GABARITO: C
O terremoto de 8,1 graus na escala Richter, que atingiu o México na última sexta-feira (8), já causou ao menos 96 mortos, segundo informações da agência de notícias France Press , nesta segunda-feira (11). As novas mortes registradas hoje ocorreram no estado de Oaxaca, que foi o maior atingido pelos tremores.
Fonte: http://ultimosegundo.ig.com.br/mundo/2017-09-10/terremoto-mexico.html
----------------------------------------------------
O Furacão Irma, o mais forte registrado na história do Oceano Atlântico deixou ao menos 10 mortos e mais de 20 feridos, até o momento, em sua passagem pelas ilhas de St Matin, Antigua e Barbuda, no Caribe.
Segundo o Centro Nacional de Furacões, o furacão continua na categoria 5 e segue pela costa norte da República Dominicana, para passar pelo Haiti e Cuba, continuando em direção à costa sul da Flórida. Irma também passará pelas ilhas Turcas e Caicos, além das Bahamas, onde os moradores também já estão deixando suas casas. As previsões indicam que o furacão passará sobre a capital Nassau.
Fonte: http://agenciabrasil.ebc.com.br/internacional/noticia/2017-09/furacao-irma-segue-em-direcao-paises-do-caribe
A escala de Richter é utilizada para quantificar a magnitude de um evento sísmico. A escala de medidas começa a ser considerada de microssismos aqueles eventos que são menores que dois e os humanos não consegue perceber, até a eventos com valor maior que 9 que são capazes de destruir milhares de quilômetros ao redor do epicentro.
Os terremotos são fenômenos da litosfera que acontecem em função dos movimentos das placas tectônicas. O primeiro texto da questão trata-se de um terremoto com magnitude de 8,1 na escala Richter. Tal fato é considerado um evento importante, pois destruiu centenas de quilômetros entorno do epicentro do terremoto. Esta ocorrência do dia 8 de setembro com notícia de 96 mortes foi no mesmo dia do evento. Conforme os resgates e buscas foram ampliando, o número de feridos e mortos também aumentou.
Os furacões são eventos atmosféricos que tem ori
gem nos oceanos e nas suas águas tropicais. Sua intensidade é medida pela escala de ventos de furacões Saffir Simpson e eles são divididos em 5 categorias. Os furacões de categoria 1, por exemplo possuem a velocidade de pelo menos 119 km/h e os de categoria 5 são grandes tempestades com ventos acima de 25km/h.
O segundo texto da questão menciona o Furacão Irma que foi o considerado o mais forte da história do Oceano Atlântico. Mesmo após passar por algumas ilhas manteve a sua força avançando pelo continente, ampliando a quantidade de feridos e de desastres.
O candidato, para responder esta questão, precisa ter a compreensão de ambos os fenômenos e qual a sua representatividade dentro das escalas que medem o seu grau de importância. Além disso, é necessário entender as várias facetas dos desastres que fenômenos causam nos territórios que atingem.
A) INCORRETA – Esta afirmativa está incorreta pois o terremoto atingiu o México e o furacão atingiu primeiramente algumas ilhas do Caribe.
B) INCORRETA- Esta afirmativa está incorreta pois foram atingidos México e Ilhas caribenhas, respectivamente.
C) CORRETA – Esta afirmativa está correta pois o terremoto de 8,1 na escala de Richter, mencionado no texto 1, atingiu o México e o furacão Irma de categoria 5 atingiu primeiro algumas ilhas do Caribe e, depois, adentrou o continente paulatinamente perdendo força.
D) INCORRETA - Esta afirmativa está incorreta, porque o terremoto atingiu o México e o furacão atingiu algumas Ilhas do Caribe.
E) INCORRETA – Esta afirmativa está incorreta, pois o território atingido pelo terremoto no primeiro texto foi o México e algumas ilhas do Caribe foram atingidas pelo furacão Irma descrito no segundo texto da questão.
Gabarito do Professor: Letra C.