I- Incorreto: Uma tabela-fato armazena, para fins estatísticos, as medições de desempenho.
Os atributos de análise de decisão das tabelas fato consistem em medidas de desempenho, métricas operacionais, medidas agregadas e todas as outras métricas necessárias para analisar o desempenho da organização.
II- Incorreto: A tabela agregada dimensão é composta de atributos e contém a descrição do negócio.
A tabela agregada é criada com dados da tabela fato, alterando sua granularidade, ou seja, ela sumariza os dados, gerando uma tabela menor.
As tabelas de dimensão representam entidades de negócios e constituem as estruturas de entrada que servem para armazenar informações como tempo, geografia, produto, cliente. As tabelas de dimensão geralmente representam relacionamentos hierárquicos no negócio (por exemplo, produtos se associam a subcategorias que se associam a categorias). Dizemos que elas possuem característica qualitativa dentro de um DW.
III- Correto: A tabela agregada é utilizada para reduzir o tempo de acesso de uma consulta de banco de dados.
A tabela agregada é utilizada para otimizar o tempo de acesso de uma consulta ao banco de dados. É importante avaliar bem o ambiente para definir quais agregações devem ser criadas; a utilização das mesmas requer um esforço adicional de manutenção, além de aumentar o gasto com armazenamento, por isso deve-se sempre tentar criar tabelas agregadas que atendam a múltiplas consultas.
IV- Correto: Métricas são as informações que se armazenam em tabela-fato e permitem medir o desempenho dos processos do negócio.
Métricas (por vezes chamadas de medidas ou fatos) são as informações armazenadas nas tabelas fato que permite medir o desempenho dos processos do negócio. As métricas são geralmente volumétricas, numéricas, podem ou não ser agregadas e na maioria das vezes são do tipo aditivas, ou seja, permitem operações como adição, subtração e médias. Existem também outros dois tipos de métricas, as métricas não aditivas e as semi-aditiva.
V- Incorreto: As métricas não aditivas, assim como os valores percentuais ou relativos, podem ser manipuladas livremente.
As medidas não-aditivas ou fatos não-aditivos não podem ser adicionados. Em geral, para agregar as linhas é necessário percorrer uma linha por vez. Ex.: porcentagem de vendas.
https://www.exponencialconcursos.com.br/tce-pb-comentarios-prova-de-analise-de-informacoes-gabarito-extraoficial/
I. Na minha opinião, esta alternativa está correta. Uma tabela fato armazena vários tipos de medições, incluindo medições de desempenho, para diversos fins, incluindo fins estatísticos. A banca inicialmente deu o gabarito como errada, mas depois considerou que a redação era ambígua e anulou o item. ANULADA
II. Uma tabela agregada é uma fato. A agregação dos registros da fato, como ocorre nas fatos de Snapshot Periódico, é uma técnica que visa reduzir a quantidade de registros nessa tabela, melhorando a performance de consulta. ERRADA
III. Como acabei de explicar, as tabelas fato agregadas melhoram a performance de consulta, reduzindo assim o tempo de acesso. CERTA
IV. As métricas são armazenadas nas fatos e permitem realizar diversas medições a respeito do negócio, incluindo o desempenho dos processos. CERTA
V. Não! As métricas não aditivas não podem ser somadas ou subtraídas umas das outras no momento da agregação. Portanto, elas não podem ser manipuladas livremente. ERRADA
Gabarito: I, III e IV (ANULADA)