento financeiro, porque seus interesses são opostos. Enquanto o RM quer mais produtos, o RF quer economia.

    :)

  • O objetivo da racionalização de processos é justamente redução de custos, tempo e rapidez, ocasionando uma melhor produtividade tanto em termos quantitativos como qualitativos e ao mesmo tempo que se obtem resultado satisfatório, o que se torna possível por meio do processo de especialização. o termo "mutuamente concorrentes" ficou mesmo estranho.