SóProvas


ID
2589154
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Marília - SP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Pesquisa do Ministério do Trabalho divulgada nesta terça-feira (12/09) mostra que imigrantes deste país vizinho estão em trabalhos precários, e que mais da metade (51%) recebe menos que um salário mínimo ao mês. Também sofrem com o problema de Roraima, estado onde se concentram, oferecer poucas oportunidades de emprego. […] Motivados pela forte recessão econômica vivida no país de origem, 47% dos imigrantes que chegaram ao Brasil não têm pretensão de voltar, segundo a pesquisa do Ministério do Trabalho.

(G1 – goo.gl/Ck8YNE. Acesso em 16.10.2017. Adaptado)


A notícia trata dos imigrantes

Alternativas
Comentários
  • (A)

    "Pesquisa do Ministério do Trabalho divulgada nesta terça-feira (12) mostra que imigrantes venezuelanos que moram no Brasil estão em trabalhos precários, e que mais da metade (51%) recebe menos que um salário mínimo ao mês. Isso acontece, segundo o levantamento, mesmo entre aqueles que têm boa escolaridade."

    https://g1.globo.com/distrito-federal/noticia/venezuelanos-no-brasil-ganham-menos-de-um-salario-minimo-mesmo-escolarizados.ghtml

  • GABARITO A

    Venezuelanos vêm pra RORAIMA/BR , basta gravar isso pra acertar uma possível próxima questão.

  • Venezuela: mta chance de cair nas próximas

     

    São Paulo 18 FEV 2018 - 09:10 CET

    Diante da escalada da crise na Venezuela que leva cada vez mais venezuelanos a cruzarem as fronteiras rumo ao Brasil em busca de uma vida melhor, o Governo de Michel Temer assinou um decreto reconhecendo a "situação de vulnerabilidade" em Roraima. O Estado é a principal porta de entrada dos imigrantes que fogem da crise de abastecimento de alimentos, do colapso dos serviços públicos e de uma inflação de 700% no país vizinho. O presidente ainda editou uma medida provisória (MP) que acena com ações de assistência emergências para imigrantes venezuelanos no Estado em diversas áreas, como proteção social, saúde, educação, alimentação e segurança pública. Elas serão coordenadas por um comitê federal composto por representantes de distintos ministérios e conduzidas em parcerias entre União, Roraima e municípios.

  • Gabarito A

  • Gabarito: A

    Venezuelanos entram por Roraima
    Colobianos se concentram em São Paulo, relação com trabalho escravo e industria têxtil
    Haitianos entravam pelo Acre, mas foi ampliada a emissão de visto. Hoje entram, a maioria 96% de maneira legal, em São Paulo e Rio de Janeiro

     

    Bons Estudos, a luta continua!

  • imigrantes:
    falou de roraima - venezuelanos
    falou amazona/acre - haitianos (depois vem pra SP)
    falou em SP - ou é boliviano ou nigeriano  (embora não vi ainda questões sobre nigerianos)


    além do mais os venezuelanos distribuidos entre os estados, e quem mais se ferra será SP novamente
    http://internacional.estadao.com.br/noticias/america-latina,venezuelanos-que-estao-em-roraima-serao-distribuidos-por-sp-pr-am-e-ms-diz-jungmann,70002183811
     

  • Depois falam que assistir JN é ruim kkkk

  • O Brasil, na segunda metade do século XIX, até mais ou menos a década de 1960 acolheu um número significativo de imigrantes de língua portuguesa, normalmente oriundos de países do continente africano em busca de uma melhor condição de vida. Vinham também europeus fugidos de guerra e crises, buscando trabalho nas plantações de café e indústrias do Sudeste. 
    No entanto, após 1960 o país deixou de ser acolhedor e viu mais a saída de seus nacionais do que a vinda de imigrantes. Isto se deu por conta de questões políticas e econômicas internas. O Brasil passou a ser expulsor de trabalhadores. A partir da década de 1980, sobretudo para os Estados Unidos, o Paraguai, a Europa e o Japão. Essa tendência manteve-se constante até recentemente, uma vez que vem sendo observado o crescimento da imigração para o Brasil, em particular de países como a Venezuela, a Bolívia e o Haiti.

    A questão apresenta um mini texto . Há que ler atentamente pois a resposta depende da percepção de dados fornecidos pelo texto. Ao ser citado o estado de Roraima, percebemos, pela sua localização geográfica, quais os imigrantes que ali chegam em quantidade. Aliás, o caso é frequentemente citado na mídia. Portanto, quais são os imigrantes aos quais o texto se refere:

    A) CERTA. Venezuelanos buscam entrar no Brasil pela fronteira terrestre com o estado de Roraima., fugindo da séria crise econômica e política pela qual passa seu país de origem.

    B) ERRADA. Colombianos buscam entrar no Brasil mas, em menor quantidade do que os Venezuelanos.

    C) ERRADA – O Brasil não registra uma entrada de bolivianos que traga questões como desemprego ou emergências de saúde como os venezuelanos.

    D) ERRADA- A situação econômica e política do Peru está, no presente momento, mais estável do que a do Brasil. Por conseguinte o país não é um expulsor de trabalhadores.

    E) ERRADA- Na fronteira entre Brasil e Paraguai é comum a flexibilidade de ida e vinda de trabalhadores, existindo até mesmo os chamados “ brasiguaios". No entanto, estes trabalhadores não significam, a princípio, desestabilização da região onde se encontram.

    RESPOSTA: A