SóProvas


ID
2589967
Banca
FGV
Órgão
SEFIN-RO
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                   Texto I – Há sempre o inesperado


Quem não nasceu de novo por causa de um inesperado?

Iniciei-me no exílio antropológico quando – de agosto a novembro de 1961 – fiz trabalho de campo entre os índios gaviões no sul do Pará. Mas, como os exilados também se comunicam, solicitei a uma respeitável figura do último reduto urbano que visitamos, uma cidadezinha na margem esquerda do rio Tocantins, que cuidasse da correspondência que Júlio César Melatti, meu companheiro de aventura, e eu iríamos receber. Naquele mundo sem internet, telefonemas eram impossíveis e cartas ou pacotes demoravam semanas para ir e vir.

Recebemos uma rala correspondência na aldeia do Cocal. E, quando chegamos à nossa base, no final da pesquisa, descobrimos que nossa correspondência havia sido violada.

Por quê? Ora, por engano, respondeu o responsável, arrolando em seguida o inesperado e ironia que até hoje permeiam a atividade de pesquisa de Brasil. Foi quando soubemos que quem havia se comprometido a cuidar de nossas cartas não acreditava que estávamos “estudando índios”. Na sua mente, éramos bons demais para perdermos tempo com uma atividade tão inútil quanto estúpida. Éramos estrangeiros disfarçados – muito provavelmente americanos – atrás de urânio e outros metais preciosos. Essa plausível hipótese levou o nosso intermediário ao imperativo de “conferir” a correspondência.

Mas agora que os nossos rostos escalavrados pelo ordálio do trabalho de campo provavam como estava errado, ele, pela primeira vez em sua vida, acreditou ter testemunhado dois cientistas em ação.

Há sempre o inesperado.

                      Roberto da Matta. O GLOBO. Rio de Janeiro, 18/10/2017 

Tendo em vista o conteúdo do texto, o autor se refere à tarefa do antropólogo como um “exílio” pelo fato de ser essa uma atividade que

Alternativas
Comentários
  • Questão A

  • GABARITO: A

     

    exílio

    substantivo masculino

    (...)

    3. fig. lugar longínquo, afastado, remoto.

    4. fig. isolamento do convívio social; solidão.

  • Gabarito: A
    A fundamentação esta no primeiro parágrafo (Mas, como os exiliados também se comunicam...), ou seja, esse trecho mostra claramente o afastamento dos profissionais das áreas mais povoadas.

  • O gabarito é letra A.

    A resposta pode ser obtida a partir das seguintes análises: em primeiro lugar, pela interpretação literal do vocábulo exílio; e, em segundo, pelo contexto. 

     

    No tocante ao primeiro ponto, a expressão exílio se relaciona perfeitamente com o afastamento de locais mais povoadas, previsto na letra A, haja vista que o vocábulo significa região desabitada, lugar distante, local solitário; e o dito na alternativa A, isolamento do convívio social, sendo, num ou noutro caso, os sentidos iguais. 

     

    A respeito do segundo ponto, o texto dá informações suficientes acerca do local para que se compreenda o motivo de o autor o ter apelidado de exílio e se concluia pela resposta  A, o que se visualiza no trecho "Naquele mundo sem internet, telefonemas eram impossíveis e cartas ou pacotes demoravam semanas para ir e vir", o qual transmite o sentido de que o ambiente em que os pesquisadores estavam é distante da civilização moderna e, por isso, afastado de áreas mais povoadas.

  • Achei essa prova bem facil, no que se refere a fgv.

  • Prova com 100 questões. Se a FGV não pegar leve em português, ninguém consegue terminar a prova 

  • Essa foi pra não zerar 

     a) afasta o profissional de áreas mais povoadas.  

     

  • Gabarito: "A" >>> afasta o profissional de áreas mais povoadas. 

     

    Significado de Exílio: Ação ou efeito de exilar.Que foi retirado de seu próprio país ou que dele saiu voluntariamente. Local em que habita o exilado. Região desabitada; lugar distante; local solitário.[Figurado] Que se excluiu do convívio em sociedade; solidão.

    Disponível em: https://www.dicio.com.br/exilio/

     

  • EXÍLIO = AFASTAMENTO;

    EXILADOS = AFASTADOS

  • A leitura do texto permite concluir que os cientistas se encontram em áreas afastadas, isoladas. Isso fica bem evidente no trecho “Naquele mundo sem internet, telefonemas eram impossíveis e cartas ou pacotes demoravam semanas para ir e vir. ”

    A própria acepção da palavra “exílio”, associada a refúgio, reforça essa visão: os cientistas estavam isolados, distantes do seu lugar de origem, estudando índios no sul do Pará.

    Resposta: A 

  • Não sabia o que era antropologia,mas sabia o que era exílio e acertei a questão