SóProvas


ID
2588152
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-PB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Entre os vários tipos de programas utilizados para realizar ataques a computadores, aquele capaz de se propagar automaticamente pelas redes, enviando cópias de si mesmo entre computadores, é conhecido como

Alternativas
Comentários
  • Worm é um programa capaz de se propagar automaticamente pelas redes, enviando cópias de si mesmo de computador para computador.

     

    Adendo:

    Diferente do vírus, o worm não se propaga por meio da inclusão de cópias de si mesmo em outros programas ou arquivos, mas sim pela execução direta de suas cópias ou pela exploração automática de vulnerabilidades existentes em programas instalados em computadores.

     

    FONTE: https://cartilha.cert.br/malware/

     

    [Gab. D]

     

    bons estudos

  • Botnet: é uma rede de computadores que foram infectados por softwares maliciosos e podem ser controlados remotamente, obrigando-os a enviar spam, espalhar vírus ou executar ataques de DDoS sem o conhecimento ou o consentimento dos seus donos.

         

    Spyware: é um programa que monitora atividades de um sistema e envia a terceiros. Podem ser keyloggers, do tipo que captura o que o usuário digita; screenloggers, do tipo que registra os movimentos de mouse de um usuário, ou adwares, daqueles que mostram propagandas para o usuário.

         

    Backdoor: é um recurso utilizado por diversos malwares para garantir acesso remoto ao sistema ou à rede infectada, explorando falhas críticas não documentadas existentes em programas instalados, softwares desatualizados e do firewall para abrir portas do roteador. Alguns backdoors podem ser explorados por sites maliciosos, através de vulnerabilidades existentes nos navegadores, para garantir acesso completo ou parcial ao sistema por um cracker, para instalação de outros malwares ou para o roubo de dados.

          

    Trojan ou Cavalo de Tróia: programas impostores, arquivos que se passam por um programa desejável, mas que, na verdade, são prejudiciais, pois executam mais funções além daquelas que aparentemente ele foi projetado. Contêm códigos maliciosos que, quando ativados, causam a perda ou até mesmo o roubo de dados. Não se replicam.

          

    Worm: são programas autorreplicantes, passando de um sistema a outro, sem, necessariamente, utilizar um arquivo hospedeiro. Além disso, pode causar danos sem a ativação pelo usuário, diferentemente dos vírus.

     

    Fonte: Estratégia Concursos

  • GABARITO: LETRA E

     

     

    VEJAM A DIFERENÇA DE VÍRUS PRA WORM:

     

     

    (Ano: 2013 Banca: CESPE Órgão: PC-DF Prova: Agente de Polícia)

     

    Os vírus, ao se propagarem, inserem cópias de seu próprio código em outros programas, enquanto os worms se propagam pelas redes, explorando, geralmente, alguma vulnerabilidade de outros softwares.(CERTO)

     

    --------------             ------------

     

    (Ano: 2012 Banca: CESPE Órgão: TJ-AC Prova: Técnico Judiciário)

     

    Vírus é um programa de computador malicioso capaz de se propagar automaticamente por meio de redes, mas necessita ser explicitamente executado para se propagar.(CERTO)

     

    -------------           -----------------

     

    (Ano: 2012 Banca: CESPE Órgão: Câmara dos Deputados Prova: Todos os Cargos)



    Os worms, assim como os vírus, infectam computadores, mas, diferentemente dos vírus, eles não precisam de um programa hospedeiro para se propagar.(CERTO)

     

    ------------             ------------------

     

    (Ano: 2011 Banca: CESPE Órgão: AL-CE Prova: Analista Legislativo)

       

    Worms são programas que se espalham em uma rede, criam cópias funcionais de si mesmo e infectam outros computadores.(CERTO)

  • LETRA E

     

    COMPLEMENTANDO SOMENTE COM QUESTÕES DA BANCA:

     

    a)  (Ano: 2015 Banca: CESPE Órgão: TRE-GO Prova: Analista Judiciário)


    Botnet é uma rede formada por inúmeros computadores zumbis e que permite potencializar as ações danosas executadas pelos bots, os quais são programas similares ao worm e que possuem mecanismos de controle remoto.(CERTO)

     

     

    b)  (Ano: 2014 Banca: CESPE Órgão: TJ-SE Prova: Analista Judiciário - Análise de Sistemas)

     
    Spyware é um programa ou dispositivo que monitora as atividades de um sistema e transmite a terceiros informações relativas a essas atividades, sem o consentimento do usuário. Como exemplo, o keylogger é um spyware capaz de armazenar as teclas digitadas pelo usuário no teclado do computador.(CERTO)

     

     

    c) (Ano: 2012 Banca: CESPE Órgão: TJ-AL Prova: Técnico Judiciário - Conhecimentos Básicos)

     

    Backdoor é um programa que permite o acesso de uma máquina a um invasor de computador, pois assegura a acessibilidade a essa máquina em modo remoto, sem utilizar, novamente, os métodos de realização da invasão..(CERTO)

     

     

    d)  (Ano: 2008 Banca: CESPE Órgão: PC-TO Prova: Delegado de Polícia)

     

    Trojan é um programa que age utilizando o princípio do cavalo de tróia. Após ser instalado no computador, ele libera uma porta de comunicação para um possível invasor.(CERTO)

     

     

    e)  (Ano: 2011 Banca: CESPE Órgão: AL-CE Prova: Analista Legislativo)  --> GABARITO

       

    Worms são programas que se espalham em uma rede, criam cópias funcionais de si mesmo e infectam outros computadores.(CERTO)

  • Worms: autorreplicáveis.

    Vírus: necessitam de um hospedeiro e dependem de ativação (clicar em cima) para se propagarem.

  • Um worm é um programa autorreplicante, diferente de um vírus.

     

    Enquanto um vírus infecta um programa e necessita deste programa hospedeiro para se alastrar, o worm é um programa completo e não precisa de outro para se propagar.

     

    Cespe veio com tudo nas questões de Inf em 2018, viu! Deus Pai...

  • Aprendi um rap na internet sobre esse assunto e nunca mais errei questões desse tipo.....

    Assim:   "worm é um verme auto replicante

                  nem carece de hospedeiro

                   e ataca num instante....

                   Já o vírus pra atacar

                   nescessita de um hospedeiro

                   para se propagar"

  • Worm é um programa semelhante aos vírus, com a diferença de este ser auto-replicante, ou seja, ele cria cópias funcionais de si mesmo e infecta outros computadores.

    Questão correta: E

  • Letra (e)

     

    Worm (verme) - o PC fica lento.

     

    Outra questão que ajuda a responder: Q764479

  • Uma dica é  fazer um paralelo de vírus e worms:

     

    Vírus 

    •Infecta programas e arquivos 

    •Necessita de um hospedeiro 

    •Multiplica-se ao ser executado pelo usuário 

    •Apaga arquivos/Formata disco 

     

    Worms

    •Propaga-se de pc para pc na rede (nas falhas do sistema)

    •Não necessita de um hospedeiro 

    •Não precisa ser executado para se multiplicar

    •Propaga-se na rede com o objetivo de deixa-la lenta.

  • QUESTÃO  - Entre os vários tipos de programas utilizados para realizar ataques a computadores, aquele capaz de se propagar automaticamente pelas redes, enviando cópias de si mesmo entre computadores, é conhecido como

     

    Palavras-chave marcada em azul.

     

    Gab: Worms

  • Gabarito: Letra E. 

     

    Worm são programas autorreplicantes, passando de um sistema a outro, sem, necessariamente, utilizar um arquivo hospedeiro. Além disso, pode causar danos sem a ativação pelo usuário, diferentemente dos vírus.

    Todo programa em um computador precisa ser executado. Um worm, para se autorreplicar, precisa estar em execução. O que difere o worm de um vírus, por exemplo, é que, enquanto o vírus é executado por uma ação explícita do usuário (como um clique duplo no arquivo malicioso), o worm explora vulnerabilidades existentes ou falhas na configuração de softwares instalados em computadores.

     

    A) Botnet: Bot é um programa que dispões de mecanismos com o invasor que permite que ele seja controlado remotamente. Propaga-se de
    maneira similar ao worm. O computador infectado por um bot pode ser chamado de zumbi, pois pode ser controlado remotamente, sem o conhecimento do dono. Botnet é o nome dado a uma rede de Bots.

     

    B) Spyware é um programa que monitora atividades de um sistema e envia a terceiros. Podem ser keyloggers, do tipo que captura o que o usuário digita; screenloggers, do tipo que registra os movimentos de mouse de um usuário, ou adwares, daqueles que mostram
    propagandas para o usuário.

     

    C) Backdoor é um programa que permite o retorno de um invasor a um computador comprometido. Ele deixa “portas abertas” em programas
    instalados na máquina, permitindo o acesso remoto futuro na máquina.

     

    D) Trojan: programas impostores, arquivos que se passam por um programa desejável, mas que, na verdade, são prejudiciais, pois
    executam mais funções além daquelas que aparentemente ele foi projetado. Contêm códigos maliciosos que, quando ativados, causam a
    perda ou até mesmo o roubo de dados. Não se replicam.

     

    Prof Victor Dalton - Estratégia Concursos

  • Gab:E

     

  • Worm é um programa capaz de se propagar automaticamente pelas redes, enviando cópias de si mesmo de computador para computador.

     

     https://cartilha.cert.br/malware

  • Falar "automaticamente" é WORM!

  • Um Worm (termo da língua inglesa que significa, literalmente, "verme") é um programa autorreplicante, diferente de um vírus. Enquanto um vírus infecta um programa e necessita deste programa hospedeiro para se alastrar, o worm é um programa completo e não precisa de outro para se propagar. Bons estudos 

     

    https://pt.wikipedia.org › wiki › Worm

  • GABARITO: LETRA E

     

    WORMS são programas parecidos com vírus, mas que na verdade são capazes de se propagarem automaticamente através de redes, enviando cópias de si mesmo de computador para computador (observe que os worms apenas se copiam, não infectam outros arquivos, eles mesmos são os arquivos !!). Além disso, geralmente utilizam as redes de comunicação para infectar outros computadores (via e-mails, Web, FTP, redes das empresas etc.).

     

    Diferentemente do vírus, o worm não embute cópias de si mesmo em outros programas ou arquivos e não necessita ser explicitamente executado para se propagar. Sua propagação se dá através da exploração de vulnerabilidades existentes ou falhas na configuração de softwares instalados em computadores.

  • GAB: E 

     

    "Worm é um programa capaz de se propagar automaticamente pelas redes, enviando cópias de si mesmo de computador para computador."

     

     

    - fonte: Cartilha Cert Br.

  • E) WORMS: é um vírus auto replicante, ou seja, ela cria cópias funcionais de si mesmo e infecta outros computadores. Tal infecção pode ocorrer através de conexões de redes locais, internet ou anexos de e-mails.

  • Falou em "criar cópias de si mesmo", 99% das vezes é WORM (verme).

  • melhor comentario e o da rosalina e diego

  • Vírus: São pequenos códigos de programação maliciosos que se “agregam” a arquivos e são transmitidos com eles. Em outras palavras, tecnicamente, um vírus é um programa (ou parte de um programa) que se anexa a um arquivo de programa qualquer (como se o estivesse “parasitando”) e depois disso procura fazer cópias de si mesmo em outros arquivos semelhantes.

    Quando o arquivo é aberto na memória RAM, o vírus também é, e, a partir daí se propaga infectando, isto é, inserindo cópias de si mesmo e se tornando parte de outros programas e arquivos de um computador.

    O vírus depende da execução do programa ou arquivo hospedeiro para que possa se tornar ativo e dar continuidade ao processo de infecção. Alguns vírus são inofensivos, outros, porém, podem danificar um sistema operacional e os programas de um computador.

     

    Worms (Vermes)Programas parecidos com vírus, mas que na verdade são capazes de se propagarem automaticamente através de redes, enviando cópias de si mesmo de computador para computador (observe que os worms APENAS se copiamnão infectam outros arquivos, eles mesmos são os arquivos!). Além disso, geralmente utilizam as redes de comunicação para infectar outros computadores (via e-mails, Web, FTP, redes das empresas etc.). Diferentemente do vírus, worm NÃO embute cópias de si mesmo em outros programas ou arquivos e NÃO necessita ser explicitamente executado para se propagar. Sua propagação se dá através da exploração de vulnerabilidades existentes ou falhas na configuração de softwares instalados em computadores. Os Worms podem se espalhar de diversas maneiras, mas a propagação via rede é a mais comum. Sua característica marcante é a replicação (cópia funcional de si mesmo) e infecção de outros computadores SEM intervenção humana e SEM necessidade de um programa hospedeiro.

     

    Trojan Horse (Cavalo de Troia): É um programa aparentemente inofensivo que entra em seu computador na forma de cartão virtual, álbum de fotos, protetor de tela, jogo etc., e que, quando executado (com a sua autorização), parece lhe divertir, mas, por trás abre portas de comunicação do seu computador para que ele possa ser invadidoPor definição, o Cavalo de Troia distingue-se de um vírus ou de um worm por NÃO infectar outros arquivos, NEM propagar cópias de si mesmo automaticamente. Uma das características do Cavalo de Troia (trojan horse) é que ele facilita ação de outros ataques!

     

    Spyware: tem por finalidade monitorar as atividades de um sistema e enviar as informações coletadas para terceiros.

     

    Ransomwares (Pede resgate!). O termo vem da palavra "resgate" em inglês (ransom) unida ao sufixo de malware. Cibercriminosos sequestram os dados salvos no equipamento e exigem um resgate para liberar o acesso a eles. Cifram esses dados usando alta criptografia “impossível” de ser quebrada.

     

    Backdoors (Abre portas!). Normalmente, um atacante procura garantir uma forma de retornar a um computador comprometido, sem precisar recorrer aos métodos utilizados na realização da invasão.

     

     

     

     

  • Lembrando que a diferença principal entre vírus e worms é que os vírus infectam programas ou parte deles, além de depender da execução desses programas para criar cópias de si mesmo. Já para os worms, não há necessidade de execução

     

  • a) Botnet = Uma rede infectada por bots é denominada de botnet (também conhecida como rede zumbi), sendo composta geralmente por milhares desses elementos maliciosos, que ficam residentes nas máquinas, aguardando o comando de um invasor.
    Quanto mais zumbis (Zombie Computers) participarem da botnet, mais potente ela será.

    b) SpywareTrata-se de um programa espião (spy em inglês = espião), que tem por finalidade monitorar as atividades de um sistema e enviar as informações coletadas para terceiros.

    Segundo a norma ABNT ISO/IEC 27000, Spyware é um software enganador que coleta informações particulares ou confidenciais de um usuário de computador. NOTA Informações podem incluir assuntos como websites mais visitados ou informações mais sensíveis, como senhas.

    c) Backdoor = (Abre portas!) Normalmente, um atacante procura garantir uma forma de retornar a um computador comprometido, sem precisar recorrer aos métodos utilizados na realização da invasão. Na maioria dos casos, também é intenção do atacante poder retornar ao computador comprometido sem ser notado. A esses programas que permitem o retorno de um invasor a um computador comprometido, utilizando serviços criados ou modificados para este fim, dá-se o nome de backdoor.
    A forma usual de inclusão de um backdoor consiste na disponibilização de um novo serviço ou substituição de um determinado serviço por uma versão alterada, normalmente possuindo recursos que permitam acesso remoto (através da Internet). Pode ser incluído por um invasor ou através de um cavalo de troia.

    d) TrojanÉ um programa aparentemente inofensivo que entra em seu computador na forma de cartão virtual, álbum de fotos, protetor de tela, jogo etc., e que, quando executado (com a sua autorização), parece lhe divertir, mas, por trás abre portas de comunicação do seu computador para que ele possa ser invadido. Por definição, o Cavalo de Troia distingue-se de um vírus ou de um worm por NÃO infectar outros arquivos, NEM propagar cópias de si mesmo automaticamente.

    e) Worm = Programas parecidos com vírus, mas que na verdade são capazes de se propagarem automaticamente através de redes, enviando cópias de si mesmo de computador para computador (observe que os worms APENAS se copiam, não infectam outros arquivos, eles mesmos são os arquivos!). Além disso, geralmente utilizam as redes de comunicação para infectar outros computadores (via e-mails, Web, FTP, redes das empresas etc.).
    Diferentemente do vírus, o worm NÃO embute cópias de si mesmo em outros programas ou arquivos e NÃO necessita ser explicitamente executado para se propagar. Sua propagação se dá através da exploração de vulnerabilidades existentes ou falhas na configuração de softwares instalados em computadores.

  • Vírus = Programa (Hospedeiro);

     

    Worm = Rede (Verme);

  • botnet > (ro)bot = robô - robôs aguardam receber comando. 

     

    spyware > spy = espião - espiões monitoram e enviam informações sigilosas.

     

    backdoor > porta dos fundos - quem entra pela porta dos fundos não quer ser visto, por isto a deixa aberta pra entrar e sair qdo quiser.

     

    trojan > cavalo de tróia - o famoso presente de grego, parece uma coisa mas é outra.

     

    worm > verme - vermes são seres completos, não precisam de hospedeiro e se multiplicam facilmente.

     

    vírus > um vírus só se multiplica se tiver hospedeiro.

  • Bot é um programa que dispõe de mecanismos de comunicação com o invasor que permitem que ele seja controlado remotamente. Possui processo de infecção e propagação similar ao do worm, ou seja, é capaz de se propagar automaticamente, explorando vulnerabilidades existentes em programas instalados em computadores.

    Fonte: https://cartilha.cert.br/malware/

  • Worm

    Um tipo de malware, minha gente

    É aquele tal de worm

    Replica-se automaticamente

    E na rede causa um dano enorme

     

    Para driblar esse nojento

    O firewall é uma opção

    Não é: oh! Que 100%

    Mas dá alguma proteção

     

    Pra o safadinho não entrar

    Fechar a porta é uma opção

    Mas se ele já estiver lá

    Use um IDS então

    *IDS(Intrusion Detection Sistem): é meio que um fofoqueiro do bem. Ele abelhuda a rede e dá uma de x9 a "quem de direito".

  • Botnet -> Rede de bot (varíos computadores zumbi)

    Spyware -> Espiões. Envia as informações coletadas para terceiro.

    Backdoor -> Permite o retorno de um invasor a um computador comprometido.

    Trojan-> Não é vírus (executa funções sem o conhecimento do usuário)

    Worm-> Se propaga automaticamente pelas redes, enviando cópias de si mesmo de computador para computador.



  • botnet: programa autônomo, acessa sites, vota em pesquisas. Os computadores controlados são transformados em zumbi.

    Spyware: programa espião. 

    Backdoor: tipo de código malicioso. Programa que permite o retorno de um invasor a um computador comprometido. 

    trojan (Cavalo de Tróia): um cavalo de é um malware que age tal como na história do Cavalo de Troia, entrando no computador e criando uma porta para uma possível invasão 

    Worm: é um programa capaz de se propagar automaticamente através de redes, enviando cópias de si mesmo de computador para computador. 

  • Gaba: E



    Para não cair nas artimanhas da Cespe:


    Worm: programa completo, autopropaga-se e dispensa hospedeiro


    Vírus: fragmento de programa, não se autopropaga e necessita de hospedeiro

  • --> Tipos de malware:

    Backdoor: é um programa que permite o retorno de um invasor a um computador comprometido, por meio da inclusão de serviços criados ou modificados para este fim.

    Bot/Zumbi: é um programa que dispõe de mecanismos de comunicação com o invasor que permitem que ele seja controlado remotamente.

    Botnets: é uma rede formada por centenas ou milhares de computadores zumbis e que permite potencializar as ações danosas executadas pelos bots.

    Cavalo de Troia/Trojan: é um programa que, além de executar as funções para as quais foi aparentemente projetado, também executa outras funções, normalmente maliciosas, e sem o conhecimento do usuário.

    Ransomware: Também chamado de scareware, esse tipo de malware pode bloquear/criptografar seu computador e ameaçar apagar tudo a menos que um resgate seja pago.

    Rootkit: é um conjunto de programas e técnicas que permite esconder e assegurar a presença de um invasor ou de outro código malicioso em um computador comprometido.

    Spyware: é um programa projetado para monitorar as atividades de um sistema e enviar as informações coletadas para terceiros. Alguns tipos específicos de programas spyware são:

    · Keylogger: capaz de capturar e armazenar as teclas digitadas pelo usuário no teclado do computador.

    · Screenlogger: similar ao keylogger, capaz de armazenar a posição do cursor e a tela apresentada no monitor, nos momentos em que o mouse é clicado, ou a região que circunda a posição onde o mouse é clicado.

    · Adware: projetado especificamente para apresentar propagandas.

    Vírus: é um programa ou parte de um programa de computador, normalmente malicioso, que se propaga inserindo cópias de si mesmo e se tornando parte de outros programas e arquivos.

    Worms: é um programa capaz de se propagar automaticamente pelas redes, enviando cópias de si mesmo de computador para computador.

  • Conhecido em algumas provas como um verme, o worm, diferente do vírus, não necessita ser executado pelo usuário para se propagar, pois ele consegue ser automático na rede. Um exemplo é a infecção pelo pendrive, basta inserir o pendrive no computador que o worms pode infectar o computador, ou, infectar o pendrive. Explorando a vulnerabilidade dos programas instalados o worms consegue criar cópias de si com a finalidade de consumir vários recursos, podendo afetar o desempenho da rede e do computador. Outra forma de replicação é utilizando programas clientes de e-mail, enviando por correio eletrônico cópias de si para os contatos do usuário. O Worms pode instalar no computador do usuário um bot (robot), robô que consegue controlar o sistema a distância. Um dos objetivos dos worms é conseguir reunir o maior número de computadores, para poderem utilizar um ataque DDoS (negação de serviço distribuído) interrompendo alguns serviços da web.

    INFORMÁTICA PARA CONCURSOS

    Prof. Danilo Vilanova

  • worm > verme - vermes são seres completos, não precisam de hospedeiro e se multiplicam facilmente.

  • Gabarito: E

    WORM

    Verme;

    Autônomo (Não precisa de hospedeiro nem de ser inicializado pelo usuário);

    Auto-replicante.

    Explicação do Prof. Maurício Franceschini.

  • --> Tipos de malware:

    Backdoor: é um programa que permite o retorno de um invasor a um computador comprometido, por meio da inclusão de serviços criados ou modificados para este fim.

    Bot/Zumbi: é um programa que dispõe de mecanismos de comunicação com o invasor que permitem que ele seja controlado remotamente.

    Botnets: é uma rede formada por centenas ou milhares de computadores zumbis e que permite potencializar as ações danosas executadas pelos bots.

    Cavalo de Troia/Trojan: é um programa que, além de executar as funções para as quais foi aparentemente projetado, também executa outras funções, normalmente maliciosas, e sem o conhecimento do usuário.

    Ransomware: Também chamado de scareware, esse tipo de malware pode bloquear/criptografar seu computador e ameaçar apagar tudo a menos que um resgate seja pago.

    Rootkit: é um conjunto de programas e técnicas que permite esconder e assegurar a presença de um invasor ou de outro código malicioso em um computador comprometido.

    Spyware: é um programa projetado para monitorar as atividades de um sistema e enviar as informações coletadas para terceiros. Alguns tipos específicos de programas spyware são:

    · Keylogger: capaz de capturar e armazenar as teclas digitadas pelo usuário no teclado do computador.

    · Screenlogger: similar ao keylogger, capaz de armazenar a posição do cursor e a tela apresentada no monitor, nos momentos em que o mouse é clicado, ou a região que circunda a posição onde o mouse é clicado.

    · Adware: projetado especificamente para apresentar propagandas.

    Vírus: é um programa ou parte de um programa de computador, normalmente malicioso, que se propaga inserindo cópias de si mesmo e se tornando parte de outros programas e arquivos.

    Worms: é um programa capaz de se propagar automaticamente pelas redes, enviando cópias de si mesmo de computador para computador.

  • Gabarito - Letra E.

    Worm (ou Verme) - um programa capaz de se replicar automaticamente, enviando cópias de si mesmo.Diferente dos vírus, ele não se propaga por meio da inclusão de cópias de si mesmo em outros programas ou arquivos através da rede, mas , sim , pela exploração automática de vulnerabilidades existentes em programas instalados em computadores ou pela execução direta de suas cópias. 

  • GAB EEEEE

    worm -> vários gêmeos

  • Programas que se propagam automaticamente pelas redes, enviando cópias de si mesmo entre computadores são os worms.
  • Programas que se propagam automaticamente pelas redes, enviando cópias de si mesmo entre computadores são os worms.
  • Programas que se propagam automaticamente pelas redes, enviando cópias de si mesmo entre computadores são os worms.
  • Programas que se propagam automaticamente pelas redes, enviando cópias de si mesmo entre computadores são os worms.
  • Programas que se propagam automaticamente pelas redes, enviando cópias de si mesmo entre computadores são os worms.
  • Programas que se propagam automaticamente pelas redes, enviando cópias de si mesmo entre computadores são os worms.
  • Programas que se propagam automaticamente pelas redes, enviando cópias de si mesmo entre computadores são os worms.
  • Programas que se propagam automaticamente pelas redes, enviando cópias de si mesmo entre computadores são os worms.
  • Programas que se propagam automaticamente pelas redes, enviando cópias de si mesmo entre computadores são os worms.
  • Programas que se propagam automaticamente pelas redes, enviando cópias de si mesmo entre computadores são os worms.
  • Programas que se propagam automaticamente pelas redes, enviando cópias de si mesmo entre computadores são os worms.
  • Programas que se propagam automaticamente pelas redes, enviando cópias de si mesmo entre computadores são os worms.
  • Programas que se propagam automaticamente pelas redes, enviando cópias de si mesmo entre computadores são os worms.
  • Programas que se propagam automaticamente pelas redes, enviando cópias de si mesmo entre computadores são os worms.
  • Programas que se propagam automaticamente pelas redes, enviando cópias de si mesmo entre computadores são os worms.
  • Programas que se propagam automaticamente pelas redes, enviando cópias de si mesmo entre computadores são os worms.
  • O vírus, em regra, requer sua execução para poder realizar seus danos.

    Vírus de SCRIPT: Auto executável

    No entanto, o Vírus de SCRIPT é bem peculiar, pois, em virtude de ser interpretado pelo navegador web, dependendo de suas configurações, pode ser executado AUTOMATICAMENTE pelo próprio navegador. Em não havendo a intervenção do usuário, que apenas acessou o site, isto configura Execução Automática.

  • Cespe pm-al 2018

    A situação II pode ter ocorrido por meio de bot, um programa que dispõe de determinados mecanismos de comunicação com o invasor, os quais permitem que o computador invadido seja controlado remotamente, propaganda a infecção de forma automática e explorando vulnerabilidades existentes em programas instalados. 

    Gabarito Certo

    Por essa afirmação o bot também é infecta de for automática.

  • LETRA E

    WORM: O worm é um tipo de malware mais perigoso que um vírus comum, pois sua propagação é rápida e ocorre sem controle da vítima. Assim que ele contamina um computador, o programa malicioso cria cópias de si mesmo em diferentes locais do sistema e se espalha para outras máquinas, seja por meio de Internet, mensagens, conexões locais, dispositivos USB ou arquivos. O objetivo do golpe, em geral, é roubar dados do usuário ou de empresas.

  • Pensa que worms são semelhantes a lombrigas... elas se replicam sem a gente querer, invadem o nosso corpo sem a gente permitir!! kkkk

  • WORMS:

    - Os worms são programas maliciosos semelhantes aos vírus.

    - Ao contrário de um vírus, um worm não infecta arquivos de computador e não precisa de interação humana a se espalhar.

    - Se propaga AUTOMATICAMENTE pela rede, é autoexecutável.

    - Capaz de se propagar automaticamente pelas redes, enviando cópias de si mesmo entre computadores.(CESPE)

    - Para detectar e remover os vermes: software antivírus e ferramentas de remoção de malware.

    - O WORM gera LENTIDÃO.

    - É um programa malicioso, independente de hospedeiro e que usa a estrutura das redes para se copiar de micro em micro, degradando a velocidade da comunicação nessa estrutura.

  • Minha contribuição.

    Worm: É um programa capaz de se replicar automaticamente, enviando cópias de si mesmo. Diferente do vírus, ele não se propaga por meio da inclusão de cópias de si em outros programas ou arquivos através da rede, mas - sim - pela exploração automática de vulnerabilidades existentes em programas instalados em computadores ou pela execução direta de suas cópias. Em suma: eles não infectam outros arquivos, eles mesmos são os arquivos. Worms são notadamente responsáveis por consumir muitos recursos, devido à grande quantidade de cópias de si mesmo que costumam propagar e, como consequência, degradam sensivelmente o desempenho de redes e podem lotar o disco rígido de computadores.

    Palavras chaves:

    -Redes

    -Não precisa de hospedeiro

    -Autorreplicáveis

    -Não precisa ser executado

    Fonte: Estratégia

    Abraço!!!

  • Quando falar em “se propagar” lembrem do larva, quando tu vê uma e depois vê 100.

  • Worm não é um ataque, mas sim um vírus, uma ameaça maliciosa. 100% de certeza

  • Essa questão ficou fácil, se eles botassem uma das alternativas o Vírus. Aiii sim ficaria bem difícil, porque é muito fácil confundir os dois!

  • Essa questão é possível de anulação, porque , a única alternativa correta é a letra E. Contudo, o enunciado diz quer o worm é um ataque , mas na verdade é um tipo de Malware.

  • Em nenhum momento a questão fala que worm é um ataque. ela fala que é um programa utilizado para fazer ataque... aprendam a ler e interpretar a questao pra nao ficarem falando besteira, por favor.

  • Minha contribuição.

    Botnet: São redes formadas por centenas ou milhares de computadores zumbis (máquinas controladas remotamente) e que permitem potencializar as ações danosas executadas pelos bots.

    Spyware: É um software espião, capaz de violar a privacidade das informações de usuários, coletando dados da máquina ou da rede e disponibilizando-as a terceiros. Os tipos mais comuns de spywares são os os keyloggers, screenloggers, adwares e sniffers.

    Backdoor: Programa que permite o retorno de um invasor a um computador comprometido, por meio da inclusão de serviços criados ou modificados para este fim. Ele é usado para assegurar o acesso futuro ao computador comprometido, permitindo que ele seja acessado remotamente, sem que haja necessidade de recorrer novamente aos métodos utilizados na realização da invasão ou infecção e, na maioria dos casos, sem que seja notado.

    Trojan: É um arquivo que é enviado se passando por um aplicativo útil, como um ''presente de grego'', mas que na verdade possui funcionalidades maliciosas escondidas.

    Worm: Programas autorreplicantes, passando de um sistema a outro, sem, necessariamente, utilizar um arquivo hospedeiro. Além disso, pode causar danos sem a ativação pelo usuário, diferentemente dos vírus.

    Fonte: Estratégia

    Abraço!!!

  • WORM

    É programa malicioso, independente de hospedeiro e que usa a estrutura das redes para se copiar de micro em micro, degradando a velocidade da comunicação nessa estrutura. O WORM gera LENTIDÃO

    Não é vírus e, por isso, não infecta arquivos, mas é um programa malicioso

    O worm se multiplica, se replica dentro dos programas e isso acontece dentro de DISPOSITIVOS MÓVEIS.

    Exemplo: cartão de memória, pendrive, hd externo,

    O worm se replica só de ter contato com outras máquinas, não sendo necessária sua execução propriamente dita

    CUIDADOI

    Cuidado para não confundir padrão de armazenamento WORM com o programa

    malicioso WORM

  • worm's ( VERMES, NINDA )

    ✔ auto executável, não necessita de ação do usuário

    não necessita de um hospedeiro

    ✔ se propaga pela rede

    afeta o desempenho ( velocidade )

    ✔ auto replicável

    ESPERO TER AJUDADO ...

    +1 DIA DE LUTA

    -1 DIA P/ POSSE

    #BORA VENCER 

  • A tradução de Worm é verme. Daí você consegue associar à ideia de auto replicante.

  • WORM

    É um PROGRAMA, se propaga AUTOMATICAMENTE pelas redes, ENVIANDO CÓPIAS DE SI MESMO PELA REDE / E-MAIL. Tem a FINALIDADE PRINCIPAL de gerar NEGAÇÃO DE SERVIÇO, pois consome muitos recursos, devido à grande quantidade de cópias de si mesmo, podendo afetar o desempenho de redes e a utilização de computadores.

    NÃO INFECTA OUTROS ARQUIVOS OU PROGRAMAS, diferente do vírus, NÃO PRECISA DE HOSPEDEIRO.

  • Gab E

    Worm:

    Autorreplicante: replica a si mesmo. Não precisa de arquivo hospedeiro, igual ao Vírus, que precisa ''grudar'' em uma foto por exemplo.

    Execução automática: Não é necessário clicar em nada, nem abrir nada. Ele executa-se sozinho, aproveitando falhas e vulnerabilidade de computador. Ou, até mesmo, simplismente execução direta de suas cópias,

    Propagação (espalhamento): Automático, pelas redes.

  • OUTRAS QUESTÕES DO CESPE SOBRE O ASSUNTO:

    (CESPE - 309156) Worm é um programa que possui código malicioso, capaz de se disseminar, por meio de uma rede, para vários computadores. CERTO

    (CESPE - Q360883) O comprometimento do desempenho de uma rede local de computadores pode ser consequência da infecção por um worm. CERTO

    (CESPE - Q355846) Antivírus modernos e atualizados podem detectar worms se sua assinatura for conhecida. CERTO

    • Gravem isso: TROJAN, WORM e SPYWARE NÃO SÃO VÍRUS PORQUE NÃO PRECISAM DE HOSPEDEIROS.

    PARA NÃO CONFUNDIR:

    • Vírus = precisam de um hospedeiro para se propagarem. Se instalam em arquivos e se enviam via e-mail (igual o vírus da gripe).
    • Worms = são auto suficientes, não precisam de hospedeiros para propagar seu código nocivo. Podem fazer réplicas de si mesmo, função que os diferencia dos vírus (iguais as bactérias).

    OBS.: Ambos (vírus e worms) precisam de um ambiente (uma máquina) para sobreviverem e de um meio (internet, pendrives) para se propagarem.  

    gab.: E

    CONTINUAMOS NA LUTA!

  • Gabarito: E

    BOTNET: Uma botnet é uma rede de computadores que foram infectados por softwares maliciosos e podem ser controlados remotamente, obrigando-os a enviar spam, espalhar vírus ou executar ataques de DDoS sem o conhecimento ou o consentimento dos seus donos.

     

    SPYWARE (Espião):  Software espião que ataca seu computador ou dispositivo móvel para coletar informações sobre você, seus dados de navegação e seus hábitos de uso da internet.

     

    BACKDOOR: : É uma porta de acesso ao sistema, que foi criada a partir de um programa instalado que não foi autorizado pelo proprietário do sistema e que permite o acesso ao computador por pessoas não autorizadas. Geralmente é instalado partir de uma falha de segurança,

     

    TROJAN (cavalo de Troia): Acessa seu dispositivo disfarçado como um programa comum e legítimo

     

    WORM: Se replica com o objetivo de se espalhar para outros computadores

  • WORM: Macete a base de emergência WOrdinário Replicante na Máquina. KKKKK

  • RAP FAMOSO AQUI DO QC

    ERRA MAIS NUNCA

     "worm é um verme auto replicante

           nem carece de hospedeiro

            e ataca num instante....

            Já o vírus pra atacar

            nescessita de um hospedeiro

            para se propagar"

  • Pequeno resumo:

    A. Botnet: Quando existir uma rede de bots (vários computadores infectados por bots), denominamos Botnet.

    B. Spyware (espião): consiste num programa automático de computador que recolhe informações sobre o usuário e sobre os seus costumes na internet e as transmite a uma entidade externa, sem que o usuário saiba ou consinta. 

    C. Backdoors (porta dos fundos): é um trecho de código mal-intencionado que cria uma ou mais falhas de segurança para dar acesso ao sistema operacional a pessoas não autorizadas. Essa falha de segurança criada é análoga a uma porta dos fundos, por onde a pessoa mal-intencionada pode entrar (invadir) no sistema. 

    D. Cavalos de Troia (Trojans): são programas introduzidos de diversas maneiras em um computador com o objetivo de controlar o seu sistema. Normalmente recebido como um “presente” (por exemplo, cartão virtual, álbum de fotos, protetor de tela, jogo etc.)

    E. • Worms (vermes): worm é um programa independente com capacidade de se autopropagar através de redes, enviando cópias de si mesmo de computador para computador, explorando a vulnerabilidade de programas e sistemas ou falhas na configuração de softwares instalados. (Nosso gabarito)

  • Comentários do prof. Diego do Estratégia (@professordiegocarvalho):

    (a) Errado, eles não se propagam;

    (b) Errado, eles não se propagam;

    (c) Errado, eles não se propagam;

    (d) Errado, eles não se propagam;

    (e) Correto, eles realmente se propagam automaticamente pelas redes, enviando cópias de si mesmo entre computadores.

    Letra E 

  • Um Worm é um programa semelhante aos vírus, com a diferença de este ser auto replicante, ou seja, ele cria cópias funcionais de si mesmo e infecta outros computadores. Tal infecção pode ocorrer através de conexões de rede locais, Internet ou anexos de e-mails. 

    Fonte: https://www.tecmundo.com.br/antivirus/206-o-que-e-um-worm-.htm

  •  Worm é um programa semelhante aos vírus, com a diferença de este ser auto replicante, ou seja, ele cria cópias funcionais de si mesmo e infecta outros computadores. Tal infecção pode ocorrer através de conexões de rede locais, Internet ou anexos de e-mails. 

    Janmison Renato