SóProvas


ID
2588947
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Itanhaém - SP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

O governo brasileiro extinguiu a Renca, localizada nos Estados do Pará e Amapá. Um decreto do presidente Michel Temer sobre a extinção da reserva foi publicado no Diário Oficial da União nesta quarta (23 de agosto). Trata-se de uma área com quase 4 milhões de hectares – o equivalente ao tamanho do Espírito Santo –, que fica na divisa entre o Sul e Sudoeste do Amapá com o Noroeste do Pará. A área tem grandes reservas naturais e terras indígenas.

(UOL, 23.08.2017. Adaptado)


O governo justificou a extinção da reserva com o argumento de

Alternativas
Comentários
  • D - http://m.jb.com.br/pais/noticias/2017/08/23/governo-extingue-reserva-de-4-milhoes-de-hectares-e-libera-exploracao-mineral/
  • GABARITO: D

     

    Atenção, pois este decreto foi revogado pelo presidente Temer após pressão da comunidade internacional.

     

    -------------------------------------------------------------

     

    O presidente Michel Temer bem que tentou abrir a Reserva Nacional de Cobre e Associados (Renca), na floresta amazônica, para a exploração das mineradoras a toque de caixa. Mas, a reação de ambientalistas e da comunidade internacional foi tão grande que ele precisou voltar atrás, pelo menos por enquanto. Nesta segunda-feira o Governo anunciou a extinção total do decreto que previa a abertura da Renca, situada entre os Estados do Pará e Amapá, para a entrada de empresas de mineração que cobiçavam ouro, cobre e outros tesouros na região, que alcança o tamanho da Dinamarca. A decisão deve ser publicada nesta terça-feira, 26 de setembro, no Diário Oficial, como apurou o repórter Afonso Benitesem Brasília.

     

    Apesar do recuo, nos bastidores já se sabe que o Governo não descarta voltar a debater o fim da reserva no futuro. Foi assim com a reserva Jamanxim, no Pará, que seria extinta, mas a decisão foi abortada diante da pressão geral, incluindo a marcação cerrada da modelo Gisele Bündchen, forte ativista ambiental. Um novo projeto acabou voltando para a Câmara, agora com propostas de cortes ainda maiores para a Jamanxim.

     

    Fonte: https://brasil.elpais.com/brasil/2017/09/25/politica/1506372008_097256.html

  • ESTE DECRETO FOI REVOGADO. >>>ATENÇÃO<<<

  • O decreto foi revogado, mas atenção tb ao pessoal da área jurídica:  "A Constituição da República, ao tratar da proteção ao meio ambiente, determina que somente por meio de lei são permitidas a alteração e a supressão de espaços territoriais especialmente protegidos – ETEP (art. 225 §1º III). São exemplos de ETEP as unidades de conservação que integram o Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza, tais como as áreas de proteção ambiental, as florestas nacionais e os parques nacionais. Se a Renca for considerada um ETEP, sua extinção somente poderá ser feita por lei."

    Não poderia, assim, um Decreto extinguir a Renca.

  • Salve Gisele Bündchen!

  • tirou mas voltou, brasil é muito fraco, os de fora estão la roubando de 1980 e quando abriu pra nós podermos usar 

  • Toda vez que leio sobre esse decreto sinto vontade de fazer um churrasco com a cabeça de Temer.

  • GABARITO: D

    Dica: Lembre-se que Temer só queria arrecada dinheiro para o seu bolso. 

  • TEMER: privatizar eletrobras, aeroporto, CASA DA MOEDA, extiguir Renca...etc...etc....cadê panelas dos concurseiros frente a essa política neoliberal entreguista?

  • Cadê a panela nessas horas? Não era só tirar o PT? 

  • Fez certíssimo o Presidente!

  • Prezado aluno, essa questão pode ser uma pegadinha na prova. Apesar do gabarito dado, posteriormente Temer voltou atrás sobre a extinção da Renca e ela continua existindo.

    Fique sempre atento aos detalhes!

    Resposta: D

  • O governo justificou a extinção da reserva RENCA com o argumento de viabilizar o potencial mineral e estimular o desenvolvimento econômico da região com o objetivo de atrair investimentos para o setor de mineração.

  • No governo de Michel Temer.

    >>>Esse decreto foi revogado<<<

    O objetivo era atrair investimentos no ramo da mineração, viabilizando o potencial mineral e estimulando o desenvolvimento econômico da região.

  • A Reserva Nacional do Cobre e Associados foi criada em 1984 pelo presidente da República João Batista Figueiredo. Sua área corresponde a cerca de 4 milhões de hectares e objetivo da sua criação foi a pesquisa mineral. Está localizada nos limites do Estado do Pará e Amapá e, quando foi criada, não havia a ideia da preservação da Floresta Amazônica que foi construída ao longo dos anos. Hoje se tem o conhecimento da quantidade de minerais de alto valor como ouro, cobre, titânio e tungstênio, dentro da área da Renca.Além disso, dentro deste território há nove áreas de preservação tanto ecológica quanto de alguns povos originários. 

    O presidente Michel Temer publicou o decreto de extinção da Reserva no Diário Oficial da União no dia 23 de agosto de 2017. O decreto autoriza o Ministério das Minas e Energia a estudar a abertura de concessões de exploração mineral da área. Segundo o próprio presidente, para que a exploração aconteça será necessária a proteção da vegetação nativa, das unidades de conservação da natureza, das terras indígenas e das áreas de fronteira. Entretanto, os ambientalistas temem pela as áreas de reserva natural, pelos povos indígenas e suas respectivas terras.

    É preciso ter o conhecimento sobre o que é Renca, as suas riquezas minerais e os impactos de uma possível exploração mineral na região. Há publicações do Partido Verde a esse respeito e testos sobre o tema disponíveis em formato digital 

    A) INCORRETA – O fim da Renca está diretamente relacionado à exploração das riquezas minerais contidas naquele território. O Objetivo seria o de movimentar a economia, explorando os seus recursos minerais. A afirmativa não apresenta dados corretos. 

    B) INCORRETA- Esta afirmativa está incorreta pois, segundo o governo, a presença indígena e as regiões das reservas naturais seriam mantidas. 

    C) INCORRETA- O decreto previa que o Ministério das Minas e Energia poderia realizar pesquisas na região com o objetivo de analisar quais áreas poderiam ser concedidas para a exploração mineral. Não há menção a questão de indústrias farmacêuticas.

     D) CORRETA – O governo pretendia estudar, através do Ministério de Minas e Energia, qual era o potencial mineral da região. Além disso, a exploração mineral na região ampliaria o desenvolvimento econômico, uma vez que as áreas seriam concedidas atraindo investimentos para a região. A afirmativa está correta 

    E) INCORRETA – O objetivo do governo ao publicar o decreto foi o de potencializar a exploração dos recursos minerais da região, com ouro, cobre, titânio, tungstênio dentre outros.

    Gabarito do Professor: Letra D.