SóProvas


ID
2589784
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2017
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Os acidentes, bem como as doenças relacionadas ao trabalho são eventos influenciados por aspectos associados à situação imediata de trabalho como o maquinário, a tarefa, o meio técnico ou material, pela organização do trabalho, bem como pelas relações de trabalho. Antes de considerar os trabalhadores como sendo os únicos causadores de seu próprio acidente, é preciso entender que eles sofrem as influências diretas dos defeitos de um sistema, concebido de forma precária, com instalações carentes de manutenções adequadas.


Além disso, há, principalmente erros de decisões gerenciais que influenciam o processo como um todo. A análise dos acidentes relacionados ao trabalho é uma tarefa complexa que obriga o analista a observar diversos parâmetros e variáveis que envolvem o trabalho. Para tanto, é essencial a aplicação de uma ferramenta destinada a compreensão do evento acidentário. A ferramenta que analisa acidente do trabalho utilizando, dentre outros parâmetros, a Teoria das Barreiras é

Alternativas
Comentários
  • MAPA é uma metodologia que analisa acidentes que já aconteceram e como eles foram tratados para que sirva de base para que possam ser tomadas medidas preventivas que evitem novos acidentes e também aprimoradas as ações tomadas para conter os possíveis danos causados por um acidente futuro.

     

    As Barreiras são mecanismos pelos quais é possível prevenir ou proteger contra o transporte incontrolado de massa, energia ou informação. São mecanismos usados para atuar no controle de determinada situação de risco ou perigo. Elas podem ser barreiras físicas, funcionais, simbólicas ou imateriais. As barreiras físicas são aquelas que bloqueiam fisicamente a propagação da energia potencial (exemplos: uma porta corta corta-fogo que impede que a propagação do incêndio em determinada área, uma grade que bloqueia o acesso da mão do trabalhador na zona de prensagem de uma máquina). As barreiras funcionais são aquelas que atuam em determinadas condições de risco, exemplo um sistema de inter-travamento que bloqueia o sistema de força, quando a porta de segurança da máquina é aberta. Um spray de água que entra em funcionamento quando surge o fogo. Como exemplos de barreiras simbólicas podemos citar as ordens de serviço, instruções de trabalho, alarmes, avisos etc. As barreiras físicas e funcionais em geral são consideradas mais eficientes se comparadas com as simbólicas.