SóProvas


ID
2588845
Banca
VUNESP
Órgão
Câmara da Estância Balneária de Itanhaém - SP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

O Ministério Público Federal na Amazônia, em conjunto com a Polícia Federal, investiga um suposto massacre de uma tribo indígena isolada na Terra Indígena Vale do Javari, no Amazonas, ocorrido no mês passado. O órgão confirmou a investigação, instaurada na última terça (29 de agosto), a pedido da Funai (Fundação Nacional do Índio). A Procuradoria não confirma o número nem a etnia dos índios. A área sob investigação fica nas proximidades dos rios Jandiatuba e Jutaí, próximo à fronteira com o Peru, a cerca de 1000 km de Manaus.

(Folha de S.Paulo, 09.09.17. Disponível em: <https://goo.gl/ZzohcQ> . Adaptado)


A suspeita é de que os índios tenham sido assassinados

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: A

     

    Um suposto assassinato de índios que vivem isolados no Vale do Javari, no extremo oeste do Amazonas, está sendo investigado pelo Ministério Público Federal do Amazonas (MPF) e pela Polícia Federal (PF).

     

    A suspeita é de que um grupo de garimpeiros ilegais tenha assassinado membros de uma tribo isolada no final de agosto.

     

    A investigação, solicitada pela Funai (Fundação Nacional do Índio), foi instaurada após a denúncia de que garimpeiros foram vistos no município de São Paulo de Olivença (AM), que fica perto das terras indígenas, conversando sobre um suposto massacre. "Servidores da Funai fizeram o primeiro levantamento e entenderam ser necessário apresentar a denúncia", disse a Funai, em nota.

     

    Dois garimpeiros foram detidos e conduzidos a Tabatinga, onde prestaram depoimento e foram liberados. Em nota divulgada nesta segunda-feira (11), o MPF afirma que foi instaurado um procedimento para apurar o caso e há diligências em curso, mas não dará detalhes para "não prejudicar a investigação". O órgão não confirmou o possível massacre, o número de mortes, nem o nome da tribo que teria sido atacada.

     

    Fonte: http://www.huffpostbrasil.com/2017/09/12/a-investigacao-do-mpf-sobre-o-suposto-massacre-de-indios-mais-isolados-do-mundo_a_23204829/

  • O massacre dos índios isolados na Terra Indígena Vale do Javari no Amazonas está sendo investigado pela Polícia Federal e pelo Ministério Público Federal do Amazonas. Esta investigação foi solicitada pela Funai (Fundação Nacional do Índio) devido a morte de pelo menos dez pessoas. Os suspeitos foram presos por porte ilegal de armas. 

    A Linha de investigação acredita que os presos podem ser os assassinos, uma vez que apresentaram “espólios" de guerra, como flechas, lanças e artigos da cultura indígena. Outras pessoas estão sendo interrogadas no decorrer da investigação para a confirmação de sua participação nos caso. Após os cortes orçamentários, a FUNAI suspendeu as atividades de cinco bases de proteção a índios isolados. O que faz com que eles fiquem vulneráveis a toda sorte de grileiros, garimpeiros, e produtores agrícolas e narcotraficantes. 

    Uma das alternativas indica corretamente a origem dos matadores. O assunto é conhecido por divulgação da mídia e página da FUNAI. É preciso atenção às informações disponibilizadas, segundo os temas exigidos pelo concurso em pauta.

    A) CORRETA – Esta afirmativa está correta porque de acordo com a reportagem utilizada no suporte da questão, os presos por porte ilegal de armas e, que exibiram flechas e outros artefatos indígenas eram garimpeiros. 

    B) INCORRETA - Esta afirmativa está incorreta pois os primeiros suspeitos faziam parte de um grupo de garimpeiros ilegais que estavam em posse de artefatos e armamentos indígenas. 

    C) INCORRETA – Esta afirmativa está incorreta, pois os suspeitos presos pela investigação eram garimpeiros. Entretanto, vale ressaltar que os grileiros são responsáveis por mortes de indígenas e pela miserabilidade destes povos. 

    D) INCORRETA – Esta afirmativa está incorreta pois não há evidências que tenham sido por seguranças de uma empresa de látex e sim por garimpeiros que exibiam artefatos de guerra indígena. 

    E) INCORRETA - Esta afirmativa está incorreta pois os primeiros suspeitos pela investigação foram os garimpeiros ilegais. Os garimpeiros ilegais, segundo a Procuradoria da República, frequentemente estão associados ao tráfico de drogas, prostituição, crimes violentos e péssimas condições de trabalho. 

    Gabarito do Professor: Letra A.