SóProvas


ID
2589772
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2017
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Suponhamos que um Técnico de Segurança do Trabalho necessite realizar um estudo de análise de riscos com o objetivo de analisar as maneiras pelas quais um equipamento ou sistema pode falhar e os efeitos que poderão advir, estimando ainda as taxas de falha e propiciando o estabelecimento de mudanças e alternativas que possibilitem uma diminuição das probabilidades de falha, aumentando a confiabilidade do sistema. Nesse caso, a ferramenta mais apropriada para o estudo é a

Alternativas
Comentários
  • A Análise de Modos de Falhas e Efeitos  FMEA (Failure Mode and Effect Analysis) é um método utilizado para prevenir falhas e analisar os riscos de um processo, através da identificação de causas e efeitos para identificar as ações que serão utilizadas para inibir as falhas.

     

    A árvore de causas é um método de análise baseado na teoria de sistemas utilizado para a análise de acidentes por se tratar de um evento que pode resultar de situações complexas e que, quase sempre, tem várias causas. Se for bem aplicada, deve apontar todas a falhas que antecederam ao evento final (lesão ou não). O conceito básico aplicado é o de variação ou desvio, que pode ser entendido como uma “fuga” dos padrões e que tem relação direta com o acidente.

     

    A Análise Preliminar de Riscos é uma ferramenta eficaz para a identificação de potenciais riscos no ambiente de trabalho. Partindo da identificação antecipada de elementos e fatores ambientais que representem perigo elevado, analisa, de maneira detalhada, cada uma das etapas do processo, possibilitando assim a escolha das ações mais adequadas para minimizar a possibilidade de acidentes.

  • .2 palavras falhas e componentes (ou equipamento): é ANALISE DE MODO DE FALHAS E EFEITO- AMFE: identifica potenciais falhas em produtos e componentes (equipamentos) individuais para classificar em termo de importância na avaliação do risco desse modo falha- não considera falhas operacionais e/ou erro humano