-
Sinceramente não entendi esse gabarito
-
Letra B:
Esta questão engana bastante. Eu interpretei dessa forma:
"Em cidades como Rio de Janeiro, São Paulo, Manaus, Belo Horizonte e Recife, existem áreas precárias onde moram migrantes oriundos de diferentes regiões do país."
Aqui nesse trecho, ele diz que as os migrantes acabam ficando em áreas precárias das cidades, como favalas e periferias. Até aqui tudo bem.
"movidos pela ideologia do consumo e de um padrão de vida adequado nas grandes cidades."
Ao meu entender, depois de ler umas 5 vezes e marcar essa alternativa, a questão diz (de uma maneira péssima) que os Migrantes são movidos para as grandes cidades pela ideologia do consumo e de um padrão de vida, e não que existe uma ideologia de consumo e padrão de vida adequado nas regiões precárias.
-
setentrional - norte
meridional - sul
-
Na verdade, depois de ver bem a B, faz sentido o que o Giullio disse... Mas que redação ambígua...
-
A) Reserva de valor nada tem a ver com o fator que motiva(ram) as migrações internas; que ocorrem por questões de renda, em sua maioria. As cidades que tem alto indíce de emigração (chegada de pessoas) simbolizam aos que migram potencial de obter renda, boa qualidade de vida, entre outros fatores.
B) Correta. Complementa o pensamento acima, as pessoas saem do seu território original motivados pela qualidade de vida, de poderem obter um melhor padrão social. Assumo que a questão da "ideologia de consumo" quase me pega.
C) Quase me pega também. A questão está errada porque inverteu os nomes, a região meridional aponta para o SUL, já a região setentrional aponta para o NORTE.
D) A relação entre o campo e a cidade foi o que mais motivou as disparidades econômicas nas grandes cidades por conta deste movimento migratório citado na primeira questão. As famílias saem do seu local original, se movem para as cidades, normalmente se assentam em áreas mais periféricas e por aí vai.
E) A pobreza urbana está relacionada a fatores políticos, de economia, várias coisas.