-
Tapa na indicação para o comentário folks!!
-
Fiquei em dúvida entre a A e a E e acabei marcando a errada como sempre kkkkk
-
qqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqq
-
Típica questão que quer a mais correta, O "Não por acaso" do trecho dá a ideia de que é já é previsível os acidentes serem provocados por falhas humanas.
-
A cara da FGV. A questão deixa dúvidas quanto as alternativas (A) e (E). A chave da questão é o " Não por acaso" que demonstra que a falha humana é presumida não um simples caso fortuito.
-
"Não por acaso, o fator humano é responsável pela maioria dos acidentes.” x O enunciador do texto, com essa frase, quer dizer que os acidentes de trânsito (...)
Entendo que, para ser letra E (ou A), o enunciado deveria perguntar sobre os acidentes de trânsito em questão (a maioria). Fica claro que o enunciador não falou sobre (todos) os acidentes de trânsito, e sim sobre a grande parte, a maioria.
-
Concordo com "Concurseiro Nato". A ideia da letra E, ao meu ver, é de que TODOS OS ACIDENTES SÃO CAUSADOS POR FALHAS HUMANAS. Mas não é isso que afirma a frase do texto, vez que ela faz referência à maioria dos acidentes, e não a todos.
#bancadoida
-
fiquei entre a letra A e E e acabei acertando pelo COMO SE PREVE, mas a questão deveria ser anulada !!!
-
Não achei difícil.
A letra E é mais completa que a A, o "não por acaso" não está expresso na A.
-
VEJAM, o fragmento "NÃO POR ACASO", do comando da questão, da ideia de previsibilidade, de lógica, de "não é à toa"... Ou seja, é óbvio que, caso ocorra acidente, regra geral será por falha humana.
"Não por acaso, o fator humano é responsável pela maioria dos acidentes.”
Feita essa análise, temos a letra E, ao qual traz o fragmento "COMO SE PREVÊ", que também traz ideia de previsibilidade, lógica... Ou seja, "são provocados, por óbvio / provavelmente, por falhas humanas".
"são provocados, como se prevê, por falhas humanas."
-
Maquei a letra D, por conta da expressão "PELA MAIORIA DOS ACIDENTES", ou seja, a falha humana não é responsável pela totalidade dos acidentes. Pensei que fosse pegadinha e me lasquei! :((
-
FGV sendo FGV EVER!
Não busque a alternativa correta e sim a MAIS correta.
Estuda-se anos, horas, dias.. pra se deparar com essas abrrações.
Só por Jesus na causa dessa banca!
-
QUE INFERNO, A MAIORIA N É TODOS, OS ACIDENTES INDICA TOTALIDADE, SO POR ESTE RACIOCINIO QUE É O CORRETO ELIMINEI TRÊS AUTERNATIVAS QUE TRAZEM APENAS UMA CAUSA
-
q isso senhor
-
Questão horrível. O enunciado diz "é responsável pela maioria dos acidentes". Ou seja, há acidetes que não são causados por falhas humanas. A letra E generaliza (como se todos fossem causados por falhas humanas) e, na minha opinião está incorreta. Eu iria contestar até o fim do mundo essa questão
-
Caraca!! Alguém ajude aí! Concordo contigo Mariana Guerra.
Indo ao Dicio online, "causar" é o mesmo que "provocar". Teríamos, então, duas alternativas corretas?
a) "são causados por falhas humanas";
b) "são provocados, como se prevê, por falhas humanas". -_-
-
C@@@@@@r@@@@lhoooooo. A ou E...claro que eu escolho a errada é sempre assim...q merd@@@@!
-
Não existe nenhuma diferença entre a letra A e a letra E. Viagem total esse questão. Examinador doidão de vinho elaborando questão. Nenhuma justificativa plausível de uma diferença substancial dada nos comentários abaixo. É se resignar e ignorar essas questões.
-
Misericórdia! Essa banca é um 7 x 1 atrás do outro.
-
Isso não é uma banca, isso é um CABARÉ sem dono! ::@:@:@:@
-
o mais engraçado é ver a galera teorizando pra descobrir a diferença entre a A e a E kkkkkkkkkkkkkkkkkk
-
Quando era garoto, lá no ensino médio... e errava uma questão de interpretação de texto, eu tentava argumentar com o mestre, dizendo-lhe que interpretação era algo pessoal, subjetivo e por isso não havia resposta certa. Nunca funcionava. Óbvio! Mas se fose quadro aí sim... aí sim!
-
"Não por acaso, o fator humano é responsável pela maioria dos acidentes.”
Forma direta: e) os acidentes de trânsito são provocados, como se prevê, por falhas humanas.
Forma indireta: Como se prevê, por falhas humanas, são provocados os acidentes de trânsito.
1- Se algo não é por acaso, então, é algo que pode ser previsto.
2- O fator humano é uma das causas dos acidentes, ou seja, as falhas humanas.
3- Há algo responsável pelos acidentes, ou que provoca a maioria dos acidentes.
-
Macete para questões de português da FGV:
Alternativa óbvia --> Não marque --> Anule a mais absurda --> Acerte a questão
Para os críticos de plantão, é brincadeira.
-
o pior não é isso ,tentei interpretar o trecho a mioria dos acidentes... que nem tudo era causado por falha humana ou seja alguns casos teriam outros motivos que não fosse falha humana fui seco na D, me lasquei kkkkk .
-
A letra A tbm estaria correta,mas como eh FGV. Já fui cabreira e marquei a E.
-
Solicitem comentário do professor.
-
A letra E é basicamente uma paráfrase do trecho; sendo, assim, a mais correta dentre as alternativas.
Bons estudos. :)
-
-
letra E
Entre as duas a E me chamou atenção pela expressão ''como se prevê'', pois foi uma indicação do autor, o professor Adilson Lombardo.
-
"onde os motoristas descarregam toda sorte de frustrações. São condutores que não usam as luzes indicadoras de direção (conhecidas como piscas ou setas) nas conversões – e apontam o dedo médio para os pedestres que lhes chamam a atenção por isso –, ou ultrapassam pela direita – inclusive pelo acostamento das rodovias –, ignoram as faixas de pedestres e dirigem veículos com pneus carecas ou amortecedores vencidos."
Porran, com esse tanto de imprudência no trânsito é obvio que só tende a dar merda! logo, é algo que basicamente se consegue "prever".
Perceba que a falha humana citada no texto NÃO se refere a acidentes desprentensiosos ocorridos pelo acaso, é a falta de consciência mesmo!
Questão maravilhosa!!
-
Só eu achei que a banca exagerou na interpretação do termo "Maioria dos acidente"? dizer que os acidentes "São provocados pela, como se prevê, por falhas humanas" é dizer que TODOS os acidentes são têm essa causa.
-
A fgv me faz recordar meus 19 anos! duvida se ficava c um ou c outro kkkk ta f....
O pior rs sempre escolho o errado kkkkkkkkkkkkkkk
-
Questão polêmica, com possibilidade de duas respostas. Contudo, na presente questão, deve-se considerar o termo “NÃO POR ACASO” como sinônimo de “NÃO É COINCIDÊNCIA”.
Se não é coincidência, há um motivo pela maioria dos acidentes, qual seja, a falha humana. Então, antes de acontecer o acidente, é previsível, para nós, sabermos que a maioria dos acidentes são provocados por falhas humanas, em virtude da falta de bom senso e o desrespeito às regras de trânsito pelo ser humano.
-
Sempre desconfie da letra A quando se tratar de FGV. Há altas chances de haver uma "mais certa", "mais completa" abaixo.
-
Qual a diferença da A e da E. Alguém tem que parar essa banca,
-
Marquei a B pq, diferente de FGV, quando faço questão de português penso além do objetivo da questão (aliás, esse é meu grande erro em objetivas).
Acaso (do latim a casu) significa "sem causa".
Já interferência da causalidade é justamente aquilo que decorre de uma causa.
Ou seja, se NÃO é SEM CAUSA, teve uma causa anterior.
-
todas alternativas estão certas
-
Gente! a letra A está errada.
Pres atenção na frase "Não por acaso, o fator humano é responsável pela maioria dos acidentes.”
Na tetra A fala "são causados por falhas humanas"
então quer dizer que todos os acidentes são causados por falhas humanas??? / não né, a naioria é causado mais nao todos