SóProvas


ID
2589865
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Rio Branco - AC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Sobre adoção de criança e de adolescentes, leia as afirmativas.


I. Se um dos cônjuges ou concubinos adota o filho do outro, mantêm-se os vínculos de filiação entre o adotado e o cônjuge ou concubino do adotante e os respectivos parentes.

II. O adotando deve contar com, nomáximo, dezoito anos à data do pedido, salvo se já estiver sob a guarda ou tutela dos adotantes.

III. Os divorciados e os judicialmente separados não poderão adotar conjuntamente, independente de qualquer condição.


Está correto apenas o que se afirma em:

Alternativas
Comentários
  • Gab C

    III. Os divorciados e os judicialmente separados não poderão adotar conjuntamente, independente de qualquer condição.

  • ART. 40>  ADOTANDO DEVE CONTAR COM, NO MÁXIMO, DEZOITO ANOS À DATA DO PEDIDO, SALVO SE JÁ ESTIVER SOB A GUARDA OU TUTELA DOS ADOTANTES.

     

    ART. 41.PARAGRÁFO 1°> SE UM DOS CÔNJUGES OU CONCUBINOS ADOTA O FILHO DO OUTRO, MANTÊM-SE OS VÍNCULOS DE FILIAÇÃO ENTRE O ADOTADO E O CÔNJUGE OU CONCUBINO DO ADOTANTE E OS RESPECTIVOS PARENTES.

     

    ART. 42> OS DIVORCIADOS, OS JUDICIALMENTE SEPRADOS E OS EX-COMPANHEIROS PODEM ADOTAR CONJUNTAMENTE, CONTANTO QUE ACORDEM SOBRE A GUARDA E O REGIME DE VISITAS, E DESDE QUE O ESTÁGIO DE CONVIVÊNCIA TENHA SIDO INCIADO NA CONSTÂNCIA DO PERÍODO DE CONVIVÊNCIA E QUE SEJA COMPROVADA A EXISTÊNCIA DE VÍNCULOS DE AFINIADE E EFETIVIDADE COM AQUELE DETENTOR DE GUARDA, QUE JUSTIFIQUEM A EXCEPIONALIDADE DA CONCESSÃO.

  • O conjuge do outro adotante é a mãe ou pai. Hahaha. Essa foi um pouco confusa;