SóProvas


ID
2589028
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Itanhaém - SP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

O teste Timed Up and Go (TUG) pode ser utilizado em idosos para avaliar sua funcionalidade e risco para quedas. Um idoso que realiza o teste entre 11 e 20 segundos é considerado

Alternativas
Comentários
  • Creio que a questão certa e a letra C. Pois acima de 12 segundos já há risco de quedas. Alguém me corrige se eu estiver errrada por favor . Obrigada
  • http://fisioterapiageriatrica3.blogspot.com.br/2014/05/avaliacao-funcional-do-idoso-timed-up.html olha isso Morgana

  • Timed Up & Go (TUG) 

    VELOCIDADE, AGILIDADE E EQUILÍBRIO DINÂMICO

    Consiste em levantar-se de uma cadeira, sem ajuda dos braços, andar a uma distância de três metros, dar a volta e retornar. No início do teste, o paciente deve estar com o dorso apoiado no encosto da cadeira e, ao final, deve encostar novamente. O paciente deve receber a instrução “vá” para realizar o teste e o tempo será cronometrado com a partir da voz de comando até o momento em que ele apoie novamente o dorso no encosto da cadeira. O teste deve ser realizado uma vez para familiarização e uma segunda vez para tomada do tempo.

    a) menos de 20 segundos para realização, correspondendo a baixo risco para quedas
    b) de 20 a 29 segundos, a médio risco para quedas
    c) 30 segundos ou mais, a alto risco para quedas.



    Alguns estudos apontam que pacientes com tomadas de tempo superior a 14 segundos apresentam alto risco de sofrer quedas.

  • Acho que a resposta correta seria letra C

    O teste é considerado normal quando o tempo do percurso for inferior a 10 segundos.

    -Se o tempo estiver entre 10 e 19 segundos, considera-se que o idoso apresenta risco moderado de queda, sendo este risco aumentado, quando o tempo obtido for acima de 19 segundos, ou seja, 20 segundos ou mais.

    - Se a pessoa idosa usar algum tipo de acessório de marcha (bengala, andador), tolera-se o tempo entre 10 a 19 segundos.

    - Em qualquer dos casos, há risco acentuado de quedas sempre que o tempo for superior a 20 segundos.

    - O teste deve ser considerado alterado, se o idoso não puder executá-lo por motivos de ordem motora (não consegue se levantar), ou cognitiva (dificuldade em entender as orientações para realização do teste).

  • 1. Até 10 segundos – desempenho normal para adultos saudáveis. Baixo risco de quedas;

    2. Entre 11 e 20 segundos – Normal para idosos frágeis ou com debilidade, mas que se mantêm independentes na maioria das atividades de vida diária. Baixo risco de quedas;

    3. Entre 21 e 29 segundos – Avaliação funcional obrigatória. Indicado abordagem específica para a prevenção de queda. Risco de quedas moderado;

    4. Maior ou igual a 30 segundos – Avaliação funcional obrigatória. Indicado abordagem específica para a prevenção de queda. Alto risco para quedas.