SóProvas


ID
258937
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MMA
Ano
2011
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

O desflorestamento pode ser considerado um dos principais responsáveis pela degradação do meio ambiente amazônico. Entre as suas causas, destaca-se a exploração predatória de baixa eficiência, que deixa um rastro de destruição na floresta. A opção mais equilibrada para a exploração racional de madeira e outras riquezas não madeireiras da floresta, capaz de garantir a sustentabilidade do meio ambiente para as gerações futuras, é o manejo florestal sustentável.

Com relação ao manejo florestal na Amazônia, julgue o item que se segue.

O método de exploração de impacto reduzido, exemplo de prática sustentável de exploração madeireira na Amazônia, fundamenta-se no sistema silvicultural policíclico, também denominado seletivo, que leva em conta a baixa incidência de espécies comerciais entre os milhares de espécies arbóreas encontrados.

Alternativas
Comentários
  • Apesar de parecer um tapete verde homogêneo, a  floresta amazônica são várias florestas: variam muito em topografia, pluviometria, ocorrência de  espécies comerciais, densidade e distribuição da presença humana etc. Por isso, não existe um só método de exploração de impacto reduzido, mas  vários. De maneira geral, entretanto, as práticas sustentáveis de exploração madeireira na Amazônia filiam-se ao sistema silvicultural policíclico,  ou seletivo. Esse sistema leva em conta a baixa incidência de espécies comerciais (não mais de 80, entre as quais se destacam madeiras como ipê,  cedro, jatobá, sucupira, mogno, tatajuba, maçaranduba, feijó, piquiá e tauari)  entre as milhares de espécies arbóreas encontradas. É uma situação bastante diferente daquela da Malásia, por exemplo, onde ocorre grande densidade de espécies comerciais e onde se pratica, em decorrência, uma  exploração uniforme e com ciclos de corte longos, de até 100 anos. O sistema silvicultural seletivo na região amazônica opera com ciclos de corte e volumes menores. E essa é uma de suas grandes vantagens: explorando a floresta racionalmente e com impacto reduzido, é possível  voltar a cortar  madeira em 30 anos, contra os 60 anos ou mais da exploração convencional.
  • Sistema silvicultural: É a sequência de amostragens, e tratamentos silviculturais, com vista a favorecer certas árvores, por forma a obter uma floresta com uma proporção de árvores de espécies comercias, desejáveis e cada vez mais vigorosas (Louman et al., 2001).

    Sistemas Policíclicos: São aqueles que manejam o povoamento em pé, e apenas, uma parte das espécies são aproveitadas. Estes sistemas modificam muito pouco a estrutura natural ad florersta, e o objectivo é de criar uma floresta alta multiânea e composta predominantemente por espécies de valor comercial. Os sistemas policíclicos podem ser subdivididos em: sistemas de enriquecimento, sistemas de melhoramento e sistemas de desbastes (Louman et al., 2001).


    Como pode estar certo no texto, se nele dia "que leva em conta a baixa incidência de espécies comerciais entre os milhares de espécies arbóreas" ???
  • A maior parte dos recursos da floresta tropical úmida pertence à Amazônia brasileira, apesar da grande mudança no paradigma da exploração florestal e da expansão da indústria madeireira a partir das décadas de 60 e 70. A exaustão dos recursos florestais de imensas áreas que foram convertidas em pastagens ou agricultura sustentou um notável crescimento da indústria madeireira na região. A redução dos danos à vegetação remanescente com vistas à conservação das condições pré-exploratórias como garantia de manutenção da biodiversidade e funcionamento do ecossistema florestal é a base para uma exploração viável de longo prazo e eixo central das técnicas de exploração de impacto reduzido experimentadas na Amazônia e em outras florestas tropicais do mundo. Um sistema de manejo policíclico - Sistema Silvicultural Brasileiro para Florestas de Terra Firme da Amazônia (SSB) - foi desenvolvido pela Embrapa Amazônia Oriental. Sua utilização permite a diminuição dos danos provocados pela exploração. O estudo da regeneração e as simulações de crescimento revelam que a exploração planificada e cuidadosa possibilita o estabelecimento da regeneração natural e mantém um elevado estoque de espécies comerciais e potencialmente comerciais. Assim, a cada 30 anos, a floresta repõe a biomassa extraída e permite a colheita de novas safras de madeiras comerciais.


    Alternativa correta: Certo


  • Vanessa, o que a questão afirma é que entre os milhares de indivíduos encontrados em uma floresta, as espécies de interesse comercial são representadas por poucos indivíduos.