LETRA E.
O processo de concentração industrial do Brasil ocorreu com o desenvolvimento da política de substituição de importações, assumida de maneira mais proeminente durante o Governo Vargas, após os eventos relativos à Crise de 1929 e o consequente declínio da economia cafeeira. Assim, graças às estruturas de transporte e comunicação existentes e também ao maior poderio político e econômico das elites do eixo São Paulo-Rio de Janeiro, a maior parte das industrias ergueu-se nessa região, o que enfraqueceu a produção têxtil e alimentícia preponderantes na região Nordeste.
Mais tarde, durante o Governo JK, houve novamente um impulso à industrialização do Brasil e de novo sob a ótica da política de substituição de importações anteriormente preconizada. Com isso, a partir da liderança das indústrias automobilísticas, o processo de industrialização do Brasil manifestou-se de maneira mais efetiva e reproduziu a concentração anteriormente existente.
Para reverter esse cenário, o governo brasileiro começou a reunir esforços para promover uma maior democratização, o que se efetivou a partir de 1968 com o desenvolvimento da Zona Franca de Manaus, que é uma área industrial criada na região amazônica com o objetivo de atrair fábricas para uma região pouco povoada no país e promover uma maior integração territorial na Região Norte.
Fonte: Brasil Escola - UOL
a) É bastante incongruente afirmar que a industrialização não tem relação com os patamares salariais então adotados. ITEM INCORRETO.
b) A industrialização no Brasil, concentrada inicialmente no Sudeste, favoreceu a DESIGUALDADE econômica entre as regiões político-administrativas da federação. ITEM INCORRETO.
c) A Região Sul, ainda que sem protagonismo, também participou do processo de industrialização do Brasil. ITEM INCORRETO.
d) A atividade agropecuária, em especial a produção do café, foi a grande responsável pela acumulação do capital que seria utilizado para iniciar o nosso processo de industrialização no começo do século XX. ITEM INCORRETO.
e) ITEM CORRETO.
Resposta: E