SóProvas


ID
2589961
Banca
FGV
Órgão
SEFIN-RO
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                   Texto I – Há sempre o inesperado


Quem não nasceu de novo por causa de um inesperado?

Iniciei-me no exílio antropológico quando – de agosto a novembro de 1961 – fiz trabalho de campo entre os índios gaviões no sul do Pará. Mas, como os exilados também se comunicam, solicitei a uma respeitável figura do último reduto urbano que visitamos, uma cidadezinha na margem esquerda do rio Tocantins, que cuidasse da correspondência que Júlio César Melatti, meu companheiro de aventura, e eu iríamos receber. Naquele mundo sem internet, telefonemas eram impossíveis e cartas ou pacotes demoravam semanas para ir e vir.

Recebemos uma rala correspondência na aldeia do Cocal. E, quando chegamos à nossa base, no final da pesquisa, descobrimos que nossa correspondência havia sido violada.

Por quê? Ora, por engano, respondeu o responsável, arrolando em seguida o inesperado e ironia que até hoje permeiam a atividade de pesquisa de Brasil. Foi quando soubemos que quem havia se comprometido a cuidar de nossas cartas não acreditava que estávamos “estudando índios”. Na sua mente, éramos bons demais para perdermos tempo com uma atividade tão inútil quanto estúpida. Éramos estrangeiros disfarçados – muito provavelmente americanos – atrás de urânio e outros metais preciosos. Essa plausível hipótese levou o nosso intermediário ao imperativo de “conferir” a correspondência.

Mas agora que os nossos rostos escalavrados pelo ordálio do trabalho de campo provavam como estava errado, ele, pela primeira vez em sua vida, acreditou ter testemunhado dois cientistas em ação.

Há sempre o inesperado.

                      Roberto da Matta. O GLOBO. Rio de Janeiro, 18/10/2017 

O texto começa por uma pergunta, cuja finalidade básica é

Alternativas
Comentários
  • O autor inicia o texto com uma pergunta  com o objetivo de provocar uma reflexão no leitor e, por consequência , aumentar a ligação texto-leitor . 

     

    BONS ESTUDOS PESSOAL ! 

     

    GABARITO : LETRA B 

  • Pra mim, todas estão corretas.

  •  a) interagir com o leitor do texto, a fim de que ele participe com mais interesse da leitura. 

     b) provocar uma reflexão pessoal do leitor, que possa ligá-lo à temática do texto. (Gabarito)

     c) dirigir-se a um leitor particular, que já tenha refletido sobre a questão. 

     d) realizar uma questão de ordem geral, que possa aumentar o número de leitores do texto. 

     e) selecionar um tipo de leitor que tenha interesse pela temática abordada no texto.  

     

    As alternativas erradas contêm expressões que extrapolam o texto.

  • Adilson Barbosa, vamos entender as alternativas:
      a) interagir com o leitor do texto, a fim de que ele participe com mais interesse da leitura.
    No desenvolvimento dum texto é possível haver trechos que tenham esta ideia de interagir com o leitor, mas a pergunta inicial não caracteriza nenhum tipo de interação. Está mais para uma reflexão do que uma interação.
    b) provocar uma reflexão pessoal do leitor, que possa ligá-lo à temática do texto.
    Correto, é uma pergunta para fazer o leitor pensar
      c) dirigir-se a um leitor particular, que já tenha refletido sobre a questão.
    Que tipo de leitor particular? Que já tenha refletido, como assim? Parece-me meio sem nexo esta letra C.
    d) realizar uma questão de ordem geral, que possa aumentar o número de leitores do texto.
    Aumentar o número de leitores do texto? Não parece um texto apelativo, mas sim, no mínimo,  reflexivo.
    e) selecionar um tipo de leitor que tenha interesse pela temática abordada no texto.
    Selecionar um tipo de leitor? Na verdade, o texto não seleciona nada. Ele pode estar direcionado a um certo tipo de leitor, mas selecionar....

    Confesso que já tive muita dificuldade em interpretação, mas com estudo esse problema foi resolvido.

    Bons estudos

  • Trata-se de uma pergunta retórica, buscando somente uma reflexão, ou seja, não se busca uma resposta por parte do leitor.

      

     

  • Queria que alguém só me explicasse, como se propõe uma pergunta no início do texto com intuito de causar reflexão sem base alguma...

    Mais proposital, e que todo produtor de conteúdo voltado a internet sabe, é necessário nos primeiros minutos engajar o leitor ou usuário no conteúdo a ser apresentado. Discordo do gabarito, recorreria pela alternativa A.

  • Acredito que o autor fez uso de uma estratégia arugumentativa chamada pergunta-retórica. Nesse sentido, o objetivo é apenas para provocar reflexão.

  • Sinceramente, não vejo o erro da letra a.

  • questão dificil

  • B- acredito ser uma PERGUNTA RETÓRICA

    O que é Pergunta Retórica?

    Pergunta retórica é um questionamento que não tem como objetivo obter uma respostae sim tem como meta estimular a reflexão do ouvinte sobre o assunto em debate. Uma pessoa que faça uma pergunta retórica, já tem sua resposta, mas faz a pergunta procurando ajudar o ouvinte a refletir ou entender o assunto que está sendo discutido ou debatido.

  • Dica para responder esse tipo de questão da FGV que não é a primeira que vejo com a mesma pergunta e a mesma resposta. 

    Textos retirados do Globo e da Folha com perguntas ou no título ou no ínicio do texto, apesar de eu já ter errado por achar que retórica, a banca coloca sempre como resposta "provocar uma reflexão pessoal do leitor, que possa ligá-lo à temática do texto".

  • O Comentário da Andréa Camisotti, é a mais pura verdade, olha a questão Q849369, pode marcar "provocar uma reflexão pessoal do leitor, que possa ligá-lo à temática do texto" sem lê o enunciado... É batata, vamos ficar ligado na FGV...

  • Marquei a "A" e fiquei indignado, negócio de qual é mais completa é uma sacanagem... As duas me parecem muito corretas, uma tanto quanto a outra.

  • Sempre erro questões desse tipo. Aff!

  • Analisemos cada uma das letras:

    Letra A – ERRADA – A pergunta gera sim uma interação com o leitor do texto, porém a finalidade básica da pergunta não é despertar o interesse e a participação do leitor, mas sim evidenciar a surpresa das pessoas com dois cientistas interessados em pesquisar índios. No pré-julgamento dessas pessoas, isso não teria cabimento.

    Letra B – CERTA – O questionamento, como afirmamos, evidencia a surpresa das pessoas com dois cientistas pesquisando índios. A reflexão do autor é de que as pessoas não consideram os índios alvos de interesse relevante para a ciência.

    Letra C – ERRADA – A pergunta não se dirige a um leitor específico, mas sim a todos que fazem a leitura.

    Letra D – ERRADA – O objetivo principal da pergunta não é levantar a audiência do texto, mas sim promover uma reflexão.

    Letra E – ERRADA – O autor, como já afirmamos, não se dirige especificamente a um tipo de leitor.

    Resposta: B

  • essa prova foi muito facil, nem parece que a banca foi a fgv.. kk
  • A) SIM INTERAGE, PORÉM, COMO É UMA PERGUNTA RETÓRICA NÃO SE AGUARDA UMA RESPOSTA. DESSA FORMA É MAIS GERAR UMA REFLEXÃO DO QUE UMA INTERAÇÃO.

    B) É "MAIS CERTA" QUE A ALTERNATIVA A. POIS A QUESTÃO BUSCA A REFLEXÃO.