SóProvas


ID
2589211
Banca
Quadrix
Órgão
CONTER
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                                      Uma foto, uma vida

                                                                              POR MARCELO LEVITES


      Um jovem estudante de radiologia, o israelense chamado Yehonatan Turner, teve a brilhante ideia de incluir fotos de pacientes (obviamente com o consentimento deles) nas telas dos computadores dos radiologistas quando estes iam fazer o laudo de exames como de Tomografia Computadorizada. A partir daí ele percebeu uma maior empatia por parte dos profissionais com as pessoas que iam fazer Raio-X, Tomografias e ressonâncias magnéticas.

      O estudo, de 2008, mostrou que, ao verem as fotografias, os radiologistas passaram a ser mais meticulosos na forma como analisavam o exame. Os pacientes deixaram de ser apenas pernas, braços, cabeça etc. para terem uma identidade, um rosto. Turner resolveu fazer este estudo porque percebeu nos radiologistas – ele era um deles – isolamento e solidão. E, para ele, a forma impessoal de seu trabalho passou a mudar quando ele mesmo imaginava estar fazendo o exame no seu pai ou na sua avó.

      O mais interessante do estudo é que uma simples fotografia mudou a abordagem dos profissionais que passaram a ver seus pacientes “como um ser humano, não como um caso de estudo anônimo”. Trazendo esta história para a nossa realidade percebo que muitas vezes deixamos de ver as pessoas como seres humanos e as tratamos como números. Isso quando não as percebemos como alguém que nos atrapalha e nos tira o lugar nosso por direito na fila, no trânsito, no transporte público etc.

      Felizmente temos na nossa sociedade outros Turners que, vez ou outra, nos chacoalham e nos mostram que devemos enxergar as pessoas como realmente são: pessoas. Por isso, sugiro um exercício diário: trate as pessoas como se fossem seus pais ou avós. O mundo certamente ficará menos sombrio e escuro como são as salas dos exames para se tornar radiante e cheio de vida. Viva mais e melhor.

(http://emais.estadao.com.br/blogs/viva-mais-e-melhor/uma-foto-umavida/)

Pode-se considerar que o texto apresentado é:

Alternativas
Comentários
  • Alguem me explique o pq do gabarito ser a letra A.
  • GABARITO: A

    Acredito que seja um texto Jornalístico do tipo Crônica: Crônica Jornalística.

    Crônica Jornalística: mais comum das crônicas da atualidade são as crônicas chamadas de “crônicas jornalísticas” produzidas para os meios de comunicação, onde utilizam temas da atualidade para fazerem reflexões (3º e 4º parágrafos). Aproxima-se da crônica dissertativa.

    Crônica trata-se de um relato de acontecimentos e fatos do cotidiano. A sua estrutura é marcada por uma sequência de narrativas que possuem marcas subjetivas do autor do texto (3º e 4º parágrafos).

    A alternativa C está errada:

    c) uma crônica, já que apresenta fatos fictícios do cotidiano, escritos em uma linguagem clara, direta e lírica.

     

    Obs: corrijam-me se estiver equivocado!

     

    Fonte 1: https://www.estudopratico.com.br/textos-jornalisticos/

    Fonte 2: https://www.todamateria.com.br/cronica/

  • Na linguagem jornalística, a Lide corresponde à introdução da notícia, portanto, trata-se do primeiro parágrafo que responderá as perguntas: O Que? Quem? Quando? Onde? Como? Porque?

    Trata-se de um parágrafo em que todas as informações que estarão contidas na notícia deverão aparecer. É uma ferramenta muito importante, visto que desperta a atenção do leitor para a leitura da notícia. 

  • olhem a fonte: estadao

  • jornalístico: fim do texto apresenta o endereço: http://emais.estadao.com.br/blogs/viva-mais-e-melhor/uma-foto-umavida/

    marca da primeira pessoa: "Trazendo esta história para a nossa realidade" - "Felizmente temos na nossa sociedade outros Turners"

    o que não é comum nesse tipo de texto: Verdade. Textos jornalística, em regra, são impessoais.

    apresenta as características gerais de uma notícia, como o lide - informações essenciais no início do texto: "Um jovem estudante de radiologia, o israelense chamado Yehonatan Turner, teve a brilhante ideia de incluir fotos de pacientes (obviamente com o consentimento deles) nas telas dos computadores dos radiologistas quando estes iam fazer o laudo de exames como de Tomografia Computadorizada. A partir daí ele percebeu uma maior empatia por parte dos profissionais com as pessoas que iam fazer Raio-X, Tomografias e ressonâncias magnéticas."

  • Pode-se considerar que o texto apresentado é: 

    a) jornalístico, apesar de apresentar a marca da primeira pessoa, o que não é comum nesse tipo de texto; apresenta as características gerais de uma notícia, como o lide, por exemplo, que apresenta as informações essenciais no início do texto.

     

    Possuem o intuito de comunicar e informar sobre algo.

  • Não deve ser nosso caso, mas caso alguém tenha preguiça de ler o texto veja ao menos a referência, nessa questão ela o suficiente para matá-la.