SóProvas


ID
2587537
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Itanhaém - SP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

O ex-deputado federal (PMDB-RJ) contratou mais um advogado para integrar a equipe que o defende nos processos no âmbito da Operação Lava Jato. A notícia foi divulgada pelo jornal “Valor Econômico”. Segundo a publicação, o advogado foi contratado para liderar a negociação de um acordo de delação premiada do ex-deputado que está preso em Curitiba desde outubro do ano passado.

(http://folha.com/no1893486. Acesso em 17 jun. 2017. Adaptada)


A notícia refere-se a

Alternativas
Comentários
  • O ex-deputado federal Eduardo Cunha (PMDB-RJ) contratou o advogado Délio Lins e Silva Júnior para integrar a equipe que o defende nos processos no âmbito da Operação Lava Jato. A notícia foi divulgada pelo jornal "Valor Econômico". Segundo a publicação, o advogado foi contratado para liderar a negociação de um acordo de delação premiada do ex-deputado. Cunha está preso em Curitiba desde outubro do ano passado.
  • Eventos e fatos relacionados à política brasileira devem ser acompanhados com atenção em sua feição factual, ou seja, abordando o que foi divulgado que ocorreu e evitando o estudo de notícias falsas provenientes de fontes muito diversas das que normalmente fundamentam as questões do tipo nas principais organizadoras. O texto associado aborda notícia sobre a defesa do ex-deputado pelo Rio de Janeiro envolvido na operação Lava Jato. O enunciado questiona quem é o deputado em questão.


    A) Ex-presidente da Câmara, Cunha ficou famoso também por ter sido cassado após a aprovação do impedimento de Dilma Rousseff e passou algum tempo preso no âmbito das investigações da Operação Lava Jato. Segundo notícias mais recente cinco ano após sua cassação ensaia um retorno a vida política ainda não concretizado formalmente. 

    B) Exercia a função de "doleiro" e esteve envolvido em diversos escândalos de corrupção incluindo a Lava Jato. Nunca foi deputado federal. 

    C) Nunca foi deputado pelo estado do Rio de Janeiro, tendo sua base de atuação política em São Paulo.

    D) Ex-governador do Rio de Janeiro, foi preso acusado de corrupção e não atuou como deputado durante a Operação Lava Jato.

    E) Condenado no âmbito da Operação Lava Jato, teve seu mandato de deputado federal cassado em 2006.





    GABARITO DO PROFESSOR: A