SóProvas


ID
2588818
Banca
VUNESP
Órgão
Câmara da Estância Balneária de Itanhaém - SP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

A exposição, realizada desde 15 de agosto no Santander Cultural, em Porto Alegre, foi cancelada após protestos em redes sociais. A mostra, com curadoria de Gaudêncio Fidelis, ficaria em cartaz até 8 de outubro, mas o espaço cultural cedeu às pressões de internautas. A seleção contava com 270 obras. Os trabalhos são assinados por 85 artistas, como Adriana Varejão, Candido Portinari, Lygia Clark, Yuri Firmeza e Leonilson.

(Folha de S.Paulo, 10.09.17. Disponível em: <https://goo.gl/4NJmf3> . Adaptado)


A exposição a que se refere a notícia abordava questões

Alternativas
Comentários
  • Nem sei do que se tratava, mas sendo brasileiro, o que mais causa "revolta" na internet ou discussões é o assunto de gênero e diversidade sexual.

    Logo, presume-se que o gabarito seja D

     

    GAB: D

  • Exposição sobre diversidade sexual é cancelada após repercussão negativa

    A mostra Queermuseu - Cartografias da Diferença na Arte Brasileira, que estaria em cartaz no Santander Cultural, em Porto Alegre, entre os dias 15 de agosto e 8 de outubro, foi cancelada por causa da insatisfação de alguns dos frequentadores, que acusaram a exposição de blasfêmia em redes sociais. 

    De acordo com o Santander Cultural, a exposição havia sido montada "para nos fazer refletir sobre os desafios que devemos enfrentar em relação à questões de gênero, diversidade, violência".

    Com curadoria de Gaudêncio Fidelis, a exposição tinha ao todo 270 trabalhos de 85 artistas que abordavam a temática LGBT, questões de gênero e de diversidade.

    Entre os artistas, haviam nomes consagrados como Alfredo Volpi, Cândido Portinari, Clóvis Graciano, Ligia Clark e Leonilson. A mostra foi viabilizada pela captação de R$ 800 mil por meio da Lei Rouanet.

    Um dos vídeos difundidos que protestavam contra a exposição citava o artigo 208 do código penal: "Escarnecer de alguém publicamente, por motivo de crença ou função religiosa; impedir ou perturbar cerimônia ou prática de culto religioso; vilipendiar publicamente ato ou objeto de culto religioso".  Em seguida, alguém corrige o manifestante, lembrando que o Brasil é laico. A postagem, feita nessa quinta-feira, 9, obteve mais de 11 mil compartilhamentos. (...)

    http://cultura.estadao.com.br/noticias/artes,exposicao-sobre-diversidade-sexual-e-cancelada-apos-repercussao-negativa,70001983960

    Importante!

    posterior a isso houve a tentativa da exposição ir para o Rio, SP e BH.

    Crivella, prefeito do Rio, chegou a vetar a exposição

    Doria, prefeito de sp, e Alexandre kalil, prefeito de bh, pronunciaram contra a exposição.(não achei nada que falasse de vetar a exposição)

  • Realmente. Certíssimo, Thiago Tavares. Também presumi isso. 

    Para chegar a cancelar a exposição só poderia se tratar de gênero e diversidade sexual, com certeza. 

  • Essa tá fácil. É só lembrar dos boçais do MBL.

  • É só lembrar da galera que faz alarde quando a pedofilia ocorre abstratamente no âmbito de uma exposição artística, mas se cala quando ocorre concretamente nas famílias e igrejas :D

  • Mamãefalei, fez eu acerta essa, fez também um prof.de geográfica pedir as contas por agressão , além de fazer o  banco Santander boicotar a  exposição. Os caras são lendas.

  • O texto associado aborda uma exposição de arte que foi duramente atacada nas redes sociais devido ao seu conteúdo. O enunciado questiona qual o tema abordado pela mesma.


    A) Exposições de arte com conteúdo político são muito comuns sendo não usuais a defesa de projetos partidários em mostras de arte. Apensar do tema ser comum não foi esse o exposto em Porto Alegre no referido texto.

    B) Temas um pouca menos usuais a exposições artísticas não foram as causas dos ataques sofridos pelos organizadores da exposição de Porto Alegre.

    C) Tema muito comum em exposições de arte, sobretudo a contemporânea, não costuma mobilizar tantos ataques como os que foram dirigidos a exposição citada no texto.

    D) A exposição chamada oficialmente de  "Queermuseu cartografias da diferença na arte brasileira" sofreu pesados ataques na internet e presenciais devido a sua temática e a obras que remetem ao debate sobre gênero e diversidade sexual, tendo seus organizadores sofrido graves ameaças de morte mesmo após o cancelamento e a reexposição em outros espaços. O episódio entrou para a história recente da arte brasileira como símbolo de intolerância e exemplo de crimes virtuais. 

    E)Tema incomum a para exposições de arte e que dificilmente causaria a polêmica relatada no texto. 




    GABARITO DO PROFESSOR: D