Letra D
Não achei muita coisa sobre relações trabalhistas, mas acredito que seja algo em torno disso:
A contribuição dos italianos é notável em todos os setores da sociedade brasileira, principalmente na mudança socioeconômica que os italianos produziram no campo e nas cidades. Podemos citar desde o modo de vida que mudou profundamente influenciado pelo catolicismo, bem como nas artes, música, arquitetura, alimentação e no empreender italiano na abertura de empresas, e também como trabalhadores especializados. No campo, podemos citar a introdução de novas técnicas agrícolas, e principalmente na mudança do latifúndio para pequenas propriedades agrícolas e na introdução da policultura de produtos.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Imigra%C3%A7%C3%A3o_italiana_no_Brasil
Sinceramente, fui por eliminação. Vejamos:
A) O uso sistemático de tecnologia implica em profundas alterações das relações de trabalho, pois, de forma geral, demanda menor contingente de trabalhadores, bem como exige maior qualificação. Portanto, alternativa INCORRETA.
B) O Norte foi alvo de diversas frentes pioneiras, por exemplo, durante o Governo Militar, em1968 com o desenvolvimento da Zona Franca de Manaus. Todavia, o fato de não ter recebido grandes demandas migratórias como o Centro-Sul decorre de diversos outros fatores. Portanto, alternativa INCORRETA.
C) Oficialmente, a escravidão se tornou proibida no Brasil no século XIX, não no século XX como diz o enunciado da questão. Foi a Lei Imperial n.º 3.353, sancionada em 13 de maio de 1888, foi o diploma legal que extinguiu a escravidão no Brasil (Lei Áurea). Portanto, alternativa INCORRETA.
D) Resposta CORRETA por eliminação. Não consegui justificativa plausível.
E) Há vários erros no enunciado, todavia, falar que a "relação entre o homem e a terra ocorreu de forma homogênea" em qualquer lugar já invalida a questão. Não há homegeneidade. Portanto, alternativa INCORRETA.