SóProvas


ID
2589007
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Itanhaém - SP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

      Um paciente de 48 anos de idade, com 2 anos de diagnóstico de esclerose lateral amiotrófica, trabalha como analista de sistema em uma empresa de telefonia. Desde o diagnóstico, tem sido capaz de trabalhar em período integral, apesar de utilizar apenas o indicador para digitar. Relata que seus ombros e pescoço doem após uma hora no computador. Nos últimos 15 dias, sentiu-se muito cansado ao caminhar até o refeitório de sua empresa e, na última semana, deixou a bandeja cair. Desde então, come em sua sala, mas sente falta da socialização com os colegas de trabalho. Sua casa sofreu modificações que permitiram que ele continue realizando quase todas suas AVDS, uma vez que a fraqueza muscular é crescente neste tipo de patologia. A avaliação fisioterapêutica demonstrou fraqueza muscular generalizada, grau 3 a +3, nos membros superiores, espasticidade dos adutores de quadril e isquiotibiais. Durante a marcha, ocorre a extensão inadequada de tornozelo para o toque do calcanhar, os joelho travam durante a sustentação de carga, e o paciente empurra o joelho com a mão para fazer a extensão. Apresenta grande dificuldade para subir e descer degraus em casa.

A fase e o estágio da doença nos quais esse paciente se encontra são:

Alternativas
Comentários
  • Fase Independente: 
    Capacidade motora está preservada, com paciente sendo capaz de deambular e realizar atividades diárias normais. Há uma ligeira redução da força muscular e da suscetibilidade à fadiga. Os principais objetivos são manter o funcionamento motor estável por tanto tempo quanto possível, para evitar retrações musculares e deformidades articulares, reeducação postural e orientações sobre o uso de órteses.

     

    Fase semi-independente: 
    Os indivíduos apresentam dificuldade na realização de atividades diárias e o uso de cadeiras de rodas é necessário. Este é o início do envolvimento do sistema respiratório, com dispnéia durante o esforço moderado. Alongamento, fortalecimento muscular, exercícios de postura do tronco e exercícios respiratórios são recomendados. Estes procedimentos aumentam a flexibilidade, reduzem cãibras, fortalecer a musculatura e melhoram a postura.

     

    Fase Dependente: 
    Os pacientes necessitam de cuidadores para auxiliá-los na realização de atividades do dia-a-dia devido à evolução dos sintomas. Preservação da mobilidade articular com ênfase na região pélvica e escapular, a preservação ou melhoria no controle sobre o tronco e pescoço, treinamento respiratório e alterações posturais são recomendados.

  • http://fisioterapiahumberto.blogspot.com/2014/06/esclerose-lateral-amiotrofica-estagios.html