-
A ação educativa se concretiza através de um processo de troca de saberes e de interações orientadas com vistas à construção do conhecimento. Neste contexto, as sementes da democracia e da ordem devem ser plantadas e cultivadas, com vistas à formação não apenas de um bom aluno, mas à formação de um cidadão consciente e atuante. Sobre o processo educacional, MotauriCiocchetti de Souza explicita que este consiste na transmissão de valores e de experiências entre as gerações, permitindo às mais novas alcançar perfeita interação social, propiciando-lhe meios e instrumentos para que possam manter, aprimorar e, posteriormente, retransmitir a seus sucessores o arcabouço cultural, os valores e os comportamentos adequados à vida em sociedade e indispensáveis para o processo de evolução social rumo a um efetivo Estado Democrático de Direito, que deve ter por premissa, a consagração da dignidade da pessoa humana. Ainda segundo este autor, a educação é o próprio pilar que justifica e mantém a estrutura social ou qualquer núcleo de convivência humana, desde grupos de amigos até o próprio Estado[13].
https://jus.com.br/artigos/22607/novos-desafios-para-a-efetivacao-do-direito-a-educacao-publica-de-qualidade-no-brasil
-
Caramba, dois comentários apenas e o cidadão (Parquet Ombusdman) ali teve a coragem de copiar e colar o comentário da moça. Bizarro.
-
Lei nº 9.394 (Lei de Diretrizes e Bases). Art. 1º A educação abrange os processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nas instituições de ensino e pesquisa, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais.
-
Para esta questão, pode haver aqueles que ficaram em dúvidas sobre EDUCAÇÃO e ENSINO.
A EDUCAÇÃO é que aquilo que a pessoa aprende em casa, em família, no grupo social.
O ENSINO é aquele que a escola oferece.
CULTURA fica mais facil de identificar: patrimonio material e imaterial.
A dúvida que se gera na B e C, ficando fácil marcar GABA B!
-
O QUE É EDUCAÇÃO?
Educação é o conjunto de todas as bases para que uma pessoa tenha o conhecimento e a aprendizagem suficiente para poder viver em plenitude na sociedade. Ela engloba uma diversidade de coisas, entre elas o ensino.
A educação é a construção da subjetividade de uma determinada pessoa. Ela é feita não apenas na escola, mas muito fora dela. Pelas próprias experiências, pelas atitudes e ensinamentos dos pais, pela leitura, pela conversa com amigos, pelas discussões, pelos amores, pelas desilusões, enfim, por tudo que ronda a vida de uma pessoa.
Um ser bem-educado é aquele que teve bastante conhecimento sobre diversas áreas por uma parte da vida e soube tirar o que há de melhor nelas e levar isso para a própria personalidade. Dizer por favor, muito obrigado, com licença, são situações que podem sim ser aprendidas na escola, mas muito mais fora dela.
Jogar lixo no chão, por exemplo, é uma atitude que normalmente é baseada no que essa pessoa viu as outras fazendo. Isso já não ocorre em outras áreas. Não é porque você viu uma novela com um assassino que vai virar um, não é mesmo? Neste caso, o que ocorre é o pensamento crítico, é a pessoa ver aquilo e questionar porque existem assassinos no mundo.
A educação é um ser complexo, com diversas facetas e formas de se pensar e agir. E são essas misturas de ensino, pesquisa, extensão que fazem com que a pessoa se torne educada, civilizada.
O QUE É ENSINO?
Como você já viu acima, o ensino é uma parte da educação formal que é subdivida também em pesquisa e extensão. O ensino é o que normalmente a pessoa aprende em sala de aula. Seja no fundamental, médioou superior.
A extensão é o que a pessoa faz de bom para a comunidade em que vive a partir do que ela aprendeu no ensino. Já a pesquisa é quando alguém se interessa tanto por um assunto que foi ensinado que resolve se aprofundar apenas naquele tema.
O ensino é exatamente o que as pessoas confundem com a educação, porque dentro dese tripé com extensão e pesquisa, ele é realmente o mais importante, o que liga um ao outro.
Porém, como você viu aqui mesmo neste texto, o ensino é apenas uma parte da educação que engloba exatamente tudo que uma pessoa viu, viveu, sentiu e compartilhou durante a vida.
https://colegioflecha.com.br/educacao-e-ensino-qual-diferenca/
-
Enquanto o ensino é voltado à formação estudantil da pessoa, a educação é um conceito muito mais amplo, que abarca a formação do caráter e da personalidade através da transmissão de valores e experiências não necessariamente voltados ao ensino formal.
A título de exemplo, o aprendizado transmitido de pai para filho, visando à adoção de um comportamento ético, faz parte da educação; a graduação escolar, de outra banda, faz parte do ensino.
Saliente-se que a própria Constituição de 1988 diferencia a educação do ensino. Nesse sentido, o artigo 24, que afirma que a educação e o ensino são competências materiais concorrentes da União, dos Estados e do DF.
Outro exemplo da distinção entre ensino e educação: o artigo 205 dispõe que a educação visa ao pleno desenvolvimento da pessoa, ao exercício da cidadania e à qualificação para o trabalho, enquanto o art. 206 estabelece princípios do ensino na ordem constitucional vigente.
Ressalte-se que a CF/88 nem sempre é técnica, sendo que em alguns dispositivos pode-se afirmar que a palavra educação é usada com no sentido de ensino, como se exemplifica pelo próprio artigo 205, que, ao dispor sobre a qualificação para o trabalho, volta-se muito ao aspecto do ensino.
– Consiste na transmissão de valores e experiências entre as gerações, permitindo às mais novas alcançar perfeita interação social, propiciando-lhes meios e instrumentos para que possam manter, aprimorar e, posteriormente, retransmitir a seus sucessores o arcabouço cultural, os valores e os comportamentos adequados à vida em sociedade e indispensáveis para o processo de evolução social rumo a um efetivo Estado Democrático de Direito, que deve ter por premissa a consagração da Dignidade da Pessoa Humana. [Enducação]
– Desenvolve-se sistematicamente, segundo planos formais que incluem conteúdos e meios previamente traçados para atingir objetivos intencionalmente determinados, sendo de regra ministrado em unidades educacionais da rede pública ou privada. [Ensino]
Cultura, por seu turno, versa sobre os bens e valores materiais e morais pertencentes à coletividade, inclusive de grupos específicos (p. ex., a cultura indígena). Tratam-se de bens referentes à identidade, à ação e à memória dos diferentes grupos formadores da sociedade brasileira.
Não sem motivo, dada sua grande relevância, também foi consagrada pela Constituição Federal (art. 215 e seguntes).
– Constitui o traço identificativo de um povo, marco de sua união, de costumes e desígnios comuns. É formado por valores atribuídos a bens materiais ou imateriais pelos seres humanos, em virtude de seus predicamentos intrínsecos ou extrínsecos. [Cultura]
-
Moleza, hein. parece pergunta de colégio. Pelo que nos toma, MP?
-
A questão exige conhecimento acerca dos
conceitos correlacionados ao processo educacional segundo o autor Motauri
Ciocchetti de Souza. Nesse sentido, segundo o aturo, teríamos>
A
educação– Consiste na transmissão de valores
e experiências entre as gerações, permitindo às mais novas alcançar perfeita
interação social, propiciando-lhes meios e instrumentos para que possam manter,
aprimorar e, posteriormente, retransmitir a seus sucessores o arcabouço
cultural, os valores e os comportamentos adequados à vida em sociedade e
indispensáveis para o processo de evolução social rumo a um efetivo Estado
Democrático de Direito, que deve ter por premissa a consagração da Dignidade da
Pessoa Humana.
O
ensino– Desenvolve-se sistematicamente,
segundo planos formais que incluem conteúdos e meios previamente traçados para
atingir objetivos intencionalmente determinados, sendo de regra ministrado em
unidades educacionais da rede pública ou privada.
A
cultura– Constitui o traço identificativo de
um povo, marco de sua união, de costumes e desígnios comuns. É formado por
valores atribuídos a bens materiais ou imateriais pelos seres humanos, em
virtude de seus predicamentos intrínsecos ou extrínsecos.
Gabarito do professor: letra b.
Referência: SOUZA, Motauri Ciocchetti de.
Direito educacional. São Paulo: Verbatim, 2010.
-
Gostei dessa questão, por ter resgatado a esquecida distinção entre ENSINO E EDUCAÇÃO.
O ditador Getúlio Vargas foi o responsável por essa fusão intencional dos dois conceitos, ao criar o denominado "Ministério da Educação", conferindo tal denominação à pasta com o fim de colocar o Estado como responsável não apenas pelo ensino como também pela educação.
-
ALTERNATIVA CORRETA: "B" -
1) Educação: Consiste na transmissão de valores e experiências entre as gerações, permitindo às mais novas alcançar perfeita interação social, propiciando-lhes meios e instrumentos para que possam manter, aprimorar e, posteriormente, retransmitir a seus sucessores o arcabouço cultural, os valores e os comportamentos adequados à vida em sociedade e indispensáveis para o processo de evolução social rumo a um efetivo Estado Democrático de Direito, que deve ter por premissa a consagração da Dignidade da Pessoa Humana.
2) Ensino: Desenvolve-se sistematicamente, segundo planos formais que incluem conteúdos e meios previamente traçados para atingir objetivos intencionalmente determinados, sendo de regra ministrado em unidades educacionais da rede pública ou privada.
3) Cultura: Constitui o traço identificativo de um povo, marco de sua união, de costumes e desígnios comuns. É formado por valores atribuídos a bens materiais ou imateriais pelos seres humanos, em virtude de seus predicamentos intrínsecos ou extrínsecos.
-
Essa dava pra ir pela interpretação de texto. Ufa, porque nunca parei pra ler os conceitos dessas coisas. k
-
Acho tão interessante os comentários do tipo: "questão fácil etc etc etc". Eu acho tudo muito difícil, do contrário não estaria mais aqui....