Minhoquinha, o engenheiro, irá tecnicamente aprofundar o que nosso amigo disse.
Essa questão exige o conhecimento de TEMPO DE CONTRIBUIÇÃO.
1 - solo descoberto aumenta o ESCOAMENTO SUPERFICIAL(popular enxurrada, para simplificar);
2 - solo descoberto diminui a infiltração de àgua ao longo do perfil de solo.
Basta pensar em um coador de café que transborda, o que for entornado é escoamento superficial, o que passar pelo coador é infiltração.
Agora ao cerne da questão: quando a àgua infiltra ela demora muito tempo para chegar ao rio, já no escoamento é instantâneo, a àgua corre muito rápido e atinge o rio. Em hidrologia, fala-se em TEMPO DE CONCENTRAÇÃO, que é o tempo necessário para que toda bacia contribua após uma chuva. Então para determinar esse tempo, tem que haver àgua no rio oriunda daqueles pontos mais longínquos na bacia, aquela àgua que devido ao solo,relevo,etc demora mais pra chegar ao rio.
Então concluímos que o NÍVEL DOS RIOS irá flutuar mais intensamente. Por quê?
Porque a água corre sem empedimento ao rio, ela não mais infiltra no solo lentamente , chegando ao lençol freático e indo para o rio. É instantâneo, choveu, corre tudo para rio. Em contrapartida,aquela àgua que infiltrava, com a remoção da vegetação que retinha a àgua para que esta pudesse infiltrar, pouco contribui, porque o escoamento predomina sobre a infiltração.
Logo, o rio tem pico de vazões elevadísssimos, é como uma grande enchente quando chove. Quando não chove, o nível desce desproporcionalmente, porque aquela àgua que ajudava o nível do rio a se manter, aquela àgua de infiltração("preguiçosa") não tem mais relevância.