SóProvas


ID
2587099
Banca
VUNESP
Órgão
Câmara de Valinhos - SP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

O governo decidiu nesta quarta-feira (19 de julho de 2017) aumentar tributos com o objetivo de cobrir um buraco nas receitas públicas.

(Folha de S.Paulo, 19 jul. 17. Disponível em: <https://goo.gl/rZpaXg> . Adaptado)


Está suspenso liminarmente o reajuste nos tributos anunciado semana passada pelo governo federal. O magistrado determinou a suspensão da alta dos tributos e o “imediato retorno dos preços praticados” antes do anúncio feito pela equipe econômica do governo na última quarta-feira (19 de julho de 2017). O magistrado alegou que a medida é “lesiva” e “inconstitucional”, pois o reajuste deveria ser definido mediante a aprovação de uma lei, e não por decreto.

(Portal iG, 25 jul. 17. Disponível em:<https://goo.gl/UBsJji> . Adaptado)


Os tributos a que se referem as notícias incidem sobre

Alternativas
Comentários
  • Aqui está o estopim da greve dos caminhoneiros em 2018 kkkkkk

  • Eventos e fatos relacionados a política brasileira devem ser acompanhados com atenção em sua feição factual, ou seja, abordando o que foi divulgado que ocorreu e evitando o estudo de notícias falsas provenientes de fontes muito diversas das que normalmente fundamentam as questões do tipo nas principais organizadoras. O texto associado aborda notícia sobre decisão judicial que impediu reajuste de tributo. O enunciado questiona sobre o que incide o referido tributo.
    A) Um dos vilões do atual processo inflacionário deve sua alta generalizada a má distribuição das chuvas e a concorrência de preço com as importações. Mas não são o alvo da decisão citada no texto.

    B) Possuem preços regulados pelo governo e não são o item sobre o qual incide o tributo destacado no texto.

    C) Item de pouca participação no índice nacional de preços ao consumidor não seria o motivo de uma decisão judicial específica para seu controle.

    D) Só há influência sobre seus preços no momento de cobrança de alíquotas sobre a importação e não seriam alvo de decisão judicial que afetasse todos os produtos de uma única vez como sugere a alternativa.

    E) Um dos itens de maior importância na composição do índice inflacionário, já que o sistema de transportes brasileiro é baseado em transporte rodoviário que usa intensivamente combustíveis, seus aumento incide sobre praticamente toda a economia levando a aumentos em cascata. Seu preço é complexo pois é formado por flutuações cambiais no preço do petróleo, mais impostos federais e estaduais entre outros aspectos. 


    GABARITO DO PROFESSOR: E